BLOG DO ALEX MEDEIROS

20/04/2017
Fala, Palocci!

O ex-ministro Antonio Palocci parece mesmo não ter a paciência revolucionária do camarada José Dirceu. Cansado de esperar benevolência e solidariedade dos companheiros, o "italiano" (como é identificado no departamento de propina da Odebrecht) vai abrir o bico nas oitivas da Operação Lava Jato.

Está prontinho para delatar o que sabe, já que foi um dos protagonistas do esquema. Preso desde setembro na 35ª fase da Lava Jato, batizada de Omertà, Palocci vai contar sobre as ações de corrupção que envolvem bancos, empresas financeiras e muitos políticos estrelados.

Dizem que PT já enviou um emissário para conversar com o ex-ministro e pedir que evite mais estragos na imagem de Lula. Outra preocupação grande no partido é a provável sintonia que deverá existir entre a fala de Palocci e a esperada delação de Eduardo Cunha.

           



20/04/2017
O baú de Lula

A nova operação da Polícia Federal, chamada Conclave e lançada ontem para investigar esquema fraudulento na compra do Banco Panamericano pela Caixa em 2009, tem tudo para envolver o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Naquele ano, quando executivos do Banco Safra foram presos, a PF também descobriu indícios de um modus operandi semelhante no Panamericano, que à época pertencia ao empresário Silvio Santos. Em tempo recorde, o problema foi sanado via Caixa e Banco Central, e o Panamericano foi vendido bem limpinho.

Sigam o dinheiro!

           



20/04/2017
A pesquisa do futuro distópico

De caráter visivelmente não científico, e muito provavelmente com objetivos de iludir os incautos e alimentar ilusões em chefes partidários, a recente pesquisa do Instituto Vox Populi é só um jogo de suposições falsas.

Sua distância para a realidade de 2018, intrinsicamente ligada aos resultados da Operação Lava Jato, é tão abissal quanto possa ser a retórica dos militantes e torcedores dos nomes que aparecem como supostos candidatos à Presidência da República.

Da lista da Vox Populi, boa parte dos citados estará presa em breve (a Nação espera) e outra parte ficará impedida pela força da Lei da Ficha Limpa. Portanto, todos os corruptos pesquisados ali nem deverá ter condições de registrar candidatura em 18.

           



18/04/2017
Cara de pau

Ontem, na tribuna do Senado, Roberto Requião vomitou um discurso moralista, em favor da ética na política, rasgando o verbo como se fosse ele o fiapo de honra resistindo naquele antro de sujeira.

E ainda elogiando a colega Gleisi Hoffmann.

A imagem similar que consegui rabiscar na mente foi a de um pedófilo fazendo palestra numa creche. 

           



Veja o video:

18/04/2017
Fora Maluf

Quem diria que o Salim
fosse ficar de fora
da lista do Fachin 

           



17/04/2017
Hospitais devem informar gratuidade na reconstrução da mama

Projeto de Lei apresentado na Assembleia Legislativa pelo deputado Hermano Morais (PMDB) propõe que hospitais, clínicas e consultórios que oferecem tratamento de saúde às mulheres, fiquem obrigados a afixar cartaz informando às pacientes em tratamento de câncer sobre o direito gratuito de cirurgia plástica de reconstrução da mama pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

"Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros não e a maioria dos casos tem bom prognóstico, mas em muitos casos, a mastectomia é o tratamento indicado, causando muitas vezes um dano devastador às mulheres", afirma o deputado.

De acordo com o projeto, os cartazes com a informação devem ser afixados em local de fácil visualização, medindo 297 x 420 mm (folha A3), preferencialmente em negrito. No cartaz tem que constar a informação: ‘As pacientes que, em decorrência do tratamento contra o câncer, sofrerem o procedimento de mastectomia, estão amparadas pela Lei Federal 9.797/99 e têm o direito à cirurgia plástica de reconstrução mamária de forma gratuita pelo SUS. Solicite ao seu médico o encaminhamento'.

Os estabelecimentos, sejam eles públicos ou privados, deverão, imediatamente após a alta da paciente, entregar seu encaminhamento. A matéria define que a multa por descumprimento será de R$ 1 mil a R$ 10 mil, dependendo do porte do empreendimento e das circunstâncias da infração, tendo seu valor atualizado pelo IPCA ou outro índice que venha substitui-lo. Em se tratando de estabelecimento público, haverá penalidade de advertência, na primeira autuação, e de inquérito administrativo, na segunda autuação.

           



12/04/2017
Dison destaca investimentos do governo no turismo

O deputado Dison Lisboa (PSD) destacou nesta quarta-feira (12), em pronunciamento na Assembleia Legislativa, a participação do Rio Grande do Norte na 5ª edição da feira de turismo WTM Latin America, que aconteceu dos dias 4 a 6 de abril, em São Paulo. O parlamentar enalteceu o trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado em favor do setor turístico.

"É justo falar da importância que a Secretaria Estadual de Turismo e a Empresa de Promoção Turística têm destinado ao turismo, trabalhando de maneira profissional a divulgação das nossas potencialidades, dos destinos, incentivando os mais de cinquenta segmentos inseridos na cadeia produtiva do turismo", falou Dison.

O deputado explica que o trabalho dos órgãos é baseado num calendário de participação em eventos regionais, nacionais e internacionais com objetivos claros e bem definidos: "a captação de novos investimentos e turistas", destaca ele.

Ressaltando a sua participação no evento turístico, que é considerado um dos mais importantes do mundo e o principal da América Latina, Dison disse que o Rio Grande do Norte foi o "grande protagonista da feira turística e apresentou de forma exitosa suas belezas, cultura, gastronomia e arte", afirmou. Segundo ele, o estande do RN deu suporte a mais de 30 representantes do trade potiguar "que reforçaram a promoção dos destinos dos cinco polos turísticos do Estado", acrescentou o deputado.

Durante o pronunciamento, Dison Lisboa destacou alguns investimentos do Executivo Estadual para a promoção do setor, à exemplo do projeto de sinalização turística dos polos, e reforçou a importância da atividade para o Estado. "O turismo é a mola mestra da nossa economia. Por isso precisamos investir continuamente em infraestrutura, profissionalizar a gestão das políticas públicas, aperfeiçoar a mão-de-obra e ampliar a promoção dos nossos destinos", declarou.

Em aparte, o deputado George Soares (PR) lamentou o fato da cidade do Assu estar ausente da lista dos municípios que compõem o polo Costa Branca. O parlamentar fez um apelo ao Governo do Estado pela inclusão da cidade no polo turístico. "Essa situação impede que Assu receba recursos federais, ameaçando inclusive a realização do tradicional São João do município. Faço esse apelo para que a cidade retorne urgentemente para o Polo Costa Branca, desfazendo assim o equívoco que foi a sua saída da lista", ponderou George.

Como líder do Governo na Casa, o deputado Dison Lisboa disse a George que a preocupação dele já é de conhecimento da Setur e que, de acordo com o secretário de turismo, o órgão estadual está empenhado em reverter a situação para, brevemente, incluir novamente a cidade do Assu nas lista de municípios do polo Costa Branca.

           



11/04/2017
Hai kai

Vá lá que seja
leve meu coração
mas deixe a cerveja

           



10/04/2017
AL homenageia jornalistas

A Assembleia Legislativa promoveu na manhã desta segunda-feira (10) uma sessão solene alusiva ao Dia do Jornalista, comemorado anualmente em 7 de abril. A sessão, proposta pelo presidente do Legislativo Estadual, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), homenageou 25 profissionais da imprensa e foi prestigiada por parlamentares, gestores, familiares, amigos e colegas dos homenageados, que lotaram as galerias e o plenário da Casa.

"Acreditamos que este seja o melhor momento para refletir sobre o relevante trabalho desse grupo representativo da sociedade brasileira. O jornalista tem o dever de transmitir à população os principais fatos e acontecimentos, mesmo que para isso tenha que desempenhar um grande esforço. O exercício diário da profissão e a corrida contra o tempo, muitas vezes se confundem com os costumes, tornando quase impossível diferenciar a vida pessoal do jornalista da função que ele exerce diariamente", declara Ezequiel Ferreira.

Ainda em pronunciamento, o presidente Ezequiel destacou o papel dos profissionais da imprensa na cobertura das atividades parlamentares. "A homenagem aos jornalistas é o reconhecimento à dedicação dos profissionais que todos os dias cobrem o trabalho nesta Casa, mostrando à sociedade a atuação dos deputados estaduais e as ações do Poder Legislativo. Vocês comunicam com base em fortes valores de qualidade humana, ética e profissional. Esta certificação é feita diante de uma sociedade que confia e aposta em vocês", complementou.

Falando em nome dos homenageados, a jornalista Neila Medeiros agradeceu a homenagem conferida pela Casa. "Estou muito feliz em estar aqui de volta a Natal, respirando minhas origens e relembrando o início da minha trajetória profissional. Ainda mais numa ocasião como essa, em que o trabalho árduo e nada fácil de um jornalista é reconhecido e vira homenagem", disse ela.

Na oportunidade, Neila relembrou o início da trajetória profissional. "À medida que o tempo foi passando eu fui crescendo com o meu trabalho, errando e acertando. O que me destacou e surgiu como diferencial na minha atuação não foi o meu conhecimento, ou minhas graduações. Esse jornalismo mais moderno me deu liberdade de ser eu. No ar eu sempre pude me expressar, chorar, sorrir e chamar atenção para o que precisa ser melhorado", afirmou.

Também homenageado pela Assembleia, o senador Garibaldi Alves (PMDB), jornalista por profissão, usou a tribuna para dizer que, mesmo sem exercer a profissão, sente saudades do jornalismo. "Vim para receber um título, mas também para homenagear os jornalistas que seguiram em frente e que ainda hoje amam a sua profissão", falou ele destacando passagens do início da sua carreira na área.

