BLOG DO ALEX MEDEIROS

19/06/2017
Coisa feia, doutor

"Ao meu ver, o deputado só tem duas alternativas: ou renuncia ou dá um tiro no ouvido". O lamentável comentário não cabe como análise criminal na boca de um integrante do Ministério Público.

Pois foi proferido recentemente em relação ao deputado estadual Ricardo Motta, investigado na operação Dama de Espadas que denunciou desvios de recursos na Assembleia Legislativa.





16/06/2017
Homenagens a Wilma de Faria na AL

A sexta-feira (16) foi de luto e tristeza para os parlamentares que compõem a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, com a morte da ex-governadora Wilma de Faria. Durante o dia, vários parlamentares prestaram homenagem à vereadora de Natal, que faleceu na noite da quinta-feira (15).

Durante o dia, vários parlamentares participaram do velório de Wilma de Faria na Catedral Metropolitana de Natal, entre eles a deputada Márcia Maia (PSDB), filha da ex-governadora. Para Márcia, Wilma deixou um exemplo para todos os potiguares.

"Ela deixa um legado, exemplo de determinação, trabalho, ousadia, idealismo e muita garra. Ela foi uma batalhadora em todas as fases da vida, como profissional na área de Educação, como mãe e como gestora. Sempre foi uma referência na minha vida e dos meus irmãos, netos e de todos os natalenses", disse a deputada.

O presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PSDB), também enalteceu o legado de Wilma de Faria, que, para ele, foi marcado pelo pioneirismo. "Wilma foi a cidadã potiguar que, por mérito, trabalho, garra coragem, determinação e espírito público, marcou sua trajetória política com raro ineditismo e ousadia", disse Ezequiel, que também demonstrou solidariedade à família da ex-governadora.

Os deputados José Adécio (DEM) e Souza Neto (PHS) também lamentaram a morte de Wilma de Faria e desejaram força aos familiares. "Particularmente, perdi uma amiga. Num momento tão difícil, de tanta dor para todos os que a admirarão para sempre, deixo meu abraço solidário aos familiares de Dona Wilma, principalmente à querida Márcia Maia, minha colega na Assembleia Legislativa", disse José Adécio. "Solidarizo-me com familiares e amigos da ex-governadora Wilma de Faria, em decorrência do seu falecimento. Que ela receba as bençãos divinas, depois de intensa vida terrena. Que descanse em paz", desejou Souza Neto.

As deputadas Cristiane Dantas (PCdoB) e Larissa Rosado (PSB) ressaltaram a abertura que Wilma de Faria deu para a entrada das mulheres na política. Ambas também prestaram as condolências aos familiares da ex-governadora. "Quero neste instante de perda me dirigir à minha colega Márcia Maia, a Cíntia, a Lauro, a Ana Cristina, a José Maurício, aos demais familiares, amigos e admiradores da guerreira Wilma de Faria. Que Deus possa acolhê-la no céu. Sua luta será sempre lembrada por todos nós", disse Larissa Rosado. "A partida da professora Wilma de Faria deixa uma lacuna sem precedentes na política e na área social do Rio Grande do Norte. O povo potiguar é testemunha do seu legado de pioneirismo. Um exemplo de mulher empoderada a ser seguido. Solidarizo-me com os filhos, netos, companheiro e amigos neste momento de pesar", disse Cristiane Dantas.

Para o deputado Vivaldo Costa (PROS), a morte de Wilma de Faria representou a partida de uma amiga. "Estou triste. O Rio Grande do Norte órfão. Wilma foi uma amiga que tive a alegria de caminhar e fazer política ao seu lado. Como deputado estávamos sempre juntos, fui seu auxiliar na prefeitura de Natal. Apresento meu abraço a seus filhos, netos, familiares. Estamos de luto com a partida da nossa Guerreira", disse o também ex-governador.

Também amigo de Wilma de Faria, o deputado Tomba Farias (PSB) disse que guardará consigo o exemplo "da política e mulher guerreira, a inspiração da coragem, ousadia e exemplo da gestora competente, que acreditava no seu povo e nele depositava a esperança para a construção de dias melhores".

