BLOG DO ALEX MEDEIROS

21/06/2017
AL aprova contratação de agentes penitenciários

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) aprovou em sua reunião plenária da manhã desta terça-feira (20) o Projeto de Lei Complementar que dispõe sobre a criação de cargos de Agente Penitenciário Administrativo e Agente Penitenciário Especialista, integrantes do quadro de pessoal efetivo da secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (SEJUC). O Projeto objetiva o cumprimento de acordo celebrado entre o Executivo e o Ministério Público, pelo qual o Governo obrigou-se a enviar à deliberação parlamentar a criação dos cargos, com atribuições administrativas e de atenção ao preso.

"Aprovamos o Projeto porque sabemos da crise no sistema penitenciário onde há uma deficiência muito grande de recursos humanos. O relator da matéria, deputado Nélter Queiroz (PMDB) tinha feito um pedido para só apresentar seu relatório na próxima semana por solicitação da presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários, Vilma Batista que pretendia apresentar algumas ponderações. No entanto chegamos a um consenso para a votação, devido à urgência da matéria e as modificações podem ser apresentadas na tramitação em outras comissões", disse a deputada Márcia Maia (PSDB), presidente da CCJ.

Pelo projeto, aprovado quanto a sua constitucionalidade, ficam criados 60 cargos de Agente Penitenciário Administrativo e 40 cargos de Agente Penitenciário Especialista.

Das outras 14 matérias apreciadas pelos integrantes da Comissão, 13 foram aprovadas e uma foi considerada inconstitucional. A de autoria do deputado Nélter Queiroz que pretende introduzir o "Projeto Xadrez" nas escolas públicas do Estado. O deputado recorreu para que a matéria seja discutida no plenário da Assembleia Legislativa. "É muito importante a introdução do xadrez nas nossas escolas públicas. Na Paraíba já existe. Aquele Estado está muito na nossa frente. Vamos levar a matéria ao plenário para a decisão final", disse o deputado.

Participaram da reunião, onde também houve a distribuição de nove processos para os relatores, os deputados Márcia Maia, Nélter Queiroz, Larissa Rosado (PSB) e Dison Lisboa (PSB).





21/06/2017
Lula, o inocente

"Não acredito, porque espero que para ser preso no Brasil e em qualquer país do mundo, a pessoa deva ter cometido crime, delito, alguma coisa errada. No meu caso, eu até pedi outro dia que os procuradores da Lava Jato que cuidam das denúncias contra mim sejam exonerados, porque inventaram uma grande mentira, junto dos meios de comunicação, sobretudo a Globo, e agora se enrolaram na mentira".

De Luiz Inácio Lula da Silva numa entrevista para uma rádio do Amazonas.

PS - A Caixa refutou a declaração do advogado de Lula que dizia ser do banco o triplex do Guarujá. Em uma semana o juiz Sergio Moro anuncia a sentença sobre o pedido de prisão do petista feito pelos promotores da Lava Jato.





19/06/2017
Paris pode esperar

Muito provavelmente, não deve haver um outro lugar no mundo mais propício ou com melhor cenário para duas pessoas se conhecerem e se deixarem invadir do que Paris.

Quem já realizou passeio a dois na romântica capital francesa sabe muito bem do que estou falando. Paris talvez seja também a cidade mais utilizada como pano de fundo dos filmes de amor.

E é ela que está ali, dessa vez não como festa interminável saída das obras de Ernest Hemingway, mas como destino a talvez não ser cumprido ao fim da viagem, no filme "Paris Pode Esperar", primeiro longa de Eleanor Coppola, a mulher do diretor famoso que nem precisa citar o nome.

Durante sete horas de viagem entre Cannes e Paris, Anne (Diane Lane) e Jacques (Arnaud Viard) vão se conhecendo melhor. Começam falando de cinema e no decorrer da jornada surgem os assuntos triviais, do cotidiano.

E então Jacques fica sabendo das preferências musicais de Anne e dos seus sonhos. Acontece que na ficção a personagem também é esposa de diretor de cinema, e o seu companheiro de viagem é sócio do seu marido.

