BLOG DO ALEX MEDEIROS

25/04/2018
Mineiro no papel de ex-aliado do governador

O deputado estadual Fernando Mineiro (PT) disse, em pronunciamento na manhã desta terça-feira (24), que a Assembleia Legislativa precisa se posicionar, no sentido de avaliar o processo em relação ao pedido de julgamento do governador Robinson Faria (PSD) para o Tribunal Especial. Em ofício assinado pelo vice-procurador-geral, Luciano Mariz, é solicitada a análise sobre suposta prática de crime de responsabilidade pelo chefe do Executivo Estadual. O parlamentar teve acesso a cópia do processo encaminhado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) à Assembleia Legislativa, que trata das contas do Governo do Estado relativas ao ano de 2016.

"Defendo que a Assembleia Legislativa se posicione. E avalie o processo. O que não pode acontecer é a Assembleia não se posicionar sobre isso. Essa Casa não pode ficar omissa para um caso dessa natureza. É a primeira vez que a Assembleia recebe esse tipo de pedido da Procuradoria Geral da República. É um assunto muito grave, com o poder de deixar o estado paralisado", declarou.

Mineiro explicou que o encaminhamento da PGR é resultado da solicitação do Ministério Público Estadual (MPE), feita com base no relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que reprovou as contas de 2016 do Executivo. "Caberá à Assembleia Legislativa, agora, decidir se autoriza ou não o julgamento de Robinson Faria", disse e ainda frisou que os prazos legais precisam ser respeitados.

O deputado explicou o rito em seu pronunciamento. De acordo com Mineiro, o governador só poderá ser julgado por crime de responsabilidade após autorização prévia da Assembleia Legislativa. Dada a autorização, mediante os votos de dois terços dos parlamentares, será instalado um Tribunal Especial, composto de cinco membros do Legislativo e cinco desembargadores do Tribunal de Justiça. O afastamento do cargo se daria a partir da instalação do processo pelo Tribunal Especial.

Os integrantes do Legislativo serão eleitos pela AL. Já os do TJ, serão sorteados. O Tribunal Especial será presidido pelo presidente do Tribunal de Justiça do RN, a quem caberá o voto de minerva em caso de empate na votação.

Os deputados Nélter Queiroz (MDB), Kelps Lima (PR), Raimundo Fernandes (PSDB), Hermano (MDB), Ricardo Motta (PSB) e Gustavo Fernandes (PSDB) também se manifestaram. Todos concordaram com a gravidade do tema. "É um caso de preocupação para todos os lados", alertou Hermano Morais. Enquanto Ricardo Motta chamou a atenção para que a Assembleia dê agilidade a apreciação de contas governamentais para que não ocorra prejuízos para gestores em futuras candidaturas.





24/04/2018
Os atos do cabide luxuoso

Quando um colegiado emite parecer, desaprova contas de instituições e sugere intervenções, mas em sua composição há um elemento mentalmente incapaz à luz da Medicina, todos os processos não estariam comprometidos? 

O Ministério Público e o Judiciário sabem do fato, mas jamais se manifestaram para reparar tal aberração. Será para proteger o colegiado que representa politicamente todas as castas e oligarquias do Rio Grande do Norte?





21/04/2018
Memorial da AL nas escolas

Conhecer a história do Poder Legislativo é entender o presente do Rio Grande do Norte. Para contribuir cada vez mais com o resgate dos fatos que marcaram o passado e fizeram parte da construção do estado, a Assembleia Legislativa tem atuado na melhoria do Memorial do Legislativo Potiguar. O objetivo é aproximar cada vez mais a população do acervo que remete aos mais importantes fatos da história. Para isso, o Memorial chegará às escolas do Rio Grande do Norte.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), tem como um dos objetivos de sua gestão a ampliação e melhoria do Memorial do Legislativo. Para o parlamentar, contribuir com a disseminação do conhecimento acerca dos fatos que marcaram a história do estado é contribuir com a formação de cidadãos mais conscientes e vigilantes aos acontecimentos atuais.

"Queremos manter viva a história do Poder Legislativo e do Rio Grande do Norte, ajudando o povo potiguar a entender os fatos com o transcorrer dos anos. Levando o Memorial diretamente aos estudantes, vamos ter um papel ainda mais especial na formação desses cidadãos", avalia Ezequiel Ferreira.

Implantado através da Resolução 055/2009, da Mesa Diretora do Poder Legislativo, o Memorial tem uma perspectiva inclusiva e participativa, buscando valorizar a história do papel social da Casa Legislativa no desenvolvimento da cidadania. O objetivo é promover o resgate e a divulgação dessa história, disseminar a memória urbana através de ambientação cultural-educativa, acessíveis ao público e garantindo a sua apreciação por atuais e futuras gerações. Isso é o que motiva a constante ampliação e conservação do espaço.

