BLOG DO ALEX MEDEIROS

02/06/2017
Disson quer melhorias nas escolas

O deputado Dison Lisboa (PSD) apresentou requerimentos propondo que a Secretaria de Educação do RN realize melhorias nas escolas de São José de Mipibu e Tibau do Sul. No caso de São José, trata-se da reforma da quadra poliesportiva da Escola Estadual Professor Francisco Barbosa. Para a Escola Estadual José Mamede, em Tibau do Sul, estão sendo solicitadas reforma e ampliação.

"Há anos que a estrutura da escola José Mamede necessita de melhorias. A situação atual dificulta as atividades da escola. Estamos solicitando que esta obra seja prioridade a fim de proporcionar melhores condições de ensino e aprendizagem", defendeu Dison.

Com relação à quadra de esportes da escola Professor Francisco Barbosa, as ferragens já estão aparentes, colocando em risco a segurança dos alunos que utilizam o espaço.





Veja o video:

01/06/2017
EUA constroem maior avião do mundo

Um gigantesco avião desenhado para colocar foguetes em órbita em pleno vôo, saiu pela primeira vez do hangar onde foi construído, na Califórnia, para fazer testes de combustível, informou ontem a indústria Stratolaunch, que já projetou ensaios espaciais para 2019.

"Isso marca o fim da fase inicial de construção da aeronave e o começo da fase de provas em solo antes do primeiro vôo", comentou Jean Floyd, CEO da empresa do multimilionário e fundador da Microsoft, Paul Allen.

O maior avião do mundo está composto por duas cabines, unidas por uma ala de 117 metros, maior que um campo de futebol (que tem entre 100 e 110 metros). Ele se encontra no hangar localizado em Mojave.

Utilizando motores de seis aviões 747, a aeronave de 227 toneladas será capaz de lançar carregamentos, como satélites e poderá algum dia levar cientistas para quase fora da órbita da Terra.

O primeiro plano é colocar em órbita um foguete Pegasus, usado normalmente para transportar satélites: "Isso é um passo histórico em nosso trabalho para alcançar a visão que teve Paul Allen de normalizar o acesso à órbita da Terra", disse Floyd.

O avião da Stratolaunch é chamado de "Ruc", em alusão a uma ave da mitologia persa, tão grande que podia levantar um elefante com suas garras.





01/06/2017
Hai-kai de junho

Maio no fosso
que se Abril para
Junho ser nosso





01/06/2017
Agora Palocci fala

O ex-ministro Antonio Palocci enfim, vai falar nas oitivas da Lava Jato. Andava envolto em dúvidas para negociar a delação e agora tomou a decisão.

A iniciativa do petista surge logo depois da delação da JBS, que cita pelo menos 1800 políticos, inclusive o presidente Michel Temer.

Diante do risco de não conseguir algum acordo com a turma de Sergio Moro, pelo fato de imaginar que não acrescentasse nenhuma informação nova após o tsunami dos irmãos Baptista, Palocci decidiu correr para delatar o que sabe.

A primeira coisa que fez foi ignorar os pedidos dos companheiros do PT para não falar. Já no primeiro depoimento para fechar o acordo ele entregou alguns políticos, inclusive gente muito próxima de Lula, além de empresários e banqueiros como André Esteves e Abílio Diniz.

Com as revelações do ex-ministro, o foco deve sair de Temer e voltar para Lula, o que pode dar novo fôlego ao governo de para seguir com as reformas.

E com o julgamento do processo de cassação da chapa Dilma/Temer marcado para o dia 6, muito provavelmente haverá novo pedido de vista no TSE, aumentando as chances de Temer seguir em frente com um pouco de paz no inferno em que se transformou o Planalto.





01/06/2017
Deputado Mineiro destaca decisão do CNJ

A decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que ordena a devolução ao Tesouro Estadual dos recursos acumulados em poupança pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), pautou o pronunciamento do deputado Fernando Mineiro (PT) durante a sessão plenária desta quarta-feira (31), na Assembleia Legislativa. O parlamentar enalteceu a determinação e disse que a medida contribui para o equilíbrio das contas do Estado.

"Já levantei esse assunto em várias oportunidades aqui na Casa, defendendo a devolução das sobras financeiras dos Poderes Públicos ao Tesouro Estadual. O Tribunal de Justiça não é banco para emprestar dinheiro, sobretudo recursos oriundos do Tesouro para cobrir as despesas do Estado", argumenta Mineiro.

Como alternativa à devolução dos recursos ao Tesouro Estadual, o deputado sugere também a possibilidade de um ajuste de contas quando da elaboração do Orçamento Geral do Estado para o ano conseguinte à sobra orçamentária. "A tese que defendo, já há algum tempo, é que esses recursos da sobra sejam devolvidos ao Tesouro do RN ou que, durante o ano seguinte, haja um ajuste de contas no momento em que o Executivo Estadual for efetuar os repasses", explica Mineiro.

De acordo com o deputado, a devolução das sobras orçamentárias ao Tesouro Estadual possibilita a aplicação dos recursos em outras áreas. "Essa medida representa um passo fundamental para o enfrentamento de um grande desafio, que é desequilíbrio das contas do Estado. Com as sobras, será possível, por exemplo, pagar o funcionalismo e investir em áreas fins", concluiu ele.





