BLOG DO ALEX MEDEIROS

17/05/2019
O shopping das mordomias

Há poucos anos, quando a Câmara Federal era presidida por Eduardo Cunha, um dos integrantes de um clube de bacanas do PMDB, hoje quase todos presos, houve uma tentativa ousada de se construir um shopping center dentro da casa legislativa.

A ideia não resistiu à indignação da sociedade e foi esquecida. Há poucos dias vimos abismados uma listinha de compras do Supremo com o sofisticado menu dos ministros, coisinhas simples como lagosta, bobó de camarão e vinhos de bons rótulos.

A mais nova ousadia do poder público vem de novo da Câmara, presidida pelo garotão mimado Rodrigo Maia, um típico classe média carioca com pose de rico. Uma licitação milionária está em curso para torrar uma grana gorda do erário, tudo para garantir a mordomia dos 513 privilegiados.

Uma bagatela de R$ 28,7 milhões por mês será gasta nos salários de mais 274 guardas civis que reforçarão a segurança dos senhores deputados. E quem pensar que os parlamentares mais exigentes com a segurança pessoal são os do centrão ou da direita, estará muito enganado.

Quem mais usou o dinheiro do povo para ter um jagunço particular foram as deputadas rebeldes e revolucionárias Maria do Rosário, do PT, e Sâmia Bonfim, do Psol. O Tricunal de Contas da União está investigando a queima de dinheiro público na fogueira de vaidades da Câmara Federal.

       



16/05/2019
Primeira lista da Argentina pra Copa América

O técnico da seleção de futebol da Argentina, Lionel Scaloni, divulgou hoje uma lista preliminar com 36 jogadores para a disputa da Copa América que se disputará no Brasil de 14 de junho a 7 de julho.

Tendo a dupla de atacantes Lionel Messi (Barcelona) e Sergio  Agüero (Manchester City) como referências e o defensor Leonardo Sigali, do Racing, como a principal surpresa, o treinador incluiu cinco goleiros nesta primeira convocação.

São onze zagueiros, quatorze meio-campistas e seis atacantes. Desses todos, treze serão cortados e não viajarão ao Brasil para disputar a 46ª edição da tradicional Copa América, principal torneio de futebol do continente sulamericano.

       



16/05/2019
Doações prometidas não chegaram a Notre Dame

Até agora, a reconstrução da Catedral de Notre Dame, em Paris, está apenas nas promessas de doações milionárias feitas logo após o fogo destruir parte dos seus 856 anos de história.

É que os 850 milhões de euros das doações anunciadas por todo o mundo, naquele momento de estupefação planetária, não foram recibidos ainda pelas fundações gestoras das coletas, segundo declarações do ministro da Cultura da França, Frank Riester.

"É cedo demais para concluir que temos dinheiro suficiente para a restauração. Pode ser que haja uma diferença entre as promesas de doação e o pagamento dos donativos", disse Riester durate uma visita, hoje, à catedral, que ainda está fechada ao público.

       



16/05/2019
Paulo Autuori sacode o futebol da Colômbia

Uma grande controvérsia na Liga Águila, o campeonato de futebol da Colômbia, que vive a sua fase de um quadrangular finalista, surgiu por causa  da agenda apertada do certame, onde vários clubes serão afetados pela participação em torneios internacionais nas próximas duas semanas e pela convocação de jogadores importantes para a Copa. América.

E embora o modelo de tabela resgatando os quadrangulares tenha sido aceito pelos diretores dos clubes colombianos, em reunião no mês de dezembro de 2018, os diferentes problemas que os clubes tiveram desencadearam um grande desconforto, especialmente nos treinadores.

E entre os técnicos se destaca o brasileiro Paulo Autuori, que usou da sua capacidade de eloquência para liderar os protestos à federação local, Acolfutpro (Associação Colombiana de Futebol Profissional), questionando a entidade e seu presidente pelas condições que isso representa para os jogadores e os problemas que geram nas equipes.

