BLOG DO ALEX MEDEIROS

28/11/2017
George Soares eleito parlamentar do ano

Os jornalistas que atuam nos jornais, rádios, TVs, blogs e sites e que cobrem diariamente as atividades da Assembleia Legislativa elegeram, na manhã desta terça-feira (28), o deputado estadual George Soares (PR) como o Parlamentar do Ano de 2017. Ele foi escolhido com 24 votos dos 32 registrados.
"Estou muito feliz, muito emocionado também, com essa indicação por parte dos jornalistas que tem essa presença muito forte aqui na atividade dos 24 parlamentares, e agradecer em meu nome, em nome da minha família e a todos que fazem o meu gabinete", disse George. "Estamos há 7 anos na Casa, mas representamos uma história", afirmou George.

O Parlamentar do Ano de 2017, que foi cumprimentado pelos demais parlamentares, disse que se sente satisfeito em receber, pela primeira vez, o título para a região do Vale do Açu, mas ressaltou que divide o prêmio com os outros 23 deputados. Ele disse que o título conquistado nesta terça-feira aumenta a sua responsabilidade como homem público.

A deputada estadual Cristiane Dantas (PCdoB), Parlamentar do Ano de 2016, ficou em segundo lugar com 2 votos. Também foram votados os deputados Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), eleito parlamentar do ano em 2015, Galeno Torquato (PSD), Hermano Morais (PMDB), Fernando Mineiro (PT), José Dias (PSDB), e Nelter Queiroz (PMDB), com um voto cada.

"Esse ano tivemos uma participação expressiva e mais uma vez os jornalistas escolheram o deputado que teve uma boa performance. Isso não quer dizer que os demais deputados não tiveram uma boa participação, mas só um pode ser eleito, e este termina representando toda a Assembleia", disse Oliveira Wanderley, presidente do Comitê de Imprensa, responsável pelo processo eleitoral.

A eleição se realiza desde o ano de 1972, quando o primeiro eleito pelos jornalistas foi o ex-deputado Roberto Furtado. De acordo com as regras do Comitê, todos os jornalistas que realizam a cobertura jornalística das atividades legislativas têm direito ao voto para escolher o parlamentar que mais se destacou durante o ano. No final de quatro anos, é escolhido o deputado que mais se destacou na Legislatura.





23/11/2017
Procon Móvel tem grande procura em Angicos

O Procon Móvel da Assembleia Legislativa segue prestando orientações à população da cidade de Angicos e região sobre os direitos e deveres do consumidor. Nesta quinta-feira (23), a unidade itinerante do órgão voltou a se instalar em frente à Câmara Municipal, onde vem prestando esclarecimentos e dando encaminhamento às pessoas que procuram pelo serviço. A unidade móvel fica no local até a tarde de hoje.

"O Procon Móvel consiste em uma ação desenvolvida pelo Legislativo Estadual que busca interiorizar os atendimentos do órgão em defesa dos direitos do consumidor potiguar. Por meio desse projeto, ampliamos e democratizamos a atuação do Procon da Assembleia, fazendo com que os nossos serviços cheguem à população de todo o Rio Grande do Norte", explica o coordenador do órgão, Dary Dantas. Segundo ele, o Procon foca em solucionar os conflitos consumeristas buscando sempre o comum acordo entre as partes, sem a necessidade de formalização de processos judiciais.

Disposta a quitar uma antiga dívida pendente, a agente de saúde Kellia Regina procurou o atendimento do Procon Móvel em busca de ajuda para tentar chegar a um acordo com o seu credor. "Tomei conhecimento da presença do órgão na cidade e vim me informar sobre os procedimentos necessários para negociar a dívida que contraí", contou ela. Satisfeita com as orientações recebidas, a agente enalteceu a permanência do órgão legislativo no município. "Ações como essa da Assembleia Legislativa, que de forma gratuita oferece importantes benefícios para a sociedade, são sempre bem vindas e devem ser replicadas cada vez mais", acrescentou a agente.

Com restrições em seu CPF, o servente de pedreiro, Edílson Belo da Silva, foi outro que recorreu aos serviços do Procon Móvel na manhã desta quinta-feira em busca de informações sobre como solucionar a pendência em seu Cadastro de Pessoa Física. "Consultando a situação do meu CPF, me deparei com uma restrição que não sabia como resolver. Agora, com a ajuda dos atendentes aqui do Procon da Assembleia, já sei que medidas devo tomar", falou ele.

Insatisfeita com o serviço de atendimento ao cliente de uma loja de departamento onde comprou um móvel, a estudante Francisca Maria de Lima formalizou processo no Procon Móvel visando a substituição do produto defeituoso que adquiriu. "Comprei um guarda-roupa que vem apresentado problemas desde o início. De lá para cá já são três meses que venho tentando uma solução por parte da loja, mas nada é feito. Acredito que agora, com a orientação e intermédio de serviço especializado na proteção ao consumidor, consiga enfim solucionar esse problema", afirmou ela que, na oportunidade, também apresentou queixa contra a sua operadora de cartão de crédito. "Estou aproveitando ao máximo essa louvável ação para resolver as minhas causas enquanto consumidora", concluiu.