31/05/2017
Sugestões para Fundo Estadual do Idoso

A defesa pelos interesses dos idosos do Rio Grande do Norte foi tema de debate na tarde desta quarta-feira (31), na Assembleia Legislativa. Por proposição do deputado Hermano Morais (PMDB), o Poder Público e a sociedade civil organizada discutiram em audiência pública a proposta do parlamentar que cria o Fundo Estadual do Idoso no Rio Grande do Norte. O projeto, que está em tramitação na Assembleia Legislativa, receberá emendas referente às sugestões apresentadas para o aperfeiçoamento da matéria.

A proposta elaborada pelo deputado Hermano Morais, que está na Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Casa, tem o objetivo de instituir o Fundo Estadual da Pessoa Idosa (Funepi), voltado para financiar programas e ações relativas à população idosa potiguar. Os recursos para o Funepi, de acordo com o projeto, seriam captados através de dotação orçamentária estadual, transferências por parte da União, Municípios e do próprio Estado, além das verbas provenientes de multas por desrespeito às leis de proteção à pessoa idosa.

"Os direitos da pessoa idosa precisam ser respeitados e é preciso dar condições para que as políticas públicas voltadas às pessoas nessa faixa etária tenham condições de implementação", disse Hermano Morais.

De acordo com dados apresentados pelo parlamentar, o Rio Grande do Norte tem aproximadamente 400 mil idosos, de acordo com dados do IBGE. O estado se destaca negativamente com relação aos crimes contra o idoso, somando 175 boletins de ocorrência na Delegacia Especializada de Proteção aos Idosos somente entre janeiro a abril deste ano. Em 2015, o RN foi, proporcionalmente, o 3º estado no país com mais denúncias de violência contra idosos, com um total de 250,81 denúncias para cada grupo de 100 mil habitantes. O Rio Grande do Norte só teve desempenho melhor do que o Distrito Federal (354,73 denúncias/100 mil hab) e Amazonas (297,3 denúncias/100 mil hab).

No entendimento dos participantes do debate, a falta de recursos para o atendimento aos idosos, para a implementação de políticas públicas voltadas à essa parcela da sociedade e também para viabilizar estrutura para garantir os direitos da pessoa idosa são fatores que podem ser amenizados com a criação do fundo. Por isso, a proposta recebeu elogios dos presentes e sugestões para aperfeiçoamento.

A promotora Marcela Nóbrega, que também participou do debate, elogiou a proposta de que o Funepi seja gerido pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (Cedepi), com participação de representantes de órgãos públicos e da sociedade civil, que também deve ter papel deliberativo.

"O Ministério Público é favorável ao projeto e elogia o deputado pela iniciativa. A sugestão que demos para modificação é que a sociedade tenha o papel deliberativo nas decisões sobre utilização dos recursos. Com certeza, o projeto será importante para os idosos", disse a promotora.

Ao fim da audiência, após receber sugestões dos participantes da mesa e também da população que compareceu ao debate, o deputado Hermano Morais confirmou que irá analisar as modificações sugeridas e ouvir outros segmentos para aperfeiçoar a proposta.

"Temos que trabalhar para a melhoria das vidas dos idosos e acredito que demos um passo importante com esse debate. Vamos prosseguir com a proposta e dar andamento para a aprovação", finalizou o deputado.





29/05/2017
Esse não tá no livro

O amor é cego
e a pomba da paz
é uma rola sem ego 





29/05/2017
Livro pronto

Lançamento dia 10 de junho (sábado) na Feira Garajal, a partir das 18h.
São mais de 60 haikais sobre paixão, amor, tesão, desilusão e outras cositas do gênero.
Uma edição da editora Livros de Papel, com capa de Roberto Solino. Um bom presente para o Dia dos Namorados.

Local: Rua Ângelo Varela, Petrópolis (rua do bar Dom Vinicius).





27/05/2017
Hai kai

Coisa mais bonita
esse olhar esmeralda
de kriptonita.





26/05/2017
Agosto Lilás na Assembleia

O presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), confirmou o apoio da Casa no Agosto Lilás, promovida pelo Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Políticas Públicas para as Mulheres. A campanha marca os 11 anos de vigência da Lei Maria da Penha.

"Essa campanha é muito importante para conscientizar as mulheres sobre a importância da denúncia. Os números são alarmantes e a Assembleia Legislativa não pode negar esse apoio e é entusiasta desse trabalho, por isso também é parceira no projeto", disse Ezequiel Ferreira.

De acordo com dados apresentados pela secretária estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, Flávia Lisboa, no Brasil a cada dois minutos cinco mulheres são espancadas; a cada quatro horas, uma mulher é assassinada; uma em cada três mulheres já sofreu violência e seis a cada 10 pessoas conhece uma mulher que já foi vítima de violência.

"Precisamos fazer o RN pensar e se conscientizar na questão da violência contra a mulher. E também lembrar que essa violência não é apenas física. E que essa violência é o início de tudo", destacou Flávia Lisboa.

A programação do Agosto Lilás será formada por atividades em escolas, palestras, debates cursos, rodas de conversa e atendimentos psicossocial e jurídico.

Configura violência doméstica e familiar contra a mulher, qualquer ação ou omissão, baseada no gênero, que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial.

Agosto Lilás na Assembleia Legislativa

A deputada estadual Cristiane Dantas (PCdoB) é autora do projeto de Lei aprovado pela Assembleia Legislativa, em maio de 2016, que define o mês de agosto como período para a administração estadual promover eventos e ações de combate à violência contra a mulher.

"É muito importante levar proteção à mulher. Esta atuação faz a divulgação dos direitos individuais e coletivos, orienta sobre a legislação e trabalha a prevenção", destaca a parlamentar.





1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71