Representando o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RN (Sindjorn), o presidente da entidade, Breno Perruci, ressaltou a luta dos profissionais por melhores condições de trabalho. "Aproveito para reforçar os desafios da categoria frente aos empregadores. É preciso que essa luta seja menos desigual e que se faça justiça aos profissionais de imprensa, que merecem um pouco mais de dignidade, clamou ele.

Os 25 homenageados foram indicados pelos deputados da 61ª Legislatura que, durante a solenidade, entregaram placas comemorativas aos jornalistas. São eles: Adalgisa Emídia (Dep. Cristiane Dantas), Adriana Morais (Dep. Larissa Rosado), Amanda Fernandes (Dep. Ezequiel Ferreira), Anaílson Miquéias (Dep. Raimundo Fernandes), César Filho (Dep. Vivaldo Costa), Claudino Leite (Dep. Albert Dickson), Denise Santos (Dep. Ezequiel Ferreira), Ênio Sinedino (Dep. Nelter Queiroz), Eugênio Barcelos (Dep. Getúlio Rêgo), Flávio Marinho (Dep. Tomba Farias), Garibaldi Filho (Dep. Gustavo Fernandes), Gerson de Castro (Dep. Márcia Maia), Heitor Gregório (Dep. Gustavo Carvalho), Janaína Amaral (Dep. George Soares), João Bezerra Júnior (Dep. Hermano Morais), Juliana Celli (Dep. Dison Lisboa), Neila Medeiros (Dep. Ezequiel Ferreira), Paulo Araújo (Dep. Jacó Jácome), Pinto Júnior (Dep. Carlos Augusto Maia), Raildon Lucena (Dep. Kelps Lima), Renata Bezerra (Dep. Ezequiel Ferreira), Renata Passos (Dep. José Dias), Roberto Costa Lima (Dep. José Adécio), Rô Medeiros (Dep. Souza Neto) e Valdir Julião (Dep. Ricardo Motta).

           



08/04/2017
Hai kai

Alice negra no bar
enquanto Alice branca
desaparece no mar

           



07/04/2017
Sessão solene para mulheres cristãs

O Dia Estadual da Mulher Cristã foi comemorado nesta sexta-feira (7) na Assembleia Legislativa do RN. A homenagem feita para 14 representantes de igrejas de todo o Estado foi proposta pelo deputado Albert Dickson (PROS). O Dia Estadual da Mulher Cristã é celebrado no dia 3 de abril e marca a fundação do Movimento Mulher Cristã.

"A mulher é geradora, protetora de vida. Por isso e muito mais, me sinto privilegiado pela oportunidade reunir em um só local mulheres tão representativas da fé cristã. Mulheres de Natal e do interior do estado. Mulheres que fazem a diferença na vida ministerial e secular", destacou Albert Dickson.

A homenageada Maria Samira Silva Santos falou em nome das 14 mulheres agraciadas com a placa concedida pelo Poder Legislativo. "Não quero justificar essa homenagem, quero legitimá-la. Muitas vezes a mulher é ignorada na sua dignidade e impedida de exercer suas mais diversas habilidades. Através dessa homenagem destaco a coragem de olhar mulheres que não foram reconhecidas, mas deixaram marcas nas suas gerações", disse.

A solenidade foi marcada pelas intervenções realizadas pelas homenageadas que declaram poemas e cantaram hinos em homenagem às mulheres cristãs.

HOMENAGEADAS
- Eliete Oliveira de Melo
- Fátima Maria Araújo da Silva
- Girlanir Costa Gomes Peixoto
- Iracilda de Macêdo Sousa
- Iris de Castro Lima
- Maria Dalva Alves de Sousa
- Maria das Graças Severiano dos Santos
- Maria Núbia da Costa Miranda
- Maria Samira Silva Santos
- Tânia Maria da Mata
- Terezinha de Oliveira Lima
- Valdelúcia Oliveira Peixoto Epifania
- Zenaide Paula de Aquino
- Carla Dickson

           



06/04/2017
Em busca de legado

Rodas de políticos, principalmente entreouvidos nos gabinetes da Assembleia, não se fala noutra coisa. 

O procurador-geral de Justila, Rinaldo Reis, quer marcar sua despedida do cargo com uma ação a la Sergio Moro: atingir em cheio a classe política, de preferência com respingos no governador Robinson Faria e no presidente da AL Ezequiel Ferreira.

A operação Dama de Espadas será o cavalo de Troia para o procurador surpreender quase uma dezena de deputados e ainda provocar dores de cabeça na Governadoria.

O problema é que ele deixou vazar seu intento.

           



05/04/2017
Galeno quer Governo Federal na luta contra violência no RN

Citando os recentes assaltos e arrombamentos de agências bancárias ocorridos no interior do RN, o deputado Galeno Torquato (PSD) disse que a população está apavorada e o problema tem que ser combatido com o apoio do Governo Federal. O pronunciamento do deputado durante a sessão plenária desta quarta-feira (4) foi endossado por vários colegas parlamentares.

"O que vemos nos últimos dias é a bandidagem tomando conta das cidades do interior, com assalto a agências federais. Os bandidos estão causando terror à população, que está com medo de sair de casa", afirmou Galeno. O deputado chamou a atenção para a falta de estrutura da polícia, com efetivo e estrutura insuficientes.

Galeno afirmou que as quadrilhas estão fortemente armadas, usando munições de alto calibre sem que a polícia tenha condições de combater o crime. "Além do assalto, põem em risco a vida dos moradores. Temos que tomar providências e o Governo do Estado tem que se aliar ao Governo Federal", defendeu.

Os deputados José Dias (PSD), Carlos Augusto Maia (PSD), George Soares (PR), Tomba Farias (PSB) e Hermano Morais (PMDB) externaram a mesma preocupação com o problema e contribuíram com o pronunciamento.

"Os bandidos tem tecnologia mais aprimorada, recursos mais volumosos e os bandidos dominam a vida das cidades, principalmente no interior. Esse fenômeno tem um componente que é ainda mais grave, a insatisfação dos agentes responsáveis pela manutenção da ordem", disse José Dias. Carlos Augusto Maia defendeu o reforço policial, uma vez que as quadrilhas estão cada vez mais especializadas.

O deputado George Soares disse que os bancos estão fechando agências e restringindo a circulação do dinheiro e diante das dificuldades econômicas, o Rio Grande do Norte e os vizinhos Paraíba e Ceará não tem condições de combater o crime organizado. Já Tomba Farias conta que os municípios estão tendo que conviver com o "toque de recolher", com as pessoas assustadas. O deputado Hermano Morais afirmou que diante de tantas ocorrências, chegou a ser procurado por representantes dos bancários e irá promover audiência pública para tratar da temática.

           



04/04/2017
Larissa quer restaurantes populares abertos aos sábados

A deputada estadual Larissa Rosado (PSB) solicitou ao Governo do Estado, através de requerimento, que os restaurantes populares do RN sejam abertos aos sábados. O Restaurante Popular é uma política de segurança alimentar e nutricional de extrema importância para a população de menor poder aquisitivo, garantindo às pessoas uma refeição diária saudável e com alto valor nutritivo ao custo simbólico de R$ 1.

"É de extrema importância e relevância social a extensão desses serviços para os sábados em todas as unidades, subsidiando de modo mais efetivo as ações de combate a fome", sugere Larissa.

Além disso, segundo a parlamentar, os beneficiários dos restaurantes populares são formados, em sua maioria, por trabalhadores formais e informais de baixa renda, desempregados, estudantes, aposentados, moradores de rua e famílias em situação de risco de insegurança alimentar e nutricional, cuja principal refeição do dia é realizada nestes estabelecimentos.

Corpo de Bombeiros

Em outro pleito, Larissa também requereu a aquisição de Carro de Bombeiros modelo Auto Hidro-Químico ou similar, para servir à Unidade de Bombeiros de Mossoró, responsável pelo atendimento de 26 municípios, além da recuperação dos veículos que estão com problemas.

De acordo com a deputada, o Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte, em sua Unidade Mossoró (2º SGB/2ºGB), conta com apenas um veículo em pleno funcionamento e um outro precisando de conserto urgente.

"Ainda que estejam os dois em funcionamento, não há uma cobertura total às 26 cidades que dependem dos serviços dessa Unidade, visto que os dois veículos apenas utilizam água para conter incêndios e, na verdade, a água serve para debelar alguns tipos de incêndios, mas é prejudicial na contenção de outros tantos", explica.

           



03/04/2017
Hai kai

Eu e tu
cantando na chuva
Love me do

           



03/04/2017
Afiando o punhal

O Nelson Rubens do parquet anda inquieto tramando a realização de um desejo constante de enjaular alguém. Dos poucos amigos que suportam sua chatice, um revelou numa roda que ele jura que vai pegar o ex-ministro Henrique Alves (PMDB).

É provável e possível, sim senhor.

           



01/04/2017
AL e Governo juntos no Seridó

A integração entre os poderes Legislativo e Executivo em prol de benefícios para a população garantiu bons resultados como a entrega de ações na área econômica e social em Currais Novos, na última quinta-feia (31). Ao lado de deputados estaduais, prefeitos, vereadores e lideranças, os chefes do Legislativo e Executivo entregam ações como os cheques do microcrédito, acompanhamento de saúde, carros frigoríficos e outras ações.

"As nossas ações aqui em Currais Novos não são discurso. As pessoas estão vendo os carros frigoríficos, estão recebendo os benefícios do microcrédito do empreendedor, estão participando do Vila Cidadã e sabem que o Governo, mesmo com toda a crise e dificuldade financeira, quer fazer mais pela população. É um momento de lembrar o nosso trabalho no Legislativo, pedindo e encaminhando pleitos que hoje estão sendo atendidos", destaca o presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB).