Os resultados dos atendimentos prestados em Angicos, que teve início na manhã da última quarta-feira (22) e seguem até o final da tarde de hoje, apontam para uma maior quantidade de conflitos relacionados à transações financeiras com planos de saúde e operadoras de cartão de crédito. As queixas contra empresas de telefonia móvel também são uma constante.

Após passagem por Angicos, a ação segue para Macau, onde irá prestar atendimentos nos dias 29 e 30 de novembro, integrando a programação do projeto Assembleia e Você. O Procon Móvel já esteve em bairros de Natal, Parnamirim e Ceará-Mirim. Ainda sem data definida, o projeto irá contemplar em breve os bairros de Mãe Luiza, Planalto e Redinha, na capital potiguar.

Serviço

Além do atendimento itinerante, o Procon Legislativo atende de segunda a sexta-feira na rua Jundiaí, no bairro do Tirol, em Natal. O órgão também disponibiliza orientação através do telefone 3615-9000 ou no Whatsapp 98849-1189.





18/11/2017
Dos tons de Alice

Sabe, Alice
que idiotice
nunca te disse
outra verdade

Hoje te digo
não tem sentido
ser iludido
na nossa idade.





17/11/2017
Deputados debatem novas regras trabalhistas

Evento "Novas Regras Trabalhistas: Agora é lei!" teve palestras do ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Emmanoel Pereira, e do deputado federal, relator da reforma trabalhista, Rogério Marinho (PSDB). O encontro aconteceu no hotel Holiday Inn Natal, nesta sexta-feira (17), com participação do presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB) e do deputado estadual, Gustavo Carvalho (PSDB) e representantes de dezenas de entidades empresariais.

As novas leis trabalhistas entraram em vigor no 11 de novembro. Ao todo, foram alterados mais de 100 artigos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) que modificaram as relações de trabalho. Para falar dessas mudanças e da perspectiva do futuro econômico do país, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN (Fecomércio-RN) junto com a Fiern, Faern e Fetronor, promoveram o debate que atraiu a atenção de 1.200 pessoas que lotaram o auditório.

O seminário Novas Regras Trabalhistas: Agora é lei! teria a presença do presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia. Mas o deputado federal teve agenda em Brasília e não participou do encontro mas enviou um vídeo de congratulação para o deputado federal Rogério Marinho.

O evento "Novas Regras Trabalhistas: Agora é lei!" é mais uma etapa da série de encontros sobre a modernização das leis trabalhistas promovidos pelas entidades empresariais e que percorreu as cidades de Natal, Mossoró, Currais Novos, Macaíba e Santa Cruz. No evento de Natal, em agosto, mais de 1.200 pessoas assistiram a palestra do especialista nas relações de trabalho, José Pastore.





14/11/2017
Beatles Fest consolida na segunda edição

A experiência do ano passado com a criação do Beatles Fest, quando uma multidão que ninguém previa apareceu para curtir mais de 5 horas de shows com canções da maior banda de rock da história, foi o combustível para que uma segunda edição fosse realizada em 2017.

Ficou comprovado que não apenas os beatlemaníacos consomem os sucessos da banda de Liverpool. Mais da metade das mais de duas mil pessoas que foram à rua do bar Mormaço era de jovens que nem não tinham nascidos quando os Fab Four saíram de cena.

Agora está tudo pronto para mais uma edição, no próximo sábado, dia 18, a partir das 16h, reunindo um time de peso para executar os clássicos do quarteto formado por John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr.

Os fãs irão curtir as já consagradas bandas Os Grogs e Mad Dogs, ambas com larga experiência na interpretação dos Beatles (a segunda com três passagens pela tradicional Beatle Week em Liverpool), voltarão a ouvir o Bando de Natal (formado pelos beatlemaníacos João Galvão, Babal e Enoch), e terão ainda as bandas Revolver (cujo próprio nome sugere viagens musicais no universo Beatles) e Dasta and The Smoking Snake (que mostrará os sons do gênero rockabilly que influenciaram o quarteto inglês). 

Algumas surpresas acontecerão ainda com a presença de convidados especiais, duas delas já reveladas pela produção do Beatles Fest. Talentos como as cantoras Khrystal e Michelle Régis estarão no palco do festival, cujos ingressos estão à venda pela web e também no bar Mormaço e na banca do Largo do Atheneu.

BEATLES FEST
SÁBADO DIA 18
RUA DO BAR MORMAÇO
PREÇO R$ 20,00





14/11/2017
Itália fora da Rússia, azar da Copa

A foto acima é a capa do diário italiano Gazzetta dello Sport. Foi um jogo terrível dominado por um time sofrível. A seleção da Itália martelou o tempo todo, botou a Suécia nas cordas, mas não conseguiu o nocaute. Um jogo que aconteceu durante 95 minutos restrito ao campo sueco.

Tão frágil quanto a Itália, a Suécia suportou a pressão e garantiu o zero a zero, segurando a vaga na Rússia com o minguado 1 x 0 conseguido em casa na primeira partida da respecagem. Depois de 60 anos, a Itália fica fora de uma Copa do Mundo.