De acordo com o diretor do Memorial do Legislativo, jornalista Aluísio Lacerda, o material que remete à história do Poder Legislativo chega constantemente ao espaço. São fotos, objetos e documentos que são doados por pessoas que contribuem com a conservação da história do Rio Grande do Norte. "Temos um acervo que sequer cabe no espaço para a exposição. Temos todo o cuidado para preservar esse material, que é a memória viva do Rio Grande do Norte", destaca Lacerda.

O zelo com o acervo é um dos motivos pelos quais o Memorial está produzindo réplicas de parte do material para que, assim, ocorram exposições itinerantes nas escolas do Rio Grande do Norte. Até hoje, o Memorial esteve fora de sua sede uma vez, quando passou 15 dias no Midway Mall aberto à visitação e mais de 3 mil pessoas foram ao estande montado no terceiro piso do shopping. Agora, o objetivo é seguir até as escolas públicas de Natal e do interior do estado, levando o acervo que retrata a história potiguar.

"O nosso objetivo é que ainda neste semestre possamos começar a percorrer as escolas. Começaremos por Natal e, em seguida, iremos às demais cidades. Várias escolas já demonstraram interesse e estamos com uma vasta lista. Vamos viabilizar as visitas e contribuir com o conhecimento dos nossos estudantes", explica Aluísio Lacerda.





19/04/2018
AL quer mensagens incentivando doações de sangue

A Assembleia Legislativa está discutindo uma nova forma para incentivar a doação de sangue no Rio Grande do Norte. O deputado Gustavo Fernandes (PSDB) apresentou projeto de lei que pretende fazer com que os doadores sejam imediatamente informados quando o sangue doado for utilizado. Para o parlamentar, a medida pode contribuir com o aumento no número de doações no Estado.

"O projeto tem como objetivos incentivar a doação de sangue, expressando a importância dos doadores, criar um novo canal para manter o contato com as pessoas que fazem as doações, além de informar o doador sobre a efetiva utilização de seu sangue", argumenta Gustavo Fernandes.

No texto encaminhado pelo deputado, fica determinado que os bancos de sangue no RN fiquem responsáveis por informar diretamente aos doadores quando a doação for efetivamente utilizada para salvar uma vida. Através de SMS, mensagens por aplicativos, e-mail ou carta, os locais que coletarem o sangue farão o comunicado com o texto "Obrigado, você acabou de salvar uma vida!".

"O sangue é extremamente importante no tratamento de vítimas de acidentes, cirurgias, pacientes com câncer e hemofílicos, além de servir para as transfusões. No entanto, os índices de doações de sangue são baixos em todo o mundo, especialmente os do tipo "O" e "B" negativo. No Brasil, 1,9% da população faz a doação regularmente e esse número precisa aumentar", explica Gustavo Fernandes.

Na opinião do parlamentar, a proposta fará com que os próprios doadores divulguem nas redes sociais as mensagens que receberam após o sangue doado ser utilizado, incentivando outras pessoas a colaborarem a procurarem os bancos para contribuir com a causa. Ainda na proposta, fica determinado que só receberá a mensagem de confirmação o doador que mantiver seus dados cadastrados e demonstrar interesse em ser informado pelo banco de sangue.





18/04/2018
A terceira temporada da Casa de Papel

A plataforma Netflix anunciou o lançamento da terceira temporada da série espanhola "A Casa de Papel" somente em 2019. 

A empresa produtora e distribuidora de filmes e séries, uma das mais importantes do setor tecnológico dos EUA, aumentou em 63% seus lucros no primeiro trimestre de 2017, somando 290 milhões de dólares.

A série produzida por Atresmedia e Vancouver, que laportou na Netflix em dezembro passado, se converteu num fenômeno mundial, sendo a série de fala não inglesa mais vista até agora.

Na Espanha a trama original do canal Antena 3 tinha episódios que duravam 70 minutos, e na Netflix foram reduzidos, transformando a primera temporada em duas, cada uma com 13 e 11 capítulos respectivamente.





18/04/2018
Júri feminino no Festival de Cannes

O júri do Festival de Cinema de Cannes, presidido pela atriz australiana Cate Blanchett, será este ano majoritariamente feminino, com cinco mulheres e quatro homens, com destaques para as presenças das atrizes Kristen Stewart e Léa Seydoux.

A diretora e roteirista americana Ava DuVernay e a cantora Khadja Nin (Burundi) completam a representação feminina.

Os quatro homens que integrarão o júri que definirá o vencedor da Palma de Ouro são o ator chinês Chang Chen e os diretores russo Andrei Zviaguintsev, canadense Denis Villeneuve e francês Robert Guédiguian.

O júri representa sete nacionalidades de cinco continentes, destaca um comunicado divulgado pela organização do Festival de Cannes, que acontecerá de 8 a 19 de maio.