A estreia de Eleanor Coppola na direção de um longa de ficção obteve elogios da imprensa internacional, especialmente pelo vigor com que a senhora de 80 anos comanda o set e pelo brilho da atriz Diane Lane.

Se chegar em Natal, vale a pena correr numa sala qualquer das três redes de cinema, pegar a pipoca e ter uma boa companhia na poltrona do lado.

Clic no banner do filme (aqui no blog) e assista o trailer.





19/06/2017
Bob Dylan acusado de plágio

O cantor e compositor Bob Dylan, talvez individualmente o maior ícone pop do planeta, está sendo acusado de plágio em partes do seu discurso proferido dia 4 de junho para aceitar o prêmio Nobel de Literatura.

O artista teria supostamente utilizado vários fragmentos de frases postadas no site Sparknotes, especializado em resenhas sobre livros, segundo acusa uma jornalista americana em artigo na revista Slate.

A repórter Andrea Pitzer resolveu analisar o discurso de Dylan e percebeu nas citações sobre o romance Moby Dick (uma obra de referência para o autor de Like a Rolling Stone) que as palavras tinham incrível semelhança com uma sinopse do clássico de Herman Melville (1819-1891) publicada no site.

"Nas 78 frases do discurso dedicadas ao romance, uma inspeção rápida revela que quase duas dezenas delas se assemelham muito às linhas do que foi publicado no Sparknotes", afirmou a jornalista em sua matéria.

"E muitas compartilham frases chave como ‘o desejo de vingança de Ahab' que não aparecem em Moby Dick, apenas na sinopse", diz Andrea sugerindo que o poeta do Minnesota faz referência a uma citação do livro sem que esta estivesse lá.

A revista Slate expõe no artigo de Pitzer todas as frases, e destaca que Dylan entregou seu discurso à organização do Prêmio Nobel pouco antes de cumprir-se o prazo limite imposto, após ele ter recebido os US$ 923 mil da academia sueca.

A publicação americana gerenciada pelo mesmo grupo do jornal Washington Post diz ainda que Bob Dylan é conhecido por utilizar material de outras obras em suas canções.

"Dylan depende tanto da apropriação que investigar suas fontes se converteu numa indústria caseira. Durante mais de uma década, o escritor Scott Warmuth tem analisado as letras e crônicas do artista, descobrindo até coisas copiadas de uma publicidade turística de New Orleans", crava a Stlate.

Após não receber resposta de Dylan nem dos seus representantes, a revista recorreu à opinião de vários professores de literatura e intelectuais, que demonstraram avaliações disntintas.

Dois deles opinaram que o cantor plagiou o site SparkNotes, enquanto que outros não vêm problema em que se utilize porções de algumas frases pontuais de terceiros. EM TEMPO: apesar de pertencer ao grupo Washington Post, a revista Slate tem características de esquerda em seus textos sobre política e cultura.





19/06/2017
Flavio Rocha em defesa de Temer

Coube ao empresário potiguar Flavio Rocha formular ou sugerir a nova tese em defesa do presidente Michel Temer na delação dos irmãos Batista da JBS.

Em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, o homem da Riachuelo que Temer só conversou com Joesley na garagem do palácio porque o goiano exerce poder sobre quase todos os parlamentares do Congresso.

Flavio Rocha acha que por precisar dos deputados e senadores para aprovar as reformas, Temer teve que aceitar o encontro com o cara que mais influencia os políticos, até mais do que a Odebrecht.

O empresário natalense lembrou que segundo as investigações da PF e MPF, a construtora de Marcelo Odebrecht financiou 450 políticos, enquanto o abatedouro de Joesley patrocinou mais de 1.900.





19/06/2017
Coisa feia, doutor

"Ao meu ver, o deputado só tem duas alternativas: ou renuncia ou dá um tiro no ouvido". O lamentável comentário não cabe como análise criminal na boca de um integrante do Ministério Público.

Pois foi proferido recentemente em relação ao deputado estadual Ricardo Motta, investigado na operação Dama de Espadas que denunciou desvios de recursos na Assembleia Legislativa.