Os deputados estaduais Galeno Torquato (PSD), Fernando Mineiro (PT) e Nelter Queiroz (PMDB) participaram da agenda institucional e da entrega de dezenas de veículos e mais de 50 cheques do programa Microcrédito Empreendedor.

Em um tom de parceria, o governador Robinson Faria (PSD) destacou a importância da Assembleia no encaminhamento de pleitos ao Governo.

"Temos uma agenda extensa e trabalhamos sem cessar. Não conseguríamos avançar sem a parceria da Assembleia Legislativa, que colabora com as proposições e encaminhamentos dos projetos de forma republicana e sempre buscando atender aos interesses da população de todo o Rio Grande do Norte", disse Robinson.

O ginásio Agenor Maia estava lotado por pequenos empreendedores como Maria Cristina, manicure, que recebeu um microcrédito empreendedor que será usado para alugar um salão e melhorar a realidade financeira da sua família.

A agenda no Seridó continua nesta sexta-feira (31) em Caicó com ações de cidadania onde também serão entregues benefícios à população.

           



31/03/2017
Governo e Assembleia em ações no Seridó

A integração entre os poderes Legislativo e Executivo em prol de benefícios para a população garantiu bons resultados como a entrega de ações na área econômica e social em Currais Novos, na última quinta-feia (31). Ao lado de deputados estaduais, prefeitos, vereadores e lideranças, os chefes do Legislativo e Executivo entregam ações como os cheques do microcrédito, acompanhamento de saúde, carros frigoríficos e outras ações.

"As nossas ações aqui em Currais Novos não são discurso. As pessoas estão vendo os carros frigoríficos, estão recebendo os benefícios do microcrédito do empreendedor, estão participando do Vila Cidadã e sabem que o Governo, mesmo com toda a crise e dificuldade financeira, quer fazer mais pela população. É um momento de lembrar o nosso trabalho no Legislativo, pedindo e encaminhando pleitos que hoje estão sendo atendidos", destaca o presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB).

Os deputados estaduais Galeno Torquato (PSD), Fernando Mineiro (PT) e Nelter Queiroz (PMDB) participaram da agenda institucional e da entrega de dezenas de veículos e mais de 50 cheques do programa Microcrédito Empreendedor.

Em um tom de parceria, o governador Robinson Faria (PSD) destacou a importância da Assembleia no encaminhamento de pleitos ao Governo.

"Temos uma agenda extensa e trabalhamos sem cessar. Não conseguríamos avançar sem a parceria da Assembleia Legislativa, que colabora com as proposições e encaminhamentos dos projetos de forma republicana e sempre buscando atender aos interesses da população de todo o Rio Grande do Norte", disse Robinson.

O ginásio Agenor Maia estava lotado por pequenos empreendedores como Maria Cristina, manicure, que recebeu um microcrédito empreendedor que será usado para alugar um salão e melhorar a realidade financeira da sua família.

A agenda no Seridó continua nesta sexta-feira (31) em Caicó com ações de cidadania onde também serão entregues benefícios à população.

           



29/03/2017
Violência em Areia Branca será tema na AL

Por proposição de deputado Souza (PHS), a Assembleia Legislativa promove nesta sexta-feira (31), às 19h, uma audiência pública na Câmara Municipal de Areia Branca para discutir e propor ações na área da Segurança Pública do município. A iniciativa do parlamentar é motivada pelos recentes assaltos registrados e aumento do índice de criminalidade na cidade.

"Os furtos e assaltos têm sido uma constante no cotidiano areia-branquense. A população vive um clima de insegurança jamais visto, e é preciso que se discuta alternativas e soluções que visem amenizar a situação vivenciada", justifica Souza.

De acordo com o deputado, o fato do município possuir apenas uma via terrestre de acesso facilita o planejamento de ações de segurança. Ele ressalta que, por meio de seu mandato, destinou emendas parlamentares para que seja feito um trabalho de vídeo-monitoramento das áreas consideradas estrategicamente mais críticas e vulneráveis do município.

O debate vai reunir representantes dos Poderes Legislativo e Executivo de Areia Branca, igrejas, comerciantes e sociedade civil.

           



27/03/2017
Deputada reclama sinalização na RN 160

Visando prevenir a ocorrência de acidentes de trânsito, a deputada Cristiane Dantas (PCdoB) solicitou a revitalização da sinalização horizontal e vertical da RN 160, no trecho que liga o gancho de Igapó, na Zona Norte de Natal, até o município de Macaíba. De acordo com a parlamentar, a sinalização no local está praticamente inexistente devido ao desgaste e a falta de revitalização ao longo dos anos.

"É preciso revitalizar a sinalização porque o tráfego nesse trecho entre os municípios de Natal, São Gonçalo e Macaíba aumentou muito após a abertura do aeroporto e sem as devidas placas de orientação, bem como a pintura ao longo da via, o trânsito tem ficado cada vez mais perigoso", justifica Cristiane.

Para a deputada a sinalização irá orientar os condutores sobre o comportamento adequado às leis de trânsito e trará mais segurança para quem trafega na região. O pleito da parlamentar foi encaminhado ao Departamento Estadual de Estradas e Rodagem (DER-RN).

Abastecimento

Em outro requerimento ao Executivo Estadual, Cristiane Dantas também solicita a melhoria do abastecimento de água em Canguaretama. No documento, encaminhado à Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), a parlamentar requer a construção de caixa d'água e a perfuração e instalação de dois poços no conjunto Joana D'arc, localizado no município.

A deputada argumenta que cerca de mil moradores estão sendo prejudicados com a falta d'água em suas casas e a instalação dos equipamentos solicitados irá resolver o problema de abastecimento enfrentado pela comunidade.

           



27/03/2017
Procon da AL atuando via Whatsapp

Em apenas um dia e meio de funcionamento, o novo serviço oferecido pelo Procon da Assembleia, o atendimento pelo aplicativo Whatsapp, através do número 98849-1187, alcançou cerca de 90 consultas dos consumidores. A marca aponta para o sucesso da iniciativa do órgão de defesa do Parlamento Estadual, que amplia seu canal de serviços.

"Dentro do nosso planejamento estratégico está a meta de aproximar a Assembleia Legislativa da sociedade e nada melhor que usar os recursos das novas tecnologias para isso. A equipe do Procon Legislativo está colocando em prática esse direcionamento, auxiliando a comunidade de uma forma simples mas muito eficaz", afirma o presidente da Casa, Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB).

De acordo com o coordenador do Procon da Assembleia, Dary Dantas, as consultas foram em sua maioria sobre questões relativas a problemas com instituições bancárias, concessionárias de veículos e telefonia móvel, as campeãs nos pedidos de orientação do consumidor.

Nesse universo de pessoas atendidas nos primeiros dias de funcionamento, a maioria das pessoas que contataram o serviço teve sua dúvida esclarecida, sem necessidade de se deslocar ao órgão. De acordo com o coordenador, somente 3 consumidores precisam ir pessoalmente ao Procon da Assembleia, que fica localizado na Rua Trairi, no bairro de Petrópolis.

O atendimento via Whatsapp é uma novidade que mais uma vez projeta a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte como pioneira no atendimento à comunidade.

           



24/03/2017
Hai-kai

Faz assim e não duvide
se alguém te faz feliz
vai lá e revide.


*Para o livro "Amar é só uma Frase".

           



23/03/2017
Nelter quer federalizar trecho da RN 118

A rodovia RN-118, no trecho entre Caicó e Jucurutu, precisa ter uma recuperação de sua base e ser federalizada. Essa é a opinião do deputado Nelter Queiroz (PMDB) que em recente audiência com o Governador Robinson Faria (PSD) defendeu essas melhorias, para que o Estado não fique gastando recursos com operações tapa-buracos, duas ou três vezes por ano.

"Conversei com o Governador Robinson antes de ele viajar a Brasília, na segunda-feira. Disse que a última base da estrada foi feita em 2004, no primeiro Governo de Wilma de Faria e que não adianta ficar fazendo tapa buraco. O governador disse que determinou ao secretário Vágner Araújo, coordenador do Programa RN Sustentável para dar andamento ao projeto de recuperação da rodovia e um projeto no valor de R$ 16 milhões está em conclusão de análise no Banco Mundial", afirmou o deputado.

Nelter lembrou que o trecho da RN-118 tem 50 quilômetros e serve de interligação de cinco Rodovias Federais por onde trafegam carretas muito pesadas que transportam ferro, madeira, minérios, sal, cimento e produtos agrícolas.

"O Departamento de Estradas de Rodagem considera uma estrada rica pelo que trafega por ela. Essas carretas vem do Piauí, do Ceará, passando por Jucurutu e Caicó, com destino à Paraíba, Pernambuco e Alagoas. Por isso precisa ser federalizada", reforça Nelter.

O deputado adiantou que entrou em contato com o deputado federal Fábio Faria (PSD) para ele apoiar em Brasília o projeto de federalização do trecho da rodovia, quando o DER encaminhar o estudo.

           



21/03/2017
RN não pode ficar fora da transposição, diz Ezequiel

A reunião que a Assembleia Legislativa promove amanhã (22), às 15h a fim de discutir a retomadas das obras do São Francisco no Eixo Norte, já conta com confirmação dos representantes de várias federações da agricultura, comércio, setor produtivo e da igreja, no RN. O assunto constantemente tem sido pauta na Assembleia, que em 2015 realizou o debate RN pela Transposição. Presidente da Assembleia, o deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB) afirmou que a luta pela transposição é uma luta da Casa legislativa.

"Estamos nesta luta para que as obras do Eixo Norte sejam licitadas para beneficiar o Rio Grande do Norte, pois são apenas pouco mais de 6 Km de obras que precisam ser licitadas. É preciso urgência porque tivemos uma seca prolongada", afirmou o presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), que visitou as obras com uma comitiva parlamentar em 2015.

