BLOG DO ALEX MEDEIROS

10/06/2016
E viva o São Futebol

Só pode ser coisa dos deuses da bola.

Agradeço a eles pela graça de ter a Eurocopa e a Copa América preenchendo os dias de junho com muito futebol na TV.

O suficiente para evitar que eu tenha que aguentar a breguice das festas juninas.





09/06/2016
O mundo só fala nos 7 x 1

O mundo esportivo está perplexo. Não se fala noutra coisa na imprensa internacional, como se pode ver nas capas dos jornais mais importantes da Terra (foto).

Especialistas e fanáticos se confundem numa mesma análise intempestiva e puramente metafísica. Todos achando que foi mais um capricho dos deuses do futebol, já que seria humanamente improvável um feito de tal envergadura.

Na noite de ontem, 8 de junho, o planeta inteiro assistiu a um espetáculo quase impossível que provavelmente não se repetirá neste século XXI, quiçá nos próximos.

Em partida oficial pela Copa América, disputada nos EUA, a seleção do Brasil aplicou uma inapelável goleada por 7 a 1 no poderoso scratch do Haiti, algo inusitado para uma equipe considerada a pior e mais vexaminosa em toda a história das copas do mundo da FIFA.

A imensa torcida haitiana presente ao estádio Citrus Bowl, em Orlando, na Flórida, ficou estupefata e inerte nas arquibancadas, a maioria com os olhos marejados e alguns sem conter o choro compulsivo.

No gramado, os derrotados jogadores buscavam um motivo, um argumento para explicar tão vergonhoso resultado. Um zagueiro, que chegou a desistir de bater um pênalti por causa do nervosismo, declarou chorando que "A pressão é muito grande para ganhar. Eu me entrego e a descarga foi por isso".

O técnico do Haiti assumiu a culpa e até tentou contextualizar: "A responsabilidade pelo resultado catastrófico é minha, mas vamos ter uma sequência de vida normal porque a vida não acaba com essa derrota".

O narrador mais popular de Porto Príncipe, Gavión Buenas, líder da audiência no poderoso canal Télévision Nationale d'Haïti, disse "É o maior branco sofrido por uma seleção em um jogo de copa entre equipes fortes".  

Já o ex-artilheiro da seleção hatiana, Big House, hoje comentarista do mesmo canal, foi contundente antes mesmo do jogo terminar: "Eles têm mais time que a gente, eles jogam melhor que a gente. Taticamente, eles estão mais postados em campo". E meteu a bomba: "Nós temos um bando de pessoas correndo dentro de campo, nós não temos um time".

Outro ex-craque do Haiti, o baixinho Robério, afirmou que seu sentimento é de revolta e detonou os cartolas do país. "Estou há quatro anos pregando no deserto sobre os problemas da Confederação Haitiana de Futebol, uma instituição corrupta gerindo um patrimônio de altíssimo valor de mercado, usando nosso hino, nossa bandeira, nossas cores e, o mais importante, nosso material humano, nossos jogadores".

Pela sua página do Twitter, o presidente do Haiti, Jocedilmo Roussert, postou o seguinte: "Assim como todos os haitianos, estou muito, muito triste com a derrota. Sinto imensamente por todos nós, torcedores, e pelos nossos jogadores. Mas, não vamos nos deixar alquebrar. Haiti, levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima".

Correspondentes internacionais em Porto Príncipe já especulam que o chefe de Estado poderá sofrer impeachment brevemente.





08/06/2016
Hillary vence a Super-Terça

A ex-secretária de Estado Hillary Clinton foi proclamada ontem, após as votações da "Super-Terça", principal momento político americano antes das convenções partidárias que escolhem os candidatos a presidente do país, a candidata oficial do Partido Democrata ao posto maior da Casa Branca.

"Pela primeira vez em nossa história, uma mulher será candidata presidencial por um dos maiores partidos políticos dos EUA", disse Hillary diante dos seus eleitores que a acompanharam na visita ao distrito nova-iorquino do Brooklyn. "Graças a vocês, alcançamos o rito histórico", disse referindo-se ao número mínimo de delegados (2.383) necessários para garantir a indicação partidária.

A confirmação oficial da candidatura presidencial se dará na convenção democrata a ser realizada na Filadélfia, entre 25 e 28 de julho próximo. No seu discurso ontem, Hillary declarou que sua vitória é fruto "de gerações" que lutaram em favor das ideias progressistas nos EUA, e destacou a ação essencial das mulheres.