16/06/2017
Homenagens a Wilma de Faria na AL

A sexta-feira (16) foi de luto e tristeza para os parlamentares que compõem a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, com a morte da ex-governadora Wilma de Faria. Durante o dia, vários parlamentares prestaram homenagem à vereadora de Natal, que faleceu na noite da quinta-feira (15).

Durante o dia, vários parlamentares participaram do velório de Wilma de Faria na Catedral Metropolitana de Natal, entre eles a deputada Márcia Maia (PSDB), filha da ex-governadora. Para Márcia, Wilma deixou um exemplo para todos os potiguares.

"Ela deixa um legado, exemplo de determinação, trabalho, ousadia, idealismo e muita garra. Ela foi uma batalhadora em todas as fases da vida, como profissional na área de Educação, como mãe e como gestora. Sempre foi uma referência na minha vida e dos meus irmãos, netos e de todos os natalenses", disse a deputada.

O presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PSDB), também enalteceu o legado de Wilma de Faria, que, para ele, foi marcado pelo pioneirismo. "Wilma foi a cidadã potiguar que, por mérito, trabalho, garra coragem, determinação e espírito público, marcou sua trajetória política com raro ineditismo e ousadia", disse Ezequiel, que também demonstrou solidariedade à família da ex-governadora.

Os deputados José Adécio (DEM) e Souza Neto (PHS) também lamentaram a morte de Wilma de Faria e desejaram força aos familiares. "Particularmente, perdi uma amiga. Num momento tão difícil, de tanta dor para todos os que a admirarão para sempre, deixo meu abraço solidário aos familiares de Dona Wilma, principalmente à querida Márcia Maia, minha colega na Assembleia Legislativa", disse José Adécio. "Solidarizo-me com familiares e amigos da ex-governadora Wilma de Faria, em decorrência do seu falecimento. Que ela receba as bençãos divinas, depois de intensa vida terrena. Que descanse em paz", desejou Souza Neto.

As deputadas Cristiane Dantas (PCdoB) e Larissa Rosado (PSB) ressaltaram a abertura que Wilma de Faria deu para a entrada das mulheres na política. Ambas também prestaram as condolências aos familiares da ex-governadora. "Quero neste instante de perda me dirigir à minha colega Márcia Maia, a Cíntia, a Lauro, a Ana Cristina, a José Maurício, aos demais familiares, amigos e admiradores da guerreira Wilma de Faria. Que Deus possa acolhê-la no céu. Sua luta será sempre lembrada por todos nós", disse Larissa Rosado. "A partida da professora Wilma de Faria deixa uma lacuna sem precedentes na política e na área social do Rio Grande do Norte. O povo potiguar é testemunha do seu legado de pioneirismo. Um exemplo de mulher empoderada a ser seguido. Solidarizo-me com os filhos, netos, companheiro e amigos neste momento de pesar", disse Cristiane Dantas.

Para o deputado Vivaldo Costa (PROS), a morte de Wilma de Faria representou a partida de uma amiga. "Estou triste. O Rio Grande do Norte órfão. Wilma foi uma amiga que tive a alegria de caminhar e fazer política ao seu lado. Como deputado estávamos sempre juntos, fui seu auxiliar na prefeitura de Natal. Apresento meu abraço a seus filhos, netos, familiares. Estamos de luto com a partida da nossa Guerreira", disse o também ex-governador.

Também amigo de Wilma de Faria, o deputado Tomba Farias (PSB) disse que guardará consigo o exemplo "da política e mulher guerreira, a inspiração da coragem, ousadia e exemplo da gestora competente, que acreditava no seu povo e nele depositava a esperança para a construção de dias melhores".

Já o deputado Nelter Queiroz (PMDB), em nome de sua família, desejou conforto aos familiares de Wilma de Faria e enalteceu a trajetória política de Wilma de Faria.

"Mesmo em situações controversas, a Guerreira sempre se mostrava uma mulher corajosa, de temperamento e atitudes fortes, obstinada, carismática e sempre destemida. Tenho certeza que sua partida entristeceu todo o Rio Grande do Norte, independente de ideologias partidárias. Em nome de toda família Queiroz, transmito solidariedade aos familiares e amigos da professora Wilma. Que Deus a tenha recebido em bom lugar. Descanse em paz", disse o parlamentar.