As águas do São Francisco devem chegar ao RN através da construção de um canal de 6,5 quilômetros de extensão, entre o reservatório Caiçaras até o engenheiro Ávidos, ambos na Paraíba e o pleito é que esta obra seja adiantada.

A água entrará em território potiguar através pelo rio Piranhas-Açu e seguirá o curso natural do afluente por dois pontos. Pelo ramal Apodi, que levará água para municípios do Alto Oeste, que inclui um projeto de construção de um canal de 113 quilômetros. O outro caminho é pelo outro ramal, o do rio Piranhas, na Paraíba, até a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, no Seridó.

O impasse é que as obras do Eixo Norte estão atrasadas. Ele se constitui num percurso de cerca de 400 km, com ponto de captação de águas em solo pernambucano, próximo a Cabrobó. As águas serão transpostas aos rios Salgado e Jaguaribe, até os reservatórios de Atalho e Castanhão no Ceará; ao Rio Apodi e Rio Piranhas-Açu, em solos paraibano e potiguar. Após isso, chega aos reservatórios de Engenheiro Ávidos e São Gonçalo, ambos na Paraíba, e à Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, Santa Cruz e Pau dos Ferros.

"Queremos com esta reunião, criar uma agenda positiva, que inclui visitas in loco e conversas com representantes da Câmara, Senado e Governo Federal", afirmou o deputado Fernando Mineiro (PT). Os participantes de todas as entidades irão propor ações de luta pelas obras das águas do Rio Grande do Norte.

           



21/03/2017
Hai-kai

Esqueça os carneiros
conte meteoros
são mais ligeiros.

           



17/03/2017
Definidos membros das comissões permanentes na AL

A Assembleia Legislativa do RN definiu a composição das oito Comissões Permanentes da Casa para a 3ª Sessão Legislativa da 61ª Legislatura. A nova formação foi publicada na edição desta sexta-feira (17) do Boletim Legislativo Eletrônico. Os cargos de presidente e vice dos grupos serão escolhidos pelos seus membros no dia 21 de março, terça-feira, às 9h.

"Cabem as comissões permanentes apreciar e deliberar sobre as matérias que tramitam na Casa, antes de ir ao plenário. Por isso, a importância da formação plural dos grupos com participação de todos os partidos, possibilitando agilidade ao processo legislativo", disse o presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB).

Cada um dos 24 deputados é membro titular de uma comissão, com exceção do deputado Ezequiel Ferreira, cujo posto de Presidente da Casa o impede de compor os quadros.

1. Comissão de Constituição, Justiça e Redação
Titulares: Márcia Maia (PSDB), Larissa Rosado (PSB), Nélter Queiroz (PMDB), José Adécio (DEM), Kelps Lima (SDD), Albert Dickson (PROS), Carlos Augusto (PSD).
Suplentes: Souza Neto (PHS), Cristine Dantas (PCdoB), Gustavo Fernandes (PMDB), Galeno Torquato (PSD), Getúlio Rêgo (DEM), Vivaldo Costa (PROS), Dison Lisboa (PSD).

2. Comissão de Finanças e Fiscalização
Titulares: José Dias (PSDB), Tomba Farias (PSB), Getúlio Rego (DEM), Dison Lisboa (PSD), George Soares (PR).
Suplentes: Galeno Torquato (PSD), Márcia Maia (PSDB), Gustavo Carvalho (PSDB), Cristiane Dantas (PCdoB), Souza Neto (PHS).

3. Comissão de Administração, Serviços Públicos e Trabalho
Titulares: Cristiane Dantas (PCdoB), Jacó Jácome (PSD), Tomba Farias (PSB).
Suplentes: Dison Lisboa (PSD), Hermano Morais (PMDB), Raimundo Fernandes (PSDB).

4. Comissão de Minas e Energia
Titulares: Gustavo Fernandes (PMDB), Souza Neto (PHS), Nélter Queiroz (PMDB).
Suplentes: Tomba Farias (PSB), José Adécio (DEM), Getúlio Rêgo (DEM).

5. Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico E Social
Titulares: Fernando Mineiro (PT), Hermano Morais (PMDB), Cristiane Dantas (PCdoB).
Suplentes: Carlos Augusto (PSD), Jacó Jácome (PSD), Larissa Rosado (PSB).

6. Comissão de Saúde
Titulares: Galeno Torquato (PSD), Vivaldo Costa (PROS), Hermano Morais (PMDB).
Suplentes: Larissa Rosado (PSB), Albert Dickson (PROS), Getúlio Rego (DEM).

7. Comissão de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Interior
Titulares: Carlos Augusto (PSD), Souza Neto (PHS), Jacó Jácome (PSD).
Suplentes: Raimundo Fernandes (PSDB), George Soares (PR), Márcia Maia (PSDB)

8. Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania
Titulares: Jacó Jácome (PSD), Fernando Mineiro (PT), Carlos Augusto (PSD).
Suplentes: Souza Neto (PHS), Márcia Maia (PSDB), Ricardo Motta (PSB).

           



14/03/2017
AL retoma debate sobre transposição

O debate sobre a retomada das obras de transposição do Rio São Francisco foi tema de pronunciamento e apartes no plenário da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (14). O primeiro pronunciamento foi do deputado Fernando Mineiro (PT) que destacou a luta pela chegada das águas do Rio São Francisco ao Rio Grande do Norte. Para o deputado, o RN corre o risco de ficar de fora do benefício e para que isso não aconteça, a sociedade precisa se mobilizar em torno da retomada das obras do Eixo Norte.

"Semana passada, a Paraíba começou a receber as águas do Rio São Francisco que chegaram a Monteiro e a transposição só vai se tornar realidade no Rio Grande do Norte com a retomada das obras do Eixo Norte, que estão paralisadas porque a construtora desistiu das obras e o processo licitatório está parado", disse o parlamentar.

Mineiro lembrou que o Eixo Norte é o responsável pela chegada das águas em uma parte da Paraíba, Seridó e Pau dos Ferros e destacou que a sociedade potiguar precisa se mobilizar, juntamente com a Paraíba e Ceará para retomada das obras.

O deputado petista sugeriu fazer uma reunião na próxima semana entre os deputados estaduais, articulado com a Frente Parlamentar da Água, coordenado no Poder Legislativo do RN pelo deputado estadual Galeno Torquato (PSD) com a presença das classes representantes, Centrais Sindicais, igrejas e do coordenador da Frente Parlamentar da Água da Paraíba, o deputado estadual Jeová Campos (PSB), para que se volte a fazer uma ação articulada em torno do assunto. "Se não houver uma mobilização, o sertão paraibano e o Rio Grande do Norte podem ficar de fora do processo de transposição do Rio São Francisco", destaca.

Em aparte, o deputado Galeno Torquato (PSD), responsável pelas ações da Frente Parlamentar da Água no RN, reforçou a necessidade dessa mobilização em prol da transposição no Rio Grande do Norte. "Temos que nos mobilizarmos. A Assembleia, o Comitê de Gestão Integrada do Governo e sociedade civil precisam se unir, porque se não levantarmos essa bandeira, nosso Estado pode ficar a mercê da transposição", disse Galeno Torquato.

A Frente Parlamentar da Água foi criada em 2015 e a comitiva visitou as obras de transposição do Rio São Francisco nos municípios paraibanos, participou de reuniões na Assembleia da Paraíba e articulou ações em parceria com os estados beneficiados pela obra no Nordeste.

O deputado Vivaldo Costa (PROS) falou que o Rio Grande do Norte deveria ser prioridade no processo de transposição, uma vez que essa foi uma luta do ministro Aluízio Alves. "Todo projeto começou através dele, que deveria ser o pai da transposição no Nordeste e no Rio Grande do Norte".

Nélter Queiroz (PMDB) também aparteou o deputado Mineiro e disse que a obra não tem pai. "O dono da obra é o dinheiro dos impostos da sociedade brasileira".

A reunião está sendo articulada com os representantes do Estado, Poder Legislativo, Executivo, igrejas e sociedade civil organizada e deve contar com a participação dos deputados e representantes paraibanos.

           



09/03/2017
Argentina e Brasil na ponta do ranking

Sem jogar em fevereiro, o Brasil reapareceu na segunda colocação no ranking da Fifa divulgado nesta quinta-feira, atrás apenas da líder Argentina.

O top-5 segue inalterado, com a Alemanha na terceira posição, o Chile na quarta e a Bélgica na quinta. O restante do top-10 também é o mesmo, com França, Colômbia, Portugal, Uruguai e Espanha.

A próxima lista, entretanto, deve ter mudanças. Com rodada das eliminatórias neste mês, o Brasil encara Uruguai e Paraguai, enquanto a Argentina pega Chile e Bolívia.

           



09/03/2017
Terceiro ano da conexão Enem na TV AL

Os estudantes que estão em preparação para o o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terão, pelo terceiro ano consecutivo, uma importante ferramenta para o aprofundamento do conteúdo. A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, através da TV Assembleia, leva ao ar o Conexão Enem, a partir desta quinta-feira (9), às 19h30, buscando cada vez mais a proximidade com os estudantes do estado.

Sucesso em 2015 e 2016, o Conexão Enem está aperfeiçoado para este ano. De acordo com o diretor da TV Assembleia, Bruno Giovanni, o programa, que terá novo cenário, passará a ter flashs durante a programação da emissora, com dicas voltadas às provas. Além disso, estão mantidas as edições semanais ao vivo e os aulões com quatro horas de duração sempre nos últimos domingos de cada mês que, neste ano, também ocorrerão pelo interior do Rio Grande do Norte.