18/04/2018
Nas telas, a rainha do crime

Depois que o clássico "Assassinato no Expresso Oriente" foi transportado para o cinema no final de 2017, estrelado por Johnny Deep, Michelle Pfeiffer, William Defoe e Penélope Cruz, tendo ainda o diretor Kenneth Branagh no papel do imortal detetive Hércules Poirot, um outro romance da escritora Agatha Christie vira filme também.

A Fox Film decidiu construir um universo Christie no cinema e apostou na produção de uma sequência com outro livro de sucesso daquela que é considerada a maior romancista policial, apelidada de "rainha do crime". Um novo personagem, Charles Hayward, chega às telas saindo da obra "A Casa Torta", de 1949.

Agatha Christie nasceu na Inglaterra em 1890 e morreu em 1976. Seus romances de mistério e suspense foram fundamentais para formar leitores de várias gerações. O sucesso dos livros era tanto que muitas novelas policiais foram editadas em livros de bolso, populares a partir dos anos 30 no mundo inteiro.

Tão populares quanto os livrinhos, as revistas de fotonovelas que dominaram a preferência feminina a partir dos anos 60 com a enxurrada de produções italianas da mítica Editora Lancio também exploraram os sucessos de Agatha Christie. No Brasil os títulos da Editora Vecchi eram uma "coqueluche" (na gíria da época).

A escritora conseguiu imortalizar seus personagens Hércules Poirot e Miss Marple, que investigando centenas de misteriosos crimes alcançaram a estatura midiática de Sherlock Holmes, do escritor Conan Doyle, e de Jules Maigret, de Georges Simenon. Em "A Casa Torta", Charles Hayward é um inspetor da Scotland Yard.





18/04/2018
Márcia Maia alerta sobre aumento da pobreza

Quase 400 mil potiguares estão vivendo abaixo da linha de pobreza. O crescimento da miséria entre 2016 para 2017 foi de mais de 100% na Região Metropolitana de Natal. Preocupada com esses índices, a deputada Márcia Maia (PSDB) fez pronunciamento alertando para a gravidade dos números.

"Só na capital, o número saltou de 34 mil para 78 mil pessoas, ou seja, quase 9% da população. É um número absurdamente grande e que traz para todos nós uma preocupação enorme. Tudo isso é resultado do desemprego, da precarização das relações de trabalho e da informalidade", criticou a deputada.

Márcia Maia também alertou para o fato do crescimento dos índices de pobreza ter sido ainda maior em Natal. A deputada defendeu a criação de uma política de geração de emprego e renda, para deter as consequências perversas que estão contribuindo para o aumento da miséria e da própria violência.

"Cobro mais uma vez do Estado que recobre a política de geração de renda, de trabalho, para que possamos ter pessoas qualificadas sendo aproveitadas no mercado local. Muitas vezes essa mão-de-obra é exportada porque não houve qualificação aqui", afirmou.

A parlamentar assistiu recentemente a uma análise, de especialistas na área, sobre o aumento do número de potiguares vivendo na miséria.





17/04/2018
A disputa da Chuteira de Ouro

Um dos mais tradicionais prêmios individuais do futebol mundial, a Chuteira de Ouro está sendo disputada gol a gol, ponto a ponto, por duas dezenas de artilheiros das principais ligas da Europa. Veja abaixo os dez mais da artilharia 2017-2018.

1. Mohamed Salah (39 gols - Liverpool)
2. Lionel Messi (36 gols - Barcelona)
3. Cristiano Ronaldo (34 gols - Real Madrid)
4. Harry Kane (32 gols - Tottenham)
5. Edinson Cavani (32 gols - PSG)
6. Ciro Immobile (31 gols - Lazio)
7. Robert Lewandowski (29 gols - Bayern)
8. Luis Suárez (27 gols - Barcelona)
9. Romelu Lukaku (26 gols - Manchester United)
10. Sergio Aguero (25 gols - Manchester City)





17/04/2018
FIFA investiga racismo em amistoso

A FIFA está investigando supostos gritos racistas dirigidos a jogadores franceses por torcedores russos durante o amistoso entre as duas seleções no estádio que sediará a semifinal da Copa do Mundo.

Um fotógrafo da agência Reuters que cobriu o jogo em São Petesburgo, quando a França venceu a Rússia por 3 x 1, afirmou ter ouvido torcedores chamando o jogadores francês N'Golo Kanté de "macaco".

A FIFA está coletando relatórios com testemunhos de outros fatos semelhantes em outras partidas em estádios russos. Os jogadores franceses MBappe e Pogba se manifestaram e provocaram uma reação da ministra francesa dos Esportes, Laura Flessel-Colovic, que pediu providências ao governo soviético.

A Rússia prometeu reprimir o racismo na Copa, que ocorrerá em menos de dois meses. As federações de futebol francesa e inglesa temem que o fato se repita contra seus atletas, devido ao clima político depois que os dois países se uniram aos EUA na crise da Síria, aliada da Rússia.





1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99