Já o deputado Nelter Queiroz (PMDB), em nome de sua família, desejou conforto aos familiares de Wilma de Faria e enalteceu a trajetória política de Wilma de Faria.

"Mesmo em situações controversas, a Guerreira sempre se mostrava uma mulher corajosa, de temperamento e atitudes fortes, obstinada, carismática e sempre destemida. Tenho certeza que sua partida entristeceu todo o Rio Grande do Norte, independente de ideologias partidárias. Em nome de toda família Queiroz, transmito solidariedade aos familiares e amigos da professora Wilma. Que Deus a tenha recebido em bom lugar. Descanse em paz", disse o parlamentar.

Outros parlamentares que prestaram homenagem foram peemedebistas Hermano Morais e Gustavo Fernandes. Os dois também expressaram os sentimentos à família de Wilma de Faria e elogiaram a postura da política durante sua carreira.

"Que ela receba as bençãos de Deus e que descanse em paz. Aos amigos e familiares, deixo minha solidariedade, minhas palavras de conforto e meu reconhecimento à importância de Wilma de Faria para a história do Rio Grande do Norte, como uma das maiores líderes políticas do nosso estado", disse Gustavo Fernandes. "Wilma teve Uma trajetória destemida, ousada e vitoriosa que ficará guardada na memória de todos nós e marcada na história do Rio Grande do Norte. Seja como deputada federal, prefeita, governadora, vice-prefeita e/ou vereadora, Wilma de Faria prestou serviços relevantes ao nosso povo e, portanto, todo reconhecimento é justo e merecido", disse Hermano Morais.

Líder do Governo na Assembleia, o deputado Dison Lisboa se solidarizou com amigos e familiares de Wilma de Faria agradeceu a Dona Wilma, como se referiu o parlamentar.

"Expresso aqui minha gratidão, pela parceria, coragem e amor que Dona Wilma sempre dedicou, e por tudo que realizou ao nosso lado durante sua vida pública. A 'Guerreira do Povo Potiguar' detém uma honrosa e vitoriosa história no desenvolvimento nosso Rio Grande do Norte, e sempre será guardada na memória de todos nós", disse o parlamentar.

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte decretou luto oficial de três dias devido à morte de Wilma de Faria.





14/06/2017
R.I.P. Anita Pallenberg

A atriz e modelo ítalo-alemã Anita Pallenberg, musa da banda Rolling Stones quando namorada dos músicos Brian Jones e Keith Richards nas décadas de 60 e 70, faleceu aos 73 anos.

Sua morte foi confirmada hoje no Instagram pela atriz Stella Schnabel, filha do diretor de cinema Julian Schnabel. Nada foi dito sobre o motivo da morte e o local.

"Nunca encontrei uma mulher como você, Anita. Todos cantamos por ti, como você gostava. Vá em paz, minha mãe romana. Sempre estarás em meu coração", disse Stella no seu perfil, onde há uma foto de ambas navegando.

Nascida em Roma em 1944, Anita era filha do italiano Arnoldo Pallenberg e da alemã Paula Wiederhold, e começou a ficar conhecida depois de um romance com o artista italiano Mario Schifano. Se mudou para a Alemanha onde começou a carreira de modelo e lá conheceu os integrantes da banda Rolling Stones.

Teve um breve namoro com Brian Jones, o fundador dos Rolling Stones que faleceu aos 27 anos em 1969, e depois se apaixonou por Keith Richards, com quem teve três filhos.

Anita se tornou um ícone da moda ao acompanhar a banda em suas turnês pelo mundo, juntamente com a cantora e atriz inglesa Marianne Faithfull, então namorada de Mick Jagger. Os relatos sobre aqueles anos falam de muita farra, consumo de drogas e álcool, que produziram a frase-conceito dos Stones "sexo, drogas e rock n roll".