Outros parlamentares que prestaram homenagem foram peemedebistas Hermano Morais e Gustavo Fernandes. Os dois também expressaram os sentimentos à família de Wilma de Faria e elogiaram a postura da política durante sua carreira.

"Que ela receba as bençãos de Deus e que descanse em paz. Aos amigos e familiares, deixo minha solidariedade, minhas palavras de conforto e meu reconhecimento à importância de Wilma de Faria para a história do Rio Grande do Norte, como uma das maiores líderes políticas do nosso estado", disse Gustavo Fernandes. "Wilma teve Uma trajetória destemida, ousada e vitoriosa que ficará guardada na memória de todos nós e marcada na história do Rio Grande do Norte. Seja como deputada federal, prefeita, governadora, vice-prefeita e/ou vereadora, Wilma de Faria prestou serviços relevantes ao nosso povo e, portanto, todo reconhecimento é justo e merecido", disse Hermano Morais.

Líder do Governo na Assembleia, o deputado Dison Lisboa se solidarizou com amigos e familiares de Wilma de Faria agradeceu a Dona Wilma, como se referiu o parlamentar.

"Expresso aqui minha gratidão, pela parceria, coragem e amor que Dona Wilma sempre dedicou, e por tudo que realizou ao nosso lado durante sua vida pública. A 'Guerreira do Povo Potiguar' detém uma honrosa e vitoriosa história no desenvolvimento nosso Rio Grande do Norte, e sempre será guardada na memória de todos nós", disse o parlamentar.

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte decretou luto oficial de três dias devido à morte de Wilma de Faria.





14/06/2017
R.I.P. Anita Pallenberg

A atriz e modelo ítalo-alemã Anita Pallenberg, musa da banda Rolling Stones quando namorada dos músicos Brian Jones e Keith Richards nas décadas de 60 e 70, faleceu aos 73 anos.

Sua morte foi confirmada hoje no Instagram pela atriz Stella Schnabel, filha do diretor de cinema Julian Schnabel. Nada foi dito sobre o motivo da morte e o local.

"Nunca encontrei uma mulher como você, Anita. Todos cantamos por ti, como você gostava. Vá em paz, minha mãe romana. Sempre estarás em meu coração", disse Stella no seu perfil, onde há uma foto de ambas navegando.

Nascida em Roma em 1944, Anita era filha do italiano Arnoldo Pallenberg e da alemã Paula Wiederhold, e começou a ficar conhecida depois de um romance com o artista italiano Mario Schifano. Se mudou para a Alemanha onde começou a carreira de modelo e lá conheceu os integrantes da banda Rolling Stones.

Teve um breve namoro com Brian Jones, o fundador dos Rolling Stones que faleceu aos 27 anos em 1969, e depois se apaixonou por Keith Richards, com quem teve três filhos.

Anita se tornou um ícone da moda ao acompanhar a banda em suas turnês pelo mundo, juntamente com a cantora e atriz inglesa Marianne Faithfull, então namorada de Mick Jagger. Os relatos sobre aqueles anos falam de muita farra, consumo de drogas e álcool, que produziram a frase-conceito dos Stones "sexo, drogas e rock n roll".

Antigos boatos sobre um caso de Pallenberg com Jagger durante as filmagens do filme "Performance", de 1970, provocaram atritos no grupo. As baladas regadas a drogas acabaram por afastá-la de Keith, tendo que submeter-se a um processo de desintoxicação para poder cuidar dos filhos.

Gravou duas dezenas de discos e estrelou alguns filmes, dentre eles o clássico "Barbarella", de 1967, com Jane Fonda. Na maturidade, tornou-se designer de moda. Dizia não ter medo da morte e que se surpreendia por ter chegado aos 70 anos: "Eu sempre acreditei que não chegaria aos 40", disse uma vez ao jornal italiano La Stampa.