Há três verdades na disputa de ontem no estádio San Siro: o futebol italiano atual não é suficientre para entrar na Copa; a Suécia é candidata a morrer na primeira fase; a Itália e sua torcida farão falta na festa da FIFA.

O único consolo ontem para o fanático torcedor italiano foi que realmente a Azurra vive uma crise de bola e tem uma das mais fracas gerações, apesar da presença do mito Buffon. Se for pra dar vexame em 2018 na Rússia, que dê logo agora e encerre a angústia.

Mas, de fato, a competição não será perfeita sem a Itália. Se a sorte foi da Suécia, classificada jogando uma bolinha medíocre, o azar é só da Copa.





14/11/2017
AL sedia audiência federal sobre gestão de águas

A Assembleia legislativa do Estado vai sediar, às 14h desta sexta-feira (17), a audiência pública "Gestão das Águas e Segurança Hídrica nas regiões Norte e Nordeste", promovida pelo Senado Federal. Proposta pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CRD), presidida pela potiguar Fátima Bezerra (PT), o debate vai reunir deputados estaduais, prefeitos, vereadores e autoridades locais ligadas ao tema, além de senadores e deputados federais.

"Esse é um tema dos mais importantes para a Assembleia Legislativa. Por meio do Comitê de Ações de Combate à Seca e da Frente Parlamentar da água, criamos uma agenda a partir do legislativo estadual. Agora, teremos uma grande oportunidade de nacionalizar as dificuldades enfrentadas no Rio Grande do Norte e buscar soluções em conjunto com a União", declarou o presidente da Casa, deputado estadual Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB).

Segundo a senadora Fátima Bezerra, apesar da riqueza hídrica do território brasileiro, "o mito da abundância das águas precisa ser superado e o tema da segurança hídrica, principalmente nas áreas que são afetadas com grave escassez, torna-se vital para as pessoas e para a economia num contexto de incertezas climáticas". A situação requer, na visão dela, "atenção destacada dos órgãos do governo e do parlamento brasileiro".

Os senadores Lídice da Mata (PSB-BA) e Humberto Costa (PT-PE) também assinaram a solicitação da audiência pública. O debate acontece no auditório da Assembleia Legislativa e é aberto à população.





13/11/2017
Blá blá blá da cavilação

A depender das entrelinhas na verborragia lítero-jornalística da aldeia, estou vendo a hora a tentativa de resgate de Henrique Alves da cadeia para ascendê-lo ao palanque eleitoral de 2018, como um El Cid às avessas cavalgando no marketing moribundo da mesmice.

Ah, os órfãos dissumulados...





10/11/2017
Caetano quer proibir hashtag no Twitter

O compositor baiano Caetano Veloso, ícone da MPB e da geração 68 que bradou por liberdade ao som da sua canção "É proibido proibir", segue em busca de processar aqueles que o acusam de pedofilia retroativa.

Seus advogados acabam de identificar o escritor e colunista Fernando Morgenstern como autor da hashtag #caetanopedofilo postada no Twitter e que ficou dias entre as mais citadas na rede do blue bird.

Caetano quer também que o Twitter apague as milhares de citações postadas por twiteiros de todo o País e até do exterior. Há também uma ação contra o MBL (movimento brasil livre) e o ator Alexandre Frota.

Independente do polêmico debate virtual entre direitistas e esquerdistas sobre o caso da relação sexual entre Caetano, quando tinha 40 anos, e Paula Lavigne, quando tinha 13, já está gerando expectativa qual vai ser a interpretação do juiz da questão, já que no Artigo 217,A do Código Penal é considerado "estupro de vulnerável" a relação sexual de um adultor com menores de 14 anos.





10/11/2017
Deputado quer dispensa de ICMS das cerâmicas

O deputado Nelter Queiroz (PMDB) participou de audiência na última quinta-feira (9), junto ao governador Robinson Faria (PSD), para tratar sobre a isenção do pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) pelos ceramistas potiguares no período de um ano, sugestão apresentada por meio de requerimento do parlamentar no último dia 18 de outubro, na Assembleia Legislativa.

"Esta iniciativa é uma forma de socorrer o setor que passa por dificuldades. Mostrei ao governador que em meados do mês passado visitei alguns municípios e verifiquei a gravidade da situação das cerâmicas. Só em Parelhas, mais de 20 unidades encerraram suas atividades, agravando a situação que já estava difícil por conta da seca que se prolonga há seis anos", destacou Nelter.

Segundo ele, o chefe do Executivo Estadual se mostrou sensível à situação e emitiu o requerimento ao Gabinete Civil, recomendando que a Secretaria de Estado da Tributação forme um grupo de trabalho buscando desenvolver um estudo de viabilidade para atender à solicitação.

"Acompanharei os próximos passos para que este justo pleito se viabilize e os ceramistas norte-rio-grandenses possam ser isentados da obrigatoriedade da contribuição do ICMS no período de um ano, fazendo com que esta cadeia produtiva possa se reerguer e fortalecer a economia de nosso Estado", destacou Nelter.





1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92