Antigos boatos sobre um caso de Pallenberg com Jagger durante as filmagens do filme "Performance", de 1970, provocaram atritos no grupo. As baladas regadas a drogas acabaram por afastá-la de Keith, tendo que submeter-se a um processo de desintoxicação para poder cuidar dos filhos.

Gravou duas dezenas de discos e estrelou alguns filmes, dentre eles o clássico "Barbarella", de 1967, com Jane Fonda. Na maturidade, tornou-se designer de moda. Dizia não ter medo da morte e que se surpreendia por ter chegado aos 70 anos: "Eu sempre acreditei que não chegaria aos 40", disse uma vez ao jornal italiano La Stampa.





13/06/2017
Desperdício: autonomia da UERN

A proposta de autonomia financeira da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) será discutida na Assembleia Legislativa durante audiência pública, nesta quarta-feira (14), às 14h. O debate é uma proposição da deputada Larissa Rosado (PSB) e, segundo ela, a autonomia possibilitaria à universidade condições de expandir e melhorar a qualidade do ensino, pesquisa e extensão.

"Isso é possível, desde que o aporte de recursos feito pelo Governo do Estado acompanhe o crescimento das receitas. Com os devidos recursos financeiros para desenvolver as suas ações, a UERN pode contribuir de forma decisiva para as soluções dos graves problemas que assolam o RN, com atenção estratégica para os setores educacional, saúde, segurança e desenvolvimento econômico e social", justifica Larissa.

A autonomia financeira da UERN é almejada há anos pela comunidade acadêmica da instituição. Em 2013, a Pró-reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças (Proplan) da UERN recebeu um documento de um grupo de docentes no objetivo de viabilizar o projeto e, a partir desta proposta, iniciou um processo de avaliação e estudo de conhecimento da realidade e necessidades da instituição, a fim de que a autonomia financeira pudesse ser construída em bases sólidas e sustentáveis.

"Para nós, que estamos envolvidos na luta por esta conquista, a autonomia financeira representa uma vitória da educação pública e gratuita. Com essa medida, a UERN poderá, internamente, eleger as prioridades de investimento, custeio e manutenção de suas atividades, possibilitando a otimização dos recursos em função do seu planejamento acadêmico", explica a deputada.

NdaR: a audiência na AL vai discutir uma agressão ao bom senso e à sanidade financeira de um estado pobre. Há muito que o Governo do RN deveria fechar a torneira dos gastos exorbitantes com a UERN. Não é admissível que um estado pobre assuma responsabilidades sobre o ensino superior, um dever constitucional da União. São apenas duas as melhores saídas para a UERN: federalizar ou privatizar.





09/06/2017
Ezequiel quer carros frigoríficos em matadouros públicos

Na maioria dos munícipios do interior do Rio Grande do Norte é notório que o transporte de carnes abatidas necessita passar por mudanças. Atualmente o transporte é feito em veículos abertos, ficando o produto exposto ao ambiente externo e sem qualquer tipo de higiene e cuidados básicos. Preocupado com a segurança alimentar no RN, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB) está solicitando ao Governo do Estado a aquisição de veículos utilitários adaptados com câmaras frigoríficas para o transporte dos animais abatidos nas regiões Agreste, Trairi, Mato Grande, Central, Salineira e Grande Natal.

"Sabemos que o transporte de animais para o estabelecimento de abate caracteriza-se como a primeira etapa do abate, com efeitos significativos na qualidade da carne. Diversos países e seus consumidores exigem, através de regulamentos legais, que parâmetros de bem estar animal sejam considerados no manejo, tanto durante a produção, quanto no abate e comercialização do produto", justifica o deputado Ezequiel, presidente da Assembleia Legislativa.

Pela solicitação encaminhada ao governador Robinson Faria (PSD) e à diretora geral da EMATER, Cátia Lopes, estão incluídos na relação da região Agreste os municípios de Boa Saúde, Bom Jesus, Canguaretama, Espírito Santo, Lagoa D'Anta, Lagoa de Pedras, Monte Alegre, Nova Cruz, Santo Antônio, São José de Campestre e Serra de São Bento.