"O Conexão Enem é um dos principais produtos da TV Assembleia. A grande audiência que tivemos nos anos anteriores foram justificadas pela qualidade do programa, que atrai a atenção e ajuda milhares de pessoas que querem fazer um bom Enem. O presidente Ezequiel Ferreira (PSDB) deu todas as condições para o desenvolvimento do trabalho e os frutos estão sendo colhidos pela população", disse Bruno Giovanni.

O professor João Maria de Lima, que acertou em dois anos consecutivos o tema da redação do Enem, continua à frente do programa. O professor contará com a colaboração de vários profissionais da educação e especialistas em diversos assuntos que, mais uma vez, contribuirão na formação dos estudantes. Para ele, o objetivo é contribuir cada vez mais com a formação dos estudantes, principalmente nas áreas que recebem menos atenção na educação pública.

"Esperamos que o programa tenha a mesma sequência, a mesma pegada do ano passado, em que conseguimos mais uma vez trabalhar o tema e redação, mas que possamos contribuir, ainda mais, com os jovens de escolas públicas. Que seja um complemento e um programa da família", disse o professor.

Para a primeira edição de 2017, os convidados são a secretária de Educação do Rio Grande do Norte, Cláudia Santa Rosa, o professor de História Sérgio Trindade e o professor de Sociologia Ribamar Júnior.

O Conexão Enem irá ao ao, ao vivo, sempre às 19h30, com reprise às sextas, sábados e domingos durante a programação. Os aulões ainda não estão com datas definidas, mas continuarão ocorrendo mensalmente.

           



09/03/2017
Técnico do PSG não culpa arbitragem

A derrota para o Barcelona nesta quarta-feira foi dura para o Paris Saint-Germain, mais ainda pelo gol que Cavani marcou no Camp Nou quando os donos da casa estavam próximos de conseguir o placar para levar a decisão aos pênaltis.

Segundo o italiano Marco Verratti, os próprios jogadores do Barcelona disseram a ele que o jogo estava decidido após o PSG diminuir o placar para 3 a 1, forçando o adversário a buscar mais três gols para se classificar.

O chute certeiro de Cavani foi um balde de água fria para todos que estavam torcendo pelo Barça no Camp Nou. Os jogadores do time blaugrana não conseguiram esconder a frustração de estarem tão próximos de uma remontada, mas acabarem cedendo o gol que os forçava a ir atrás de algo ainda mais difícil do que a missão inicial.

"Com o gol do Cavani nós ganhamos um pouco de paz. Depois do gol falei com alguns jogadores do Barça, eles me disseram que o jogo estava decidido. Tomar três gols em sete minutos é inexplicável, é futebol. Esse foi um jogo que nunca vou esquecer, espero que sirva de lição a todos", disse Verratti ao jornal francês L'Equipe.

Decepcionados com a virada improvável, o time do Paris Saint-Germain ainda assim preferiu não responsabilizar o árbitro pela derrota após ele ter marcado dois pênaltis duvidosos a favor do Barcelona. Segundo o meia italiano, que é um dos principais alvos do clube catalão para a próxima janela de transferências, o PSG foi derrotado por conta da má atuação de seus jogadores.

"Nós devemos encontrar forças para levantar a cabeça. Você tem que ser homem. Estamos todos tristes. Perdemos por 6 a 1, não é por causa do árbitro. Somos os principais responsáveis", finalizou Verratti.

           



09/03/2017
Chupa, Marcela!

De acordo com uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira pela "CNN", 52% dos americanos têm uma imagem positiva da primeira-dama, Melania Trump, uma porcentagem superior do que a de seu marido, o presidente Donald Trump.

A imagem da primeira-dama, cujas aparições públicas podem ser contadas desde que Trump chegou à Casa Branca em 20 de janeiro, é rejeitada por 32% dos americanos enquanto 3% nunca tinham ouvido falar dela, de acordo com essa pesquisa da firma ORC International.

Estes números contrastam com os de seu marido, o presidente mais impopular do último meio século com uma imagem desfavorável de 53% e uma aprovação de apenas 44%, segundo a pesquisa mais recente da ORC International (de 3 de fevereiro).

Melania Trump, nascida na antiga Iugoslávia, atual Eslovênia, registra melhores porcentagens entre homens (58%) do que entre mulheres (46%) e entre republicanos (86%) do que entre democratas (22%).

No entanto, a ex-primeira dama Michelle Obama registrava em abril de 2009 uma imagem positiva de 93% entre democratas e de 50% entre republicanos e quando deixou a Casa Branca tinha uma popularidade próxima a 70%.

A primeira-dama optou depois da vitória de Trump no pleito de novembro em manter sua residência em Nova York pelo menos até que seu filho Barron termine o ano letivo, uma decisão pela qual recebeu críticas.

 

           



09/03/2017
King Kong está de volta e agrada fãs

Um dos maiores monstros do cinema, King Kong é sempre um acontecimento quando ressurge na tela grande. Sua última incursão, na refilmagem pilotada por Peter Jackson e lançada em 2005, foi ambiciosa e romântica.

Era o Kong que sempre quisemos ver no cinema (com efeitos especiais caprichados, orçamento robusto, liberdade criativa, etc), mas ao mesmo tempo era o Kong que sempre vimos no cinema.

"Kong - A Ilha da Caveira" chega para dirimir esse estranhamento. Não é um filme de origem, mas não é a história de King Kong que vimos em 1933, em 1976 e em 2005. Jordan Vogt-Roberts, do obscuro "Os Reis do Verão", traz estilo e sustância visual para o filme que devolve o maior gorila do cinema a seu habitat.

A ilha da caveira é puro exotismo e os personagens, por mais que remontem antigos clichês de gênero, transbordam carisma como a fotojornalista antiguerra de Brie Larson e o ex-militar britânico vivido por Tom Hiddleston .

Dois cientistas vividos por John Goodman e Corey Hawkins convencem um senador a custear uma expedição a uma remota ilha para descobrir o que está acontecendo por lá antes dos russos.

A paranoia motivada pela guerra fria não será a única boa referência histórico-política do filme. Roberts empresta de um dos filmes de guerra mais icônicos e reverberantes de Hollywood, "Apocalipse Now" , toda a sua estrutura dramática e, embora tenha que fazer concessões - como o subtexto da bela e a fera inerente a todas as encarnações de Kong -, afere um frescor muitíssimo bem vindo ao subgênero de filme de monstro.

A grande ambição de "Kong - A Ilha da Caveira" é entreter e isso é algo que cumpre exemplarmente. O visual do filme é de encher os olhos. A cena em que Kong enfrenta um pelotão de helicópteros é das coisas mais impressionantes e empolgantes para o fã do bom cinema de ação que em algum tempo no cinema.

Nesse sentido, embora enverede por uma narrativa completamente diferente da proposta por Gareth Edwards em "Godzilla" (2014) - e acredite: isso importa - Roberts alcança um resultado mais impactante de uma perspectiva de cinema enquanto espetáculo.

Em última análise, este é um filme feito por um fã para fãs de King Kong. Das lutas com lagartos gigantes maravilhosamente articuladas à rivalidade com o surtado coronel vivido por Samuel L. Jackson, mais do que atualizar o personagem, "Kong - A Ilha da Caveira" faz justa reverência ao rei mais longevo do cinema.

           



08/03/2017
FÊMEA

Estrela do meu verso
carbono do meu afeto
poema do universo. 

           



06/03/2017
Feminicídio em debate

A Assembleia Legislativa promove nesta terça-feira (7), às 14h, uma audiência pública com o tema ‘Feminicídio e Pré Feminicídio - Sinais de Violência'. O debate é uma iniciativa da deputada Cristiane Dantas (PCdoB) e irá reunir representantes do poder público, entidades e sociedade civil a fim de discutir políticas públicas para a temática.

"A nossa ideia é propormos caminhos e diretrizes acerca desse assunto", justifica Cristiane. A parlamentar explica que o feminicídio é a perseguição e morte intencional de mulheres. "O crime se configura quando as causas do assassinato são comprovadamente por questões de gênero".

Agressões físicas e psicológicas, como abuso ou assédio sexual, estupro, escravidão sexual, tortura, mutilação genital, negação de alimentos e maternidade, espancamentos, entre outras formas de violências que gerem a morte da mulher, podem configurar o feminicídio.

Em março de 2015 foi sancionada no Brasil a Lei do Feminicídio, alterando o Código Penal e incluindo a prática como uma modalidade de homicídio qualificado, passando a compor o rol dos crimes hediondos.

           



06/03/2017
Feminicídio em debate

A Assembleia Legislativa promove nesta terça-feira (7), às 14h, uma audiência pública com o tema ‘Feminicídio e Pré Feminicídio - Sinais de Violência'. O debate é uma iniciativa da deputada Cristiane Dantas (PCdoB) e irá reunir representantes do poder público, entidades e sociedade civil a fim de discutir políticas públicas para a temática.

"A nossa ideia é propormos caminhos e diretrizes acerca desse assunto", justifica Cristiane. A parlamentar explica que o feminicídio é a perseguição e morte intencional de mulheres. "O crime se configura quando as causas do assassinato são comprovadamente por questões de gênero".

Agressões físicas e psicológicas, como abuso ou assédio sexual, estupro, escravidão sexual, tortura, mutilação genital, negação de alimentos e maternidade, espancamentos, entre outras formas de violências que gerem a morte da mulher, podem configurar o feminicídio.

Em março de 2015 foi sancionada no Brasil a Lei do Feminicídio, alterando o Código Penal e incluindo a prática como uma modalidade de homicídio qualificado, passando a compor o rol dos crimes hediondos.

           



23/02/2017
José Dias aponta prejuízos petistas

Em pronunciamento na sessão plenária desta quinta-feira (23), o deputado José Dias (PSDB) criticou o PT e afirmou que o Partido dos Trabalhadores, especialmente durante a gestão da ex-presidente Dilma Roussef, é o maior responsável pelas dificuldades financeiras pelas quais passam o País.

