BLOG DO ALEX MEDEIROS



21/08/2016
Simples assim

Alienado é aquele que não percebe ou não aceita o cotidiano das nações como um fato consequente da vida política.





21/08/2016
Prefeito escapa hoje

Termina neste domingo o prazo para que algum partido, agente político ou mesmo um cidadão comum (pode ser ação popular) questione a Justiça Estadual sobre a suspensão do processo contra o prefeito Carlos Eduardo (PDT), cujas contas foram reprovadas pela Câmara Municipal de Natal.

Em tempo: Recentemente, o Superior Tribunal Federal sentenciou que os processos de cassação de prefeitos por suposta improbidade só podem ser executados pelo legislativo municipal e não pelos tribunais de contas ou Ministério Público.





19/08/2016
O sumiço do broche

Enquanto aguarda ansioso o afastamento definitivo de Dilma Rousseff, o presidente Michel Temer segue sofrendo pressão política e até ensaios de sabotagem, como ocorreu com o broche de ouro com 21 brilhantes que ornamenta a faixa presidencial.

Depois de ter sumido e provocado uma investigação da Polícia Federal, que chegou a interditar o gabinete do chefe do Cerimonial, o luxuoso objeto foi encontrado todo cheio de poeira debaixo de um armário na sede do governo.

A PF colheu as digitais de todo mundo, até do próprio faxineiro que achou a jóia quando varria o local. Os comentários em Brasília são de que o broche foi colocado ali por quem roubou, assustado com a sindicância, ou foi safadeza de algum vassalo da ex-presidente petista.





19/08/2016
AL concede título ao juiz Ivan Lira Carvalho

O juiz federal Ivan Lira de Carvalho é o mais novo cidadão norte-rio-grandense. A honraria foi entregue na manhã desta sexta-feira (19), durante sessão solene com o plenário e galerias da Assembleia Legislativa lotados. Autoridades políticas e do meio judiciário prestigiaram a homenagem. O deputado Hermano Morais (PMDB) foi o autor da proposição e destacou a contribuição de Ivan Lira numa vida dedicada ao Direito.

 

O presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB) destacou as qualidades do juiz Ivan Lira: "O homenageado é um cidadão do mundo, profícuo fazedor de laços locais, querido e respeitado no seu meio profissional, como professor universitário, homem de família, religioso e é um amigo que cultiva a amizade com excelência. O amor e entrega ao trabalho, aos amigos, as pequenas coisas do dia-a-dia ficaram claras no discurso do homenageado à terra que lhe acolhe como cidadão", ressaltou Ezequiel Ferreira, ao saudar o novo cidadão norte-rio-grandense e informar da publicação do discurso proferido na sessão solene para que as futuras gerações possam ler e tirar ensinamentos de um apaixonado pelo que faz.

 

Hermano Morais destacou: "Ivan Lira tem uma vida marcada pela dedicação à família, aos amigos e ao Direito. Seja na academia ou no ofício do magistrado, conquistou a admiração e inspirou toda uma geração de aprendizes e profissionais". O parlamentar ressaltou que o homenageado edificou a sua trajetória em muitos anos de aperfeiçoamento.

 

Natural de Alagoa Grande, no vizinho Estado da Paraíba, Ivan Lira passou a infância e adolescência em Cuité e chegou ao RN para concluir os estudos secundários no Colégio Atheneu. Cursou Direito na UFRN, concluindo em 1980 e em seguida se especializando em Direito do Trabalho, Direito Civil e Direito Penal. Exerceu as funções públicas de promotor de justiça, juiz substituto, juiz federal, diretor do foro, juiz do TRE, desembargador federal, professor universitário, entre outras.

HOMENAGEADO

Em seu pronunciamento, o juiz Ivan Lira historiou de forma poética e emocionada os lugares em que morou por força de sua atividade profissional. Afirmou que ambos os Estados, Paraíba e Rio Grande do Norte, lhe dão cidadania de origem e de adoção. Enalteceu as características e a cultura local de cada município. "Sou muito agradecido a Assembleia. Em especial ao deputado Hermano Morais. Se algum mérito os senhores viram na minha pessoa, decerto decorre da minha tentativa de acertar, da minha insistência em servir, da tentativa de não decepcionar aos que confiam na minha tarefa", afirmou o juiz. Ivan Lira fez um agradecimento aos colegas e auxiliares e especialmente à sua família. "Sou agora, em repetição parafraseada, potiguar por afeto e por decreto e continuo sendo por isso mesmo, feliz".