O deputado Ezequiel também requereu o benefício para municípios das regiões Trairi, Mato Grande, Salineira, Central e Grande Natal. No Trairi os equipamentos são solicitados para Campo Redondo, Coronel Ezequiel, Jaçanã e Santa Cruz.

No Mato Grande o requerimento contempla João Câmara, Poço Branco, Pureza e Touros. Na região Salineira os carros são destinados para Areia Branca, Macau e Pedra Grande.

Afonso Bezerra, Caiçara do Rio do Vento, Angicos, Santana do Matos e Lajes

são os municípios da Região Central a serem beneficiados. .Na região Metropolitana os carros foram solicitados para Ceará-Mirim, Extremoz, Macaíba, Nísia Floresta e Maxaranguape.





08/06/2017
Mês das fogueiras

Os rumores em Brasília e Curitiba são de que até o São Pedro sairão os mandados de prisão para o ex-senador Aécio Neves e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Coxinhas e mortadelas já podem até se articular para reeditar a velha amizade entre petistas e tucanos quando Lula e FHC eram carne e unha nas trocas de telefonemas.

Ou então, cada um pro seu lado marchar em passeata festejando a prisão do outro.





08/06/2017
Olha o umbigo

Tenho curiosidade em saber quando é que o Procurador Geral de Justiça do RN vai se preocupar com o limite de gastos do Governo do Estado em relação às gordas vantagens do MP?





08/06/2017
Buraco de estimação

Já está perto do primeiro aniversário de um buraco aberto no meio da rua João Paulo I, em Candelária. Galhos secos, velhas antenas de TV e esqueleto de guarda-chuva já habitaram o buraco improvisando sinalização para os automóveis, motos, bicicletas e pedestres.

Os moradores da rua não sabem dizer quem ficará responsável pelo bolo de aniversário do buraco, se a Caern ou a Prefeitura de Natal.





08/06/2017
Deputados do RN discutem economia nacional

A Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE) debateu na manhã desta quinta-feira (8) a crise econômica brasileira. Deputados estaduais do Rio Grande do Norte participaram do debate e comentaram o tema.

"A situação econômica do país merece atenção e o debate aqui na Unale com deputados e governadores nos traz um cenário nacional e encaminhamentos para todo o Brasil", destaca o vice-presidente da Assembleia, deputado Gustavo Carvalho (PSDB).

O tema foi também avaliado com preocupação pelos deputados Carlos Augusto Maia (PSD), George Soares (PR) e Souza (PHS), que acompanharam o debate na Unale. "Observamos que as dificuldades enfrentadas pelos estados e as possíveis soluções são comuns. Questões tributárias e desajustes nas contas são pontos comentados em quase todo o país", destaca o deputado George Soares, presidente da Comissão de Finanças e Fiscalização (CFF) na Assembleia do RN.

Os deputados Dison Lisboa (PSD), Jacó Jacome (PSD) e Galeno Torquato (PSD) destacaram o planejamento financeiro e orçamentário, tema em destaque na palestra. "A realidade econômica do país mudou e é preciso que se repense o planejamento financeiro para os próximos anos", destaca o líder do Governo na Assembleia, deputado Dison.

O painel contou com palestras de cinco governadores de Estado: Beto Richa (PR), Geraldo Alckmin (SP), Marcone Perillo (GO), Wellington Dias (PI) e Raimundo Colombo (SC).

"O debate das perspectivas de melhoria de emprego e renda ao país e especialmente as reformas legislativas são importantes para todos os Estados", destaca a deputada Larissa Rosado (PSB), membro da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

O deputado estadual Gustavo Fernandes (PMDB), membro titular do conselho fiscal da Unale destaca que o trabalho pelo legislativo em todo o Brasil acontece de forma permanente na comissão. "Nosso desafio é apresentar aos deputados e servidores do legislativo os desafios comuns e o fortalecimento dos legislativos estaduais", destaca o parlamentar.