13/06/2017
Desperdício: autonomia da UERN

A proposta de autonomia financeira da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) será discutida na Assembleia Legislativa durante audiência pública, nesta quarta-feira (14), às 14h. O debate é uma proposição da deputada Larissa Rosado (PSB) e, segundo ela, a autonomia possibilitaria à universidade condições de expandir e melhorar a qualidade do ensino, pesquisa e extensão.

"Isso é possível, desde que o aporte de recursos feito pelo Governo do Estado acompanhe o crescimento das receitas. Com os devidos recursos financeiros para desenvolver as suas ações, a UERN pode contribuir de forma decisiva para as soluções dos graves problemas que assolam o RN, com atenção estratégica para os setores educacional, saúde, segurança e desenvolvimento econômico e social", justifica Larissa.

A autonomia financeira da UERN é almejada há anos pela comunidade acadêmica da instituição. Em 2013, a Pró-reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças (Proplan) da UERN recebeu um documento de um grupo de docentes no objetivo de viabilizar o projeto e, a partir desta proposta, iniciou um processo de avaliação e estudo de conhecimento da realidade e necessidades da instituição, a fim de que a autonomia financeira pudesse ser construída em bases sólidas e sustentáveis.

"Para nós, que estamos envolvidos na luta por esta conquista, a autonomia financeira representa uma vitória da educação pública e gratuita. Com essa medida, a UERN poderá, internamente, eleger as prioridades de investimento, custeio e manutenção de suas atividades, possibilitando a otimização dos recursos em função do seu planejamento acadêmico", explica a deputada.

NdaR: a audiência na AL vai discutir uma agressão ao bom senso e à sanidade financeira de um estado pobre. Há muito que o Governo do RN deveria fechar a torneira dos gastos exorbitantes com a UERN. Não é admissível que um estado pobre assuma responsabilidades sobre o ensino superior, um dever constitucional da União. São apenas duas as melhores saídas para a UERN: federalizar ou privatizar.





09/06/2017
Ezequiel quer carros frigoríficos em matadouros públicos

Na maioria dos munícipios do interior do Rio Grande do Norte é notório que o transporte de carnes abatidas necessita passar por mudanças. Atualmente o transporte é feito em veículos abertos, ficando o produto exposto ao ambiente externo e sem qualquer tipo de higiene e cuidados básicos. Preocupado com a segurança alimentar no RN, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB) está solicitando ao Governo do Estado a aquisição de veículos utilitários adaptados com câmaras frigoríficas para o transporte dos animais abatidos nas regiões Agreste, Trairi, Mato Grande, Central, Salineira e Grande Natal.

"Sabemos que o transporte de animais para o estabelecimento de abate caracteriza-se como a primeira etapa do abate, com efeitos significativos na qualidade da carne. Diversos países e seus consumidores exigem, através de regulamentos legais, que parâmetros de bem estar animal sejam considerados no manejo, tanto durante a produção, quanto no abate e comercialização do produto", justifica o deputado Ezequiel, presidente da Assembleia Legislativa.

Pela solicitação encaminhada ao governador Robinson Faria (PSD) e à diretora geral da EMATER, Cátia Lopes, estão incluídos na relação da região Agreste os municípios de Boa Saúde, Bom Jesus, Canguaretama, Espírito Santo, Lagoa D'Anta, Lagoa de Pedras, Monte Alegre, Nova Cruz, Santo Antônio, São José de Campestre e Serra de São Bento.

O deputado Ezequiel também requereu o benefício para municípios das regiões Trairi, Mato Grande, Salineira, Central e Grande Natal. No Trairi os equipamentos são solicitados para Campo Redondo, Coronel Ezequiel, Jaçanã e Santa Cruz.

No Mato Grande o requerimento contempla João Câmara, Poço Branco, Pureza e Touros. Na região Salineira os carros são destinados para Areia Branca, Macau e Pedra Grande.

Afonso Bezerra, Caiçara do Rio do Vento, Angicos, Santana do Matos e Lajes

são os municípios da Região Central a serem beneficiados. .Na região Metropolitana os carros foram solicitados para Ceará-Mirim, Extremoz, Macaíba, Nísia Floresta e Maxaranguape.





1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92