Nas primárias democratas da "Super-Terça", votaram os eleitores de Nova Jersey, Dakota do Norte, Dakota do Sul, Nova México, Montana e a Califórnia. Ela aproveitou para felicitar o rival interno Bernie Sanders pela "extraordinária campanha". E afirmou: "Sabemos que somos mais fortes unidos".

Apesar da vitória de Hillary nas primárias, Bernie Sanders não quis reconhecer a derrota e anunciou durante comício em Santa Mônica, na Califórnia, que prosseguirá com sua campanha até o dia da convenção, lutando pela indicação do partido. "Vamos lutar duramente para ganhar as primárias de Washington", disse.

Por sua vez, o presidente Barack Obama parabenizou Hillary Clinton por "uma inspiradora campanha" e agradeceu ao oponente Bernie Sanders por haver motivado milhões de americanos. Hillary se autoproclamou candidata e agora só manterá o foco na direção de Donald Trump, o virtual candidato do Partido Republicano que está incendiando as massas.





08/06/2016
A vida não desiste

Nasceu em Lisboa uma criança cuja mãe, de 37 anos, estava em coma, já com morte cerebral há 15 semanas, um dos maiores períodos de sobrevivência de um bebê nesta situação já registrado no mundo e o maior em toda a história de Portugal.

Segundo a imprensa lusa, o menino nasceu por meio de uma cesárea e pesando 2,350 quilos. A morte cerebral da mãe foi declarada em 20 de fevereiro, após sofrer uma hemorragia intracerebral. Com a permissão da família e a aprovação legal da comissão de ética médica, a equipe do hospital decidiu prosseguir com a gestação.





08/06/2016
Olho no Nordeste

Michel Temer pretende investir o quanto puder na seara de Lula, o Nordeste, região sob forte influência dos programas assistencialistas do PT. Para anunciar a renegociação das dívidas de pequenos agricultores nordestinos, o presidente decidiu montar barraca em Alagoas, em acordo com Renan Calheiros. Depois, vai visitar as obras de Transposição do Rio São Francisco, de preferência com muitos governadores da região.





08/06/2016
Fogo íntimo

Há uma coisa tão perigosa e de efeito destrutivo quanto a violência doméstica: a chantagem doméstica. E quando o elemento político se mistura às questões íntimas, aí as consequências serão devastadoras.





07/06/2016
Sarney e a cultura nacional

Aos 86 anos, José Sarney ainda tem tempo para um próximo livro.

Depois da ira de Janot contra ele, sugerindo sua prisão, o político que na mocidade se especializou em Fernando Pessoa e assinava reportagens de jornal com o pseudônimo "Zé da Ilha", bem que poderia escrever um romance autobiográfico inserido na história contemporânea do Brasil, desde Getúlio até Dilma.

Sugiro o título "Tornozeleiras de Fogo". Tudo a ver.





07/06/2016
A dualidade de Janot

Claro que José Sarney, Renan Calheiros e Romero Jucá merecem ser presos. Desde os anos 1980. São partes da engrenagem escrota do PMDB que corrói o poder público brasileiro desde o advento das famigeradas Diretas Já.

Não à toa, quando o partido se aliou ao PT foi formada a maior aliança entre quadrilhas desde o encontro na prisão entre os terroristas de esquerda dos anos 1960 e os bandidos comuns que depois formariam o Comando Vermelho no Rio de Janeiro.

Ao ler as notícias de hoje sobre o pedido de prisão do trio peemedebista, feito pelo procurador-geral da República Rodrigo Janot, veio a curiosidade e uma indagação: por que não pedir também a prisão de Lula? Afinal, o chefão do PT oferece os mesmos motivos do pedido contra os três.

Ora, se as falas nas gravações de Sergio Machado apontam intenções claras de Sarney, Renan e Jucá em atrapalhar as investigações da Lava Jato, também a fala na delação de Delcício do Amaral confirma a trama de Lula em frear o processo comandado pelo juiz Sergio Moro.

Aliás, Lula é o único caso em que um esquema premeditado no próprio Palácio do Planalto para protegê-lo da Lava Jato foi desmascarado por telefonemas gravados. Ou Janot já esqueceu do episódio do Bessias, o garaxué que Dilma Rousseff enviou a São Bernardo com um termo de posse prévio para Lula "assinar se for preciso"?

É estranho o cheiro de blindagem em torno de Lula, tanto na PGJ quanto no STF. Será que os doutos senhores das duas instituições acusaram o recado quando o chefe petista os chamou respectivamente de "ingrato" e "acovardados"? Qual o real motivo do aparente fascínio que o X-9 das greves exerce sobre todos?