A programação continua com a discussão sobre modelos de saneamento, com apresentação sobre o modelo adotado pela empresa paranaense, inovação e sustentabilidade e sobre a questão do desenvolvimento regional.

 

Programação da Unale

A manhã da sexta-feira (9) retomará a conversa sobre o panorama político e as reformas. No final da programação, acontece a Assembleia Geral, que elegerá a nova Diretoria Executiva da entidade para a gestão 2017-2018.





06/06/2017
Procon da AL atende na Zona Norte

O Procon da Assembleia Legislativa iniciou na manhã desta terça-feira (6) o atendimento à população da Zona Norte de Natal, em ação que vem atraindo dezenas de consumidores em busca de seus direitos. Com a unidade móvel do órgão instalada até amanhã (7) no estacionamento do Supermercado Nordestão, no bairro Igapó, o Procon Legislativo presta atendimentos gratuitos como distribuição de material educativo, orientação e resolução de conflitos.

"O Procon Móvel é um projeto que amplia a atuação do órgão legislativo, se aproximando cada vez mais da sociedade. A cada nova edição, a ação se torna maior, estendendo o alcance dos atendimentos prestados. O alto índice de satisfação apontado pelos usuários é o indicativo de que o projeto vem sendo bem aceito", explica Dary Dantas, coordenador do Procon Legislativo.

Residente da Zona Norte de Natal, o estudante Werley Dayan de Oliveira aprovou o serviço. Em conflito com uma tv por assinatura, ele compareceu ao posto de atendimento do Procon Móvel para dar início à resolução do seu problema. Werley explica que mudou de residência e o novo endereço não possui cobertura da operadora de tv, o que o forçou à rescindir o contrato, gerando uma multa em torno de R$ 300,00.

"Entendo que a rescisão do meu contrato não se deu por uma causa arbitrária, mas pelo fato deles não terem cobertura na área. Com a ajuda da unidade móvel do Procon da Assembleia, ao qual atribuo nota dez em atenção, atendimento e profissionalismo, estou certo que esse conflito será solucionado da melhor maneira", avalia Werley.

A dona de casa Raimunda Maria Neta conta que vem recebendo duas cobranças da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) referentes à mesma residência, situação que a fez procurar, sem êxito, um posto de atendimento da Cosern. Para a sua surpresa, ao sair de casa para ir pagar uma conta hoje pela manhã, ela se deparou com a unidade móvel do Procon Legislativo e, rapidamente, recebeu orientações das atendentes.

"É muito bom poder contar com esse serviço, pois muitas vezes temos problemas que, no dia-a-dia, estamos sempre adiando, já prevendo as dificuldades e aborrecimentos que teremos pela frente. Mas essa ação do Procon Legislativo é diferente, ela vem até a gente. Graças às orientações que obtive aqui, retornarei amanhã com a documentação necessária para proceder com a minha causa", disse ela.

O Procon Legislativo atua com foco na resolução dos conflitos por meio da conciliação entre as partes. A atuação do órgão contribui para desafogar o Poder Judiciário, evitando que os processos solucionados demandem os tribunais especiais. As principais reclamações registradas relacionam-se às operadoras de telefonia e cartão de crédito, planos de saúde e eletroeletrônicos.

Os atendimentos do Procon Móvel no bairro Igapó seguem até amanhã (7), das 9 às 15 horas, no estacionamento do supermercado Nordestão. Essa é a segunda edição do projeto na Zona Norte de Natal. No último mês de maio, o serviço prestou atendimentos aos consumidores no bairro Potengi.

Whatsapp

Além do atendimentos presenciais, seja na sede física do órgão ou pela unidade móvel, o Procon da Assembleia também promove atendimentos por meio do aplicativo Whatsapp, no número (84) 98849-1187. Através da ferramenta, as pessoas podem tirar suas dúvidas, esclarecer situações e agendar atendimento na sede do órgão.

O Procon Legislativo funciona na rua Jundiaí, nº 481, Tirol, Natal/RN. Telefone: (84) 3615-9000.





1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71