"Foi o governo do PT que criou esse monstro, essa tragédia em que vivemos, provocando o desemprego de milhões de brasileiros. Esse caos foi construído especialmente pela gestão da presidente Dilma, mas o ex-presidente Lula não está isento do que aconteceu", afirmou o parlamentar.

O deputado afirmou que a "escandalosa dívida pública brasileira" levou o governo petista a "maquiar as contas públicas", provocando o déficit que no ano passado chegou a R$ 170 bilhões.

José Dias destacou as medidas austeras do Governo Temer como necessárias para a recuperação do País. "Não existe País sem moeda forte, respeitada e nossa moeda estava destruída pela inflação, com desvalorização do poder de compra", afirmou.

           



23/02/2017
Deputado refuta presídio em Assu

O anúncio feito pelo Governo do Estado sinalizando a construção de uma unidade prisional no município de Assu, no Oeste potiguar, foi tema do pronunciamento do deputado George Soares (PR) durante a sessão plenária desta quinta-feira (23), na Assembleia Legislativa. O parlamentar lamentou a notícia e cobrou outros investimentos ao Executivo Estadual.

"Externo o meu repúdio a essa indicação do município para receber a unidade. A população de Assu foi pega de surpresa com o anúncio da construção de um novo presídio na cidade. É um presente de grego", disse George Soares.

O deputado questionou a análise da Comissão do Plano Diretor do Sistema Penitenciário Estadual que apontou o município de Assu como o mais apropriado para sediar o presídio. "As terras de Assu não servem para a construção de penitenciárias, elas são boas para a agricultura. Trata-se de um equívoco do governo o anúncio dessa obra", falou ele.

De acordo com o deputado, o município já foi penalizado com a construção do presidio federal em Mossoró, que para ele contribui para o aumento dos índices de criminalidade em Assu por serem cidades vizinhas. Contrário ao anúncio do governo, George fez apelos por outros investimentos no município.

"Somos contra a construção desse presídio em Assu. Queremos receber outros benefícios. Aqueles que foram prometidos durante as eleições estaduais, tais como o ITEP, o pleno funcionamento da delegacia regional, reestruturação do hospital, reforma de escolas como a José Correia, o canal do Piató, apoio ao São João e à Casa da Cultura", cobrou o parlamentar.

Durante o pronunciamento, George Soares questionou ainda a nomeação do ex-prefeito de Assu, Ivan Júnior, para dirigir a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). "Trata-se de um acordo político antigo para a construção do presídio em Assu", concluiu.

           



22/02/2017
Getulio volta a cobrar investimentos na saúde

Em pronunciamento na sessão plenária desta quarta-feira (22), na Assembleia Legislativa, o deputado Getúlio Rego (DEM) fez uma série de apelos ao Governo do Estado. O parlamentar solicitou a reabertura da Central do Cidadão do município de Pau dos Ferros, no Alto Oeste potiguar, e cobrou investimentos na área da Saúde Pública Estadual.

"Aproveito a presença na Casa do governador em exercício (Fábio Dantas) para fazer um apelo ao Executivo Estadual. A Central do Cidadão de Pau dos Ferros está fechada há um ano e agora teve a luz cortada", disse Getúlio.

De acordo com o deputado, a população pauferrense está tendo que se deslocar aos municípios de Apodi e Alexandria para usufruírem dos serviços ofertados pela Central. "As pessoas precisam recorrer às cidades vizinhas para terem seus direitos civis garantidos. Pela votação expressiva que o governador Robinson Faria obteve em Pau dos Ferros, nas eleições estaduais, o município merece um tratamento diferenciado", falou ele.

Cirurgias

As cirurgias realizadas no Estado por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) também foi tema do parlamentar mais uma vez durante seu pronunciamento. Segundo ele, os procedimentos cirúrgicos de trauma e neurocirurgia estão paralisados. "São mais de 1.500 pessoas nas filas de cirurgias de traumas emergenciais amargando em filas de espera. Quando se fala em neurocirurgia, a situação se repete. As pessoas estão tendo frustrado o direito ao atendimento, além do evidente agravamento das sequelas. Vamos somar esforços para devolver ao povo o sagrado direito à sobrevivência", concluiu.

Em aparte, o deputado Nelter Queiroz (PMDB) relatou a sugestão que fez ao governador Robinson Faria (PSD) para reverter a situação. "Sugeri a ele que firmasse contratos emergenciais com clínicas particulares, a custos compatíveis com o SUS, para promover um mutirão de cirurgias noturnas e resolver esse passivo", explicou Nelter atribuindo a ideia ao Prefeito de São Paulo, João Dória Júnior (PSDB).

           



18/02/2017
Além do império Momo

Além dos carnavais
vamos juntos ser festa
... Ou mais.

           



17/02/2017
Assembleia Cidadã e o Bazar Solidário

O projeto Assembleia Cidadã, mantido pelo Legislativo Estadual, deu início nesta sexta-feira (17) a uma campanha para arrecadação de roupas, eletrônicos e outros itens. A iniciativa, promovida em parceria com o Rotary Club Natal Reis Magos, vai culminar em um bazar solidário no dia 17 de março. O valor arrecadado será destinado à Orquestra Filarmônica Reis Magos formada por moradores de Pium. As doações podem ser feitas até o dia 15 de março no Salão Nobre da Assembleia Legislativa, na sede da Assembleia Cidadã ou no Rotary Clube Reis Magos.

"Qualquer produto é muito bem-vindo. Desde Roupas, móveis, acessórios, tudo que o cidadão queira doar e que estejam em bom estado de conservação. Além dos locais de entrega, também podemos buscar as doações em domicílio", explica a coordenadora da Assembleia Cidadã, Magaly Cristina.

O bazar para venda do material doado vai acontecer durante a 2ª edição da Ação Cidadã. De acordo com a presidente do Rotary Club, Ana Carla Cabral Medeiros, o material coletado será vendido para a comunidade com custo simbólico e o valor arrecadado vai ser destinado para a Filarmônica Reis Magos - grupo formado por cerca de 56 jovens e crianças moradores de Pium.

"A ideia é arrecadarmos dinheiro para manter a filarmônica, seja para a aquisição de fardamento, manutenção de instrumentos, transporte para as apresentações do grupo e até mesmo para dar apoio a estes jovens quando necessitarem comprar material escolar, remédios e outros itens. Faremos também uma reserva para suporte a outros projetos desenvolvidos na comunidade", explica Ana Carla.

Durante o evento, a Assembleia Cidadã irá promover ainda atividades regulares do projeto, distribuídas em suas três áreas de atuação: assistência social, educação e saúde. As ações serão desenvolvidas das 8 às 17 horas, nos seguintes locais: Ginásio de Esporte Miguel Carrilho de Oliveira, Escola Municipal Raimunda Maria da Conceição e no CRAS, todos em Pium.

Pontos de Coleta

Salão Nobre da Assembleia Legislativa
Praça Sete de Setembro, Cidade Alta, Natal/RN

Assembleia Cidadã
Rua Açu, 430, Tirol
Fone: 3232-7304 / 3232-9416

Rotary Clube Natal Reis Magos
Av. Moura Rabelo, 1900, Candelária
Fone: 99124-5522

           



16/02/2017
Colégio de líderes discutem reajuste de professores

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB-foto) convocou, ao final da sessão plenária desta quinta-feira (16), uma reunião do Colegiado de Líderes, para o início da próxima semana, com a finalidade de discutirem a dispensa de tramitação de Projeto de Lei Complementar encaminhado pelo Governo do Estado, em regime de urgência, reajustando os vencimentos básicos dos professores do quadro funcional da Secretaria Estadual de Educação e Cultura.

"Vivemos um dilema. Limitações financeiras de estados e municípios de um lado e, de outro, a necessidade de que os professores sejam valorizados. A Casa Legislativa dará sua contribuição avaliando a matéria com agilidade na tramitação e aprovação da mensagem governamental que trata do Piso do Magistério que já é uma conquista dos educadores", salienta Ezequiel Ferreira de Souza.

O percentual de reajuste é 7,64% e beneficia todos os Professores e Especialistas de Educação pertencentes ao Quadro Funcional do Magistério Público Estadual, de que trata a Lei Complementar Estadual 322 de 11 de janeiro de 2006, cuja jornada de trabalho dos respectivos titulares corresponde a 30 horas semanais.

De acordo com o que determina a Lei Federal 11.738, de 16 de julho de 2008, os Professores e Especialistas de Educação das Unidades Escolares de Educação Básica e da Secretaria de Educação e da Cultura, incluindo as Diretorias Regionais de Ensino que exerçam as atividades de suporte pedagógico à docência, compreendendo as funções de direção, administração, planejamento, inspeção, supervisão, orientação e coordenação serão abrangidos pelo reajuste.

           



16/02/2017
Comissão parlamentar vai discutir sistema carcerário

O deputado estadual Kelps Lima (Solidariedade) é o presidente da Comissão Especial de Segurança Pública, estabelecida pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), diante da crise do sistema carcerário no Estado que teve seu ápice em 14 de janeiro com uma rebelião no presídio de Alcaçuz.

A definição ocorreu na manhã desta quinta-feira (16) em reunião realizada entre os membros da comissão que também definiu o deputado Hermano Morais (PMDB) como vice-presidente e o deputado Dison Lisboa (PSD) como relator, no primeiro encontro da comissão.

"O sistema carcerário será objeto principal das nossas deliberações. Nosso objetivo é realizar um estudo e propor sugestões objetivas e exequíveis para o Governo do Estado", destacou o deputado Kelps Lima, que explicou que a comissão ficará ativa por seis meses e vai realizar, além das reuniões semanais, quatro visitas externas a obras de construção de instituições prisionais ou modelos que podem ser adotados no estado.