Por que Rodrigo Janot não tem motivo ou coragem para mandar prender Lula, como faz agora, em boa hora, com Sarney, Renan e Jucá? Hein? 





07/06/2016
Repasse do TJ ao Governo aprovado nas comissões

Em reunião conjunta presidida pelo deputado Tomba Farias (PSB), que contou com a presença de nove deputados, as Comissões de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), Finanças e Fiscalização (CFF) e de Administração, Serviços Públicos e Trabalho (CASPT) aprovaram na tarde desta terça-feira (7) o Projeto de Lei que autoriza o Tribunal de Justiça (TJ) realizar operações orçamentárias e financeiras com o Poder Executivo, cedendo R$ 20 milhões para o Fundo Penitenciário do Estado (FUNPERN).

"A matéria foi aprovada com a inclusão de três emendas aprovadas na CCJ. Agora a matéria está pronta para ir ao plenário para a votação final. O grande desafio do sistema penitenciário do Estado é a falta de vagas para prender os criminosos de alta periculosidade, construindo um presídio com 600 vagas", disse o deputado Tomba Farias ao final da reunião.

As emendas foram encartadas pelo deputado Galeno Torquato (PSD), relator na CCJ, sendo duas de sua autoria e uma sugerida pelo próprio Tribunal de Justiça.

O TJ modificou o artigo 4º do Projeto estabelecendo que as despesas decorrentes da execução correrão à conta dos recursos consignados no orçamento do Poder Judiciário do Estado, ficando o Poder Executivo autorizado a abrir crédito especial até o valor respectivo no Programa de Trabalho do Tribunal de Justiça.

Em uma de suas emendas, Galeno Torquato aumentou o número de 20 para 36 parcelas para a devolução dos recursos, devidamente corrigidas pelo Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

"Também colocamos uma emenda para a recomposição creditícia do principal atualizado. Fica o Banco do Brasil autorizado a debitar na conta corrente mantida em sua agência, a ser indicado no Termo de Recomposição Creditícia, onde são efetuados os créditos dos recursos do Estado, ou, na falta de recursos suficientes nessa conta, os montantes necessários à devolução das parcelas firmadas, ressalvados todos os recursos e receitas vinculados, bem como aqueles insuscetíveis de gerência discricionária pelo Poder Executivo", disse Galeno.

No relatório da CFF, o deputado George Soares (PR) colocou uma emenda destinando R$ 3 milhões para a construção de Associações de Proteção e Amparo ao Condenado (APACs), que não foi aprovada.

Os deputados das comissões destacaram que a intenção de George era muito importante, mas devido a urgência e a situação financeira do Estado, a retirada de R$ 3 milhões ia dificultar a construção do presídio. Eles se comprometeram em apresentar emendas ao orçamento do próximo ano para a construção dessas unidades.

No relatório da deputada Cristiane Dantas (PCdoB), na Comissão de Administração, Serviços Públicos e Trabalho, não houve modificação ao que foi aprovado na CCJ.

Participaram da reunião os deputados Tomba Farias, Carlos Augusto (PSD), Galeno Torquato, Jacó Jácome (PSD), Márcia Maia (PSDB), Dison Lisboa (PSD), Cristiane Dantas, José Dias (PSDB) e George Soares.





06/06/2016
Top Ten da Bola de Ouro UEFA

Encerrada a temporada dos campeonatos de clubes na Europa, as atenções da mídia do velho continente se voltam totalmente para a Eurocopa, que começa na sexta-feira.

Mas outro assunto que não sai das resenhas jornalísticas é a escolha do craque do período, aquele que receberá da UEFA o almejado troféu da Bola de Ouro. Numa lista de 10 nomes criada por especialistas, o uruguaio Luís Suarez lidera (ele já ganhou a Chuteira de Ouro de artilheiro do ano).

Veja abaixo a relação dos 10 candidatos a Golden Ball, mas lembrando que os estrangeiros, principalmente os latinos, poderão ser prejudicados, pois não jogarão nas seleções da Eurocopa.

1. Luís Suarez (Barcelona)
2. Lionel Messi (Barcelona)
3. Ronaldo (Real Madrid)
4. Mahrez (Leicester)
5. Paulo Dybala (Juventus)
6. Iniesta (Barcelona)
7. Ibrahimovic (PSG)
8. Lewandowski (Bayern Munique)
9. Griezmann (Atletico Madrid)
10. Higuain (Nápoli)





1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71