17/08/2016
Povo indiferente em Natal

De acordo com a mais recente pesquisa eleitoral do instituto Consult, o jogo sucessório em Natal está mais do que zerado e aberto para todas as possibilidades, inclusive a reeleição do atual prefeito Carlos Eduardo (PDT).

O alto índice de indiferença do povo com as candidaturas, como mostra a aferição espontânea, é o retrato da ausência de confiança popular diante dos nomes lançados. Se em 45 dias a comunicação dos opositores não conseguir formar um discurso e uma imagem, o prefeito terá a si mesmo como maior adversário.





17/08/2016
Pra frente, Brasil

E as Forças Armadas estão salvando o Brasil de um fracassso maior nas Olimpíadas do Rio de Janeiro. Com o ouro inédito no boxe ontem, com o sargento Robson Conceição, agora são 9 medalhas oriundas dos quartéis entre as 11 já conquistadas pelos atletas brasileiros.





17/08/2016
Síndrome de Zico

Podem chamar a jogadora Marta de Zica. Além de jogar muita bola como o galinho do Flamengo, a moça também se assemelha no azar das disputas em grandes torneios, como Copa do Mundo e Olimpíadas.

Ontem, mais uma vez, a geração Marta ficou pelo caminho na tentativa de uma grande glória para a seleção verde e amarela. Diante do ferrolho sueco, o time foi desclassificado e vai se contentar com a disputa de bronze.

Aliás, ontem foi dia de maracanazzo à tarde e maracanazitto à noite. A derrota do vôlei feminino para a China foi a dor que doeu mais no coração torcedor dos brasileiros.





17/08/2016
Fuga de Miami

Quem deu a notícia foi o decano do jornalismo paulista, Gilberto Di Pierro: os brasileiros que adquiriram imóveis na Flórida desde 2009 estão tratando de se desfazer do conforto em terras gringas.

Apartamentos e casas estão sendo vendidas em virtude da alta do dólar, que desde então saltou de R$ 1,80 para R$ 3,15. A turma que virou moradora de Miami em módicas prestações não está dando conta de ganhar real para quitar o luxo em dólar.





17/08/2016
José Dias diz que eleição será atípica

As mudanças da legislação eleitoral e o resultado das urnas nas próximas eleições, que podem revelar um quadro atípico diante das novas regras impostas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foram tema do pronunciamento do deputado José Dias (PSDB) na sessão plenária desta quarta-feira (18). O parlamentar afirmou que o eleitor precisa estar atento e escolher com critério os seus representantes.

"Estamos vivendo um processo eleitoral absolutamente atípico, classificado pelo próprio presidente do Tribunal Superior Eleitoral como uma experiência que mostra o que o País vai passar. O que nós temos que fazer é não apenas torcermos, mas darmos a nossa contribuição para que essa experiência - que não deixa de ser difícil e até traumática para os agentes políticos e candidatos envolvidos nesta eleição - propicie um resultado que nós possamos receber como favorável para o povo brasileiro", afirmou o deputado.

José Dias se referiu às novas regras, que trouxeram mais rigidez e severidade ao processo eleitoral. Na sua avaliação "limitaram de forma acentuada e dramática a possibilidade de gastos dos candidatos". O parlamentar disse que o fato não traz necessariamente a certeza de que as soluções serão positivas, mas pode ser uma oportunidade de melhoria para a vida política e a democracia do País.

O parlamentar também fez um alerta aos eleitores para que estejam conscientes e bem informados na hora de escolher os seus representantes: "Um candidato que se elege dentro de um sistema de troca de favores não está preparado sob o ponto de vista moral e psicológico para ser um grande representante. Está preparado aquele que recebe do povo o voto digno, honesto, decente, cívico, porque será o grande fiscal da sua consciência", afirmou.





1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71