"A nossa agenda prevê visitas em Mossoró, Macau, Ceará-Mirim e possivelmente um presídio feminino, que também sofrem com infraestrutura inadequada", apontou Kelps. A agenda oficial da comissão será anunciada na próxima semana, mas as reuniões semanais acontecerão toda quinta-feira, às 9h, na sala das comissões.

A adição de um novo membro também foi anunciada na reunião de instalação da Comissão Especial de Segurança Pública. O deputado Fernando Mineiro (PT) é o nono membro da comissão, formada pelas deputadas Larissa Rosado (PSB), Márcia Maia (PSDB) e pelos deputados Vivaldo Costa (PROS), Hermano Morais (PMDB), Jacó Jácome (PSD), Kelps Lima (Solidariedade), Getúlio Rêgo (DEM) e Dison Lisboa (PSD).

No ano passado, a Assembleia criou uma Comissão Especial de Segurança que acompanhou as ações do Executivo diante das rebeliões que ocorreram no segundo semestres do ano. Na época o trabalho percorreu os setores da segurança pública e sistema penitenciário e sugeriu encaminhamentos para o Executivo.

O relatório da comissão anterior, inclusive, será avaliado pelos integrantes da atual comissão. Uma das medidas do relatório da comissão anterior foi o direcionamento de R$ 5 milhões para complementar na construção da penitenciária que vem sendo construída no município de Ceará Mirim, com 600 novas vagas.

           



16/02/2017
Mineiro critica aumento nas passagens em Natal

O prefeito de Natal Carlos Eduardo (PDT) anunciou ontem (15), na ocasião da leitura da Mensagem Anual, na Câmara Municipal de Natal, que o aumento da passagem de ônibus é inevitável e está sendo analisada pela Secretaria de Mobilidade Urbana. O fato foi criticado, nesta quinta-feira (16), pelo deputado Fernando Mineiro (PT), durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa. O parlamentar destacou que a população foi surpreendida com a notícia, através de vários jornais.

"Lamento que a população passe por esse quadro de estelionato eleitoral que pesa no bolso do trabalhador em pleno momento de contenção e crise econômica", disse Mineiro.

Para o parlamentar, o prefeito escondeu a real situação da cidade durante a campanha eleitoral de 2016 e a população concordou. "O prefeito fugiu da população para fazer o que está fazendo hoje", acrescentou Mineiro.

           



15/02/2017
Galeno Torquato é o líder do PSD

O deputado estadual Galeno Torquato assumiu o papel da liderança do Partido Social Democrático (PSD) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

A legenda, presidida no Estado pelo governador Robinson Faria, conta ainda com mais três parlamentares: Jacó Jácome, Carlos Augusto Maia e Dison Lisboa, que permanece como líder do Governo na Casa Legislativa.

Galeno Torquato afirma que a missão indicada pelos colegas parlamentares é de manter ativa a voz do partido frente às principais decisões do Poder Legislativo.

Em sua primeira legislatura, Torquato é médico conceituado no Alto Oeste e Oeste e é um dos melhores amigos do governador Robinson Faria, a quem acompanha politicamente há alguns anos.

           



13/02/2017
AL lança site com foco na interatividade

Se os novos tempos demandam maneiras diferentes de comunicação, com agilidade e transparência, quando se trata do poder público, a Assembleia Legislativa não poderia ficar dessintonizada desse novo período. Foi pensando nisso que o setor de comunicação da Assembleia pensou um novo portal para o cidadão, completamente intuitivo, ou seja, na nova ferramenta, o internauta é automaticamente guiado de acordo com o conteúdo que busca.

E não é só. O novo site traz seções que até então não existiam, ampliando o alcance de serviços como o Procon, Assembleia Cidadã e Procuradoria Legislativa, que ganham agora suas próprias páginas, onde o internauta poderá checar todos os serviços. Por exemplo, se no antigo site todas as informações de utilidade ao público sobre defesa do consumidor eram espalhadas em várias notícias, no novo site, tal conteúdo vai estar completamente agregado à seção do Procon, e com um aditivo: serviço de atendimento e orientações já estarão prontamente acessíveis.

Para facilitar a navegação, a nova ferramenta foi pensada para ter visual leve, com contrastes para botões que indique para o internauta o que ele pode fazer com aquele conteúdo. Além disso, as opções de contrastes foram concebidas para facilitar a leitura de quem pode ter problemas visuais, daí a opção de aumentar o tamanho da fonte ou ler em modo noturno, quando se diminui a incidência do brilho do monitor.

Outra novidade para facilitar para o internauta são algumas das seções incluídas, como TV e Rádio Assembleia. Ao clicar nos ícones dos dois serviços, o material que cada um reproduz já aberto em sua respectiva página, com mais conteúdo noticioso disponibilizado.

A nova ferramenta também congrega em um mesmo espaço os serviços e departamentos mais demandados do Legislativo. Assim foram agrupado em um mesmo espaço os canais de acesso ao Memorial, Escola da Assembleia, Assembleia Cidadã, Procon, Boletim Eletrônico, Portal da Transparência, Procuradoria e acesso interno para o servidor.

Abrir a Assembleia à sociedade potiguar tem sido a marca da atual gestão. Com a ampliação e incremento da atuação nos meios de comunicação, o Poder Legislativo tem o seu trabalho acompanhado cada vez mais pela população do Rio Grande do Norte, seja através da TV, Rádio, Internet e redes sociais. Para isso, um trabalho coordenado vem sendo desenvolvido e tem conquistado resultados.

A TV Assembleia, que já está com sinal disponível na operadora de TV por assinatura NET, também está ampliando o seu sinal aberto, chegando a cada vez mais cidades no interior do Rio Grande do Norte. Na programação, além de programas de entretenimento, esportes e jornalísticos, todas as audiências públicas, sessões solenes e sessões são transmitidas, contribuindo para que os potiguares acompanhem a atuação dos parlamentares. Porém, essa não é a única ferramenta para o acompanhamento do cotidiano do Poder Legislativo.

Através do website www.al.rn.gov.br, todos os pronunciamentos em plenários, audiências públicas e projetos de lei são divulgados para todos que têm acesso à rede mundial de computadores. Também no site, os internautas podem ter acesso a imagens, assistir a programação da TV Assembleia e acompanhar a programação da Rádio Assembleia, que produz diariamente um programa com os deputados e que é encaminhado a dezenas de rádios pelo interior do Estado e na capital. Um novo site, inclusive, está sendo finalizado e em breve estará no ar, com novas funções e ainda mais intuitivo para a navegação dos internautas - que ainda têm outras opções para se informar sobre a rotina da Assembleia.

As redes sociais e aplicativos de trocas de mensagens têm sido ferramentas importantes para aproximar a população do Poder Legislativo. Através do Whatsapp, o boletim informativo diário, com notícias produzidas pela Coordenadoria de Comunicação e encaminhadas a quase 900 jornalistas por dia, é encaminhado a milhares de potiguares, que também acompanham as notícias e campanhas pelas contas da Assembleia (@assembleiarn) no Twitter, Instagram e Facebook.

           



12/02/2017
Mexicanos marcham contra Trump

Dezenas de milhares de pessoas saíram às ruas neste domingo na capital mexicana para dizer não a Donald Trump e pedir ao Governo de Enrique Peña Nieto dignidade e firmeza para enfrentar sua maior ameaça. As marchas foram convocadas por mais de 80 organizações, entre elas as principais universidades, e respaldadas por dezenas de personalidades.

Só se exigia que não fossem exibidas cores partidárias nem se proferissem slogans políticos além da letra do hino nacional. É o primeiro grande protesto do México contra Trump e acontece 92 dias e uma longa lista de insultos depois de sua vitória eleitoral.

Os mexicanos exigiram "respeito" e "dignidade" ao presidente norte-americano e sua Administração. Antes do México, os iranianos tinham protestado na rua contra as políticas de Trump, mas no vizinho do sul, o mais ultrajado pelo republicano, foram massivas e inundaram as principais avenidas do país sob o lema #Vibramexico.

Apesar de o lugar mais visível ser a capital mexicana, uniram-se à marcha mais de 20 cidades de todo o México e cerca de 80 organizações. Entre elas a UNAM, a maior universidade da América Latina, uma instituição que não participava de uma manifestações desde dois meses antes do massacre de estudantes de 1968.

Intelectuais de destaque, como Enrique Graue, Enrique Krauze, Héctor Aguilar Camín e Enrique Ochoa, presidente do Partido Revolucionário Institucional (PRI), se uniram à marcha.

"Inicialmente pensávamos que se tratava apenas de ameaças de campanha, mas o que [Trump] está fazendo desde que venceu as eleições é imoral. Seu discurso racista concentra tudo que nos machuca e nos ofende", criticou María Elena Morera, dirigente da Causa em Comum, uma das organizações que convocou o protesto.

"Passamos do desconcerto inicial a um momento de união. Já estamos mobilizados e já acordamos", acrescentou.

           



12/02/2017
Mundo dá adeus a Al Jarreau

Al Jarreau, popular vocalista de jazz, faleceu na manhã deste domingo, 12 de fevereiro, em um hospital de Los Angeles, onde tinha sido internado com pneumonia. Jarreau, de 76 anos, tinha tido problemas de saúde durante suas últimas excursões pela Europa e acabava de anunciar sua aposentadoria ao vivo.

De nome completo Alwin Lopez Jarreau, nasceu em Milwaukee (Wisconsin) em 1940. Integrante de uma família religiosa, que desconfiava do mundo do jazz, Al trabalhou em clínicas de reabilitação em San Francisco. Quando decidiu dedicar-se profissionalmente à música, já tinha cerca de trinta anos. E não fazia o tipo de cantor de jazz, se é que isso existe: depois de uma fase na cientologia, tornou-se um cristão discreto.