"Estão matando os jogadores de futebol e o próprio futebol, porque não há tempo para os atletas se recuperarem entre os jogos", disse o brasileiro que comanda o Atlético Nacional, preocupado com o imprensado de datas entre as finais da Liga Águila, que culminará em 12 de junho, e o início da Copa América, que larga em 14 de junho no Brasil.


A imprensa colombiana legitimou as críticas de Autuori fazendo alusão à declaração do alemão Jurgen Klopp, técnico do Liverpool, que no meio da maratona de jogos do time inglês: 
"Não é um bom planejamento. Se não tratarmos melhor nossos jogadores, poderemos matar este maravilhoso esporte".

       



16/05/2019
O day after da passeata #LulaLivre

O País foi sacudido ontem pela maior manifestação cívica da sua história. A quantidade de gente (as úteis e as inúteis) chegou a superar, dizem os estatísticos do Dieese e os analistas do Datafolha, as multidões que foram às ruas quando a seleção brasileira conquistou o tricampeonato no México, em 1970.

Hoje cedo, depois das vigílias da população ordeira e ordenhada, que amanheceu o dia ocupando as ruas das cidades brasileiras, o Congresso Nacional foi convocado em regime de urgência para votar um processo de impeachment do presidente Jair Bolsonaro, assinado pelos intelectuais Guilherme Boulos e Maria do Rosário.

No Superior Tribunal Federal, o ministro Gilmar Mendes, que estava atuando no plantão da alta corte, concedeu no começo da manhã uma liminar em favor de um pedido de liberdade para o presidiário Luiz Inácio, que desde ontem esteve recebendo na cela da PF em Curitiba representantes diplomáticos de nações caribenhas e africanas, além da Coreia do Norte.

Uma comissão de 20% da Câmara dos Deputados irá até à carceragem na capital paranaense conduzir o grande líder do mensalão para os braços da militância, que está ocupando a Avenida Paulista desde as primeiras horas de ontem. A jornalista Mônica Bérgamo calcula que há nesse momento cinco milhões de petistas aguardando a chegada de Lula.

Enquanto isso, o Partido dos Trabalhadores já entrou com um mandado de segurança no Tribunal Superior Eleitoral solicitando que assim que seja confirmado o afastamento de Bolsonaro, a justiça eleitoral convoque o professor Fernando Haddad, candidato que foi segundo colocado nas eleições de 2018, a tomar posse como mandatário da Nação. Haddad aguarda o desfecho num acampamento do MST nos jardins da Esplanada dos Ministérios.

Para evitar conflitos e divergências com os militares do governo Bolsonaro, a deputada Gleisi Hoffmann, presidente do PT, vai se reunir à tarde com os principais generais e propor que o vice Hamilton Mourão siga no cargo ao lado de Haddad. Ela levará para a conversa o general da Venezuela Gustavo González López, que dirige o setor de inteligência das Forças Armadas Bolivarianas.

Já a ex-presidente Dilma Rousseff, que deverá ser nomeada ministra da Educação no novo governo Haddad, numa inversão de papeis como gentileza revolucionária, anunciará ainda hoje a destinação de 50% dos recursos do pré-sal para as universidades federais, que passarão a ter soberania e não mais precisar seguir as leis brasileiras e tão somente um estatuto especial a ser elaborado por uma comissão de notáveis formada por Márcia Tiburi, Zé de Abreu, Miriam Leitão, Marcelo D2, Preta Gil, Chico Pinheiro, Daniela Mercury, Jean Wyllys, Talíria Petrone, Fábio Assunção, Jandira Feghali e a Viúva de Marielle que eu não sei o nome.

       



15/05/2019
Fake news em Noviorque

Os jornalões de Pindorama estão de peito e pauta estufados, orgulhosos de não estarem sozinhos no submundo do jornalismo extremo. 

Descobriram que até o The New York Times pratica fake news. A tal reportagem das tropas com 120 mil soldados americanos invadindo o Irã foi demais. Nem a Folha seria tão criativa.