Tinha estudado a obra de Lambert, Hendricks & Ross, juntos e separados, vocalistas surgidos depois da eclosão do be-bop, que usavam imaginativamente o scat e o vocalese. Apesar de amar Ella Fitzgerald e Anita O'Day, geracionalmente pertencia à onda do soul. Simpatizava igualmente com os instrumentistas eletrificados, que estavam definindo a nova categoria do jazz fusion.

Já habitué nas casas noturnas de Los Angeles, a Warner Bros. se seu conta de seu talento e carisma em 1975. Sua carreira decolou em 1980, quando se associou ao produtor e compositor Jay Graydon.

Sua voz cálida veio a definir a vertente mais jazzística do som de Los Angeles, com gravações de alto nível, marcadas pelo brilho dos sintetizadores. Era música que parecia pensada para ficções cinematográficas e televisivas; de fato, um de seus grandes sucessos foi o tema de abertura da série Moonlightning (1985-1989), conhecida no Brasil como A gata e o rato.

Pertencia à categoria de artistas de qualité, essas figuras bem vistas pela indústria e seus colegas. Inclusive teve um espaço na multitudinária gravação de "We are the world" (1985), o hino de Michael Jackson e Lionel Ritchie. Também levou para casa sete prêmios Grammy.

Um certo cansaço estético o levou a experimentar rupturas sonoras sob a direção de Nile Rodgers, o homem de Chic (L is for lover, 1986) e Narada Michael Walden (Heaven and Earth, 1992). Já no fim dos anos noventa, se afastou das gravações e trabalhou com orquestras sinfônicas. Também foi parte integrante do circuito europeu de festivais de jazz, onde sempre teve muita presença, como testemunham vários discos ao vivo.

Sentiu-se rejuvenescido com a assimilação de técnicas vocais derivadas da música africana e oriental. Competia de forma amistosa com outro cantor de jazz inclassificável, Bobby McFerrin. A partir do ano 2000, gravou para o selo Verve. Para essa empreitada, protagonizou discos atraentes com o guitarrista George Benson e com o tecladista George Duke, colega de seus primeiros tempos de Los Angeles.

Em 2004, gravou Accentuate the positive, uma coleção de antigas canções rejuvenescidas pelo produtor Tommy LiPuma; quatro anos depois, fez o obrigatório disco de canções natalinas. Casado com a modelo Susan Elaine Player, tinham um filho. Jarreau dedicava muita energia à promoção da educação e da leitura entre os jovens.

           



10/02/2017
Deputada solicita poços no Alto Oeste

Preocupada com a estiagem de seis anos que afeta o Rio Grande do Norte, a deputada Cristiane Dantas (PCdoB) encaminhou requerimento a Secretaria Estadual de Recursos Hídricos (Semarh) solicitando a perfuração e instalação de poços artesianos nas comunidades rurais de Alto Alegre, Caatingueira, Unha de Gato, Jerusalém, Lajes e Santo Antônio, no município de Itaú, Alto Oeste potiguar.

"Com a ausência das chuvas o abastecimento está bastante prejudicado nessas comunidades. A perfuração dos poços é necessária para tentar regularizar o fornecimento de água para os moradores e minimizar os efeitos da seca prolongada", justifica Cristiane Dantas.

O documento ressalta ainda a dificuldade da população que sofre com a escassez de água. "Com essa ação, muitos problemas serão sanados e a população poderá contar com água potável, proporcionando melhor qualidade de vida para as diversas famílias que ali residem e sobrevivem da agricultura", conclui a deputada.

           



07/02/2017
Adécio comenta parque eólico de Santo Agostinho

O Rio Grande do Norte vai ganhar mais um complexo eólico. Dessa vez os beneficiados serão os municípios de Lajes e Pedro Avelino com a implantação do Parque Eólico Santo Agostinho. O comentário foi feito pelo deputado estadual José Adécio (DEM), durante pronunciamento na sessão plenária da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (7).

"A implantação é resultado de um estudo de três anos feito pela empresa que é referência nacional e vai beneficiar 12 mil hectares, além de gerar emprego na região e aumentar a arrecadação de ICMS para o município", disse José Adécio.

O deputado citou a atuação da prefeita da região, Neide Suely e do presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), Benes Leocádio, que reconheceram e tiveram visão diante do potencial da região.

José Adécio falou ainda sobre o consumo de energia no país e ressaltou que o balanço energético de 2015 revelou um crescimento de 3,8% no Brasil. "A energia é parte fundamental de qualquer investimento e contribui para o crescimento e desenvolvimento de um país".

           



07/02/2017
História íntima de uma capa explosiva

A capa do semanário alemão Der Spiegel com uma caricatura de Donald Trump eufórico, levantando a cabeça da Estátua da Liberdade decapitada, uma polêmica maneira de se referir às suas ideias nacionalistas e contrárias à imigração, tem por trás a história íntima de um refugiado cubano. O autor, Edel Rodríguez, de 45 anos, chegou aos EUA com oito, a bordo de um barco durante o êxodo de Mariel, em 1980, que levou 125.000 habitantes da ilha ao país vizinho.

"Esta é uma nação de imigrantes. É uma ideia muito importante para mim, e Trump quer decapitar essa ideia", diz o ilustrador por telefone de Nova York. Seu desenho provocador, explica, traça um paralelismo satírico entre as decapitações do Estado Islâmico e o "extremismo" do novo chefe da Casa Branca.

Ele diz que o alvoroço causado pela capa o deixou "um pouco" chocado. "Isso me fez pensar que muita gente não tem capacidade de compreender as imagens como forma de comunicação. Esse desenho é um conceito. A estátua não é uma pessoa, é uma estátua. Não tem sangue, é feita de ferro. É uma ideia, senhores, entendam a arte", afirma.

A Der Spiegel recebeu várias críticas, desde os que encararam a capa como uma falta de respeito às vítimas do Estado Islâmico até os que argumentaram que a capa retroalimenta a dinâmica de crispação que o próprio Trump busca em sua hábil hibridação de poder e espetáculo. O editor da publicação, Klaus Brinkbäumer, afirmou que o objetivo da capa é "defender a democracia (...) em tempos difíceis".

Rodríguez conta que os comentários mais duros que recebeu vieram de cubanos de Miami, onde viveu até ir estudar em Nova York. "Dizem que sou comunista e que deveria ter me afogado no mar. Mas ninguém é mais anticomunista do que eu! Por isso, fico afetado ao ver famílias muçulmanas divididas pelas decisões de Trump, porque me lembro de quando era criança e era Fidel Castro que dividia os cubanos.

Na minha mente, isso era algo que se fazia em Cuba, não nos EUA. Não pode acontecer aqui. Estamos chegando a um ponto em que os muçulmanos são tratados como se não fossem nada".

Seu país de origem é um dos assuntos que mais abordou em seus desenhos para revistas. Apesar de ser contrário ao regime cubano, a Casa de las Américas, uma reputada instituição oficial, dedicou-lhe uma exposição entre o fim de 2014 e início de 2015, em Havana, exibindo seus cartazes para festivais de teatro, óperas, filmes e capas de livros, jornais e revistas.

Seu desejo é "ilustrar um dia uma capa sobre a chegada da democracia a Cuba desenhando José Martí, o símbolo do meu país, um homem honrado". Entre suas influências artísticas, Edel Rodríguez cita a rica tradição dos cartazes cubanos e pintores como Pablo Picasso, Henri Matisse e Joan Miró, assim como as capas concebidas pelo lendário desenhista George Lois para a revista Esquire, nos anos sessenta, "como a de Muhammad Ali amarrado com flechas, a de Warhol dentro de uma lata de Campbell's ou a de Nixon sendo maquiado".

Trabalha num livro ilustrado sobre sua infância e sua saída de Cuba, que prevê intitular Gusano (Verme) - termo usado durante décadas pelos castristas para designar os exilados.

Em seu país de acolhida, no entanto, o centro de seus objetivos é Trump, que não parou de caricaturar nos últimos tempos. Em novembro, a Der Spiegelpublicou outra ilustração dele na capa em que a cabeça do então candidato se dirigia à Terra a toda velocidade com a boca aberta, como um meteorito perturbado em aceleração.

Em outubro, a Time dedicou uma capa ao magnata com outro desenho de Rodríguez, no qual sua cabeça derretia sob a manchete Total Meltdown (Fusão Total). Em sua página no Facebookpublicou outros desenhos mordazes sobre o presidente. Num deles, intitulado Terrorismo Doméstico, Trump carrega um lançador de granadas que em vez de um cano tem a extremidade em forma de ponta de caneta-tinteiro, como aquelas usadas para assinar ordens executivas. Em outro, aparece jurando o cargo com a cabeça coberta pelo capuz cônico da Ku Klux Klan.

Em 29 de janeiro, depois da divulgação do veto migratório do presidente a imigrantes e refugiados de sete países de maioria muçulmana, postou uma fotografia em que aparece com os pais e a irmã a bordo do barco durante a viagem que os levou aos EUA.

Escreveu em inglês: "Vetar refugiados políticos ou religiosos é desumano. A América não é isso. Luta e resiste".

Para a última encomenda da Der Spiegel, propôs outras opções que foram descartadas, como a águia do escudo dos Estados Unidos com flechas cravadas nos pés e com a já icônica cabeça loira de Trump - sua recorrente fonte de inspiração - enxertada ou "uma Casa Branca bem pequena com uma bandeira bem grande saindo por cima como um retrato dele como um ditador".

A revista se interessou por outra ilustração que não tinha vendido, a do presidente com a cabeça da Estátua da Liberdade na mão, pingando sangue. No original, a caricatura de Trump usava uma túnica negra como a dos carrascos do Estado Islâmico. "Em vez disso, colocamos terno nele". Pronto para a impressão e internet.

           



1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21