       



15/05/2019
Entidade de juízes saem em defesa de Sergio Moro

A União Nacional dos Juízes Federais do Brasil, que representa juízes de 1º grau, classificou como "inconstitucional" a votação da última quinta-feira (9) da Medida Provisória 870, de reestruturação administrativa, que transferiu o Conselho de Controle das Atividades Financeiras (Coaf) do Ministério da Justiça para o da Economia.

"É inconstitucional a votação ocorrida no seio da comissão mista do Congresso Nacional e viola o processo legislativo, por vício de iniciativa de tramitação, considerando que o deslocamento do Coaf para o Ministério da Justiça já foi realizado e produz efeitos válidos e previstos na Constituição da República em razão do Decreto Presidencial 9.663 de 1º de Janeiro de 2019, que aprova o novo estatuto do Coaf, não cabendo ao Congresso Nacional sua revogação, alteração ou modificação, pois o referido decreto não se insere no processo legislativo, prevalecendo a independência do Poder Executivo para atos de gestão", disse a nota dos magistrados.

       



14/05/2019
Neymar quer Philippe Coutinho no PSG

O astro brasileiro do Paris Saint-Germain emitiu opinião aprovando a contratação do colega Coutinho, hoje no Barcelona, pelo time francês a partir da janela de mercado do próximo verão europeu.

As boas relações existentes entre os dos craques brasileiros facilitariam a transferência do meia do time campeão espanhol para o clube campeão francês, segundo reportagem do jornal esportivo 'LÉquipe'.

O agente de Coutinho é o iraniano Kia Joorabchian que já estaria buscando uma saída iminente para o seu jogador diante da mais que provável chegada ao Barceloa do craque do Atlético Madrid, Antoine Griezmann.

O possível reencontro com seu velho amigo Neymar no PSG já está ganhando força nas últimas horas por parte de dirigentes do clube francés e pelos próprios jornalistas brasileiros que cobrem o Barcelona e o PSG.

Coutinho trocou o Liverpool pelo Barcelona em janeiro de 2018 e não conseguiu conquistar a torcida catalã, em que pese ter sido contratação mais cara da história do clube azulgraná, ao custo de 160 milhões de euros.

       



14/05/2019
Greve é especialidade universitária

Nesta quarta-feira, 15, as universidades federais brasileiras irão fazer aquilo que melhor representa suas essência e prática ao longo das últimas décadas, desde a redemocratização ao final dos anos 1970: greve.

O novo motivo de mais uma paralização é para protestar contra os cortes de verbas feitos no MEC, onde o governo federal busca fechar mais uma torneira por onde vazaram bilhões do erário durante os últimos governos de FHC, Lula e Dilma.

Fazer greves se tornou na prática uma animada disciplina nas federais, principalmente nas áreas de Humanas, tudo planejado e comandado pelas tropas ideológicas da Andes, a entidade docente dominada por mestres em política partidária e marxismo.

Os setores de Humanas se tornaram centros de excelência parasitária.

       



13/05/2019
Morre mais uma livraria no Brasil

O Brasil segue perdendo livrarias e cinemas, que são substituídos por farmácias e igrejas evangélicas. Nos próximos dias, o Centro do Rio de Janeiro perderá a famosa Livraria Arlequim e seu grande acervo de obras de filosofia, história, literatura e artes.

Definida como "um ponto de encontro daqueles que gostam da boa música, de um bom almoço com os amigos ou de um bom livro", a Arlequim está localizada no Paço Imperial (Praça XV de Novembro, 48) e tem quase 25 anos de história. Além disso, o espaço vende CDs de gravadoras independentes brasileiras, jazz e clássicos de selos importados e nacionais e realizava apresentações de música e lançamentos de livros.

Segundo o jornal O Globo, até o fechamento definitivo do espaço, no próximo dia 18, os produtos comprados pela loja (que não são consignados) estão sendo vendidos em um saldão com descontos de até 80%.

Já em março, a Livraria Travessa precisou encerrar as atividades da unidade da Av. Rio branco, depois que o Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) pediu o prédio de volta, e no ano passado, o Centro do Rio também perdeu uma unidade da Livraria Cultura, na Rua Senador Santas.

       



1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20