BLOG DO ALEX MEDEIROS

28/05/2016
Condenados os militares da Operação Condor

Chegou ao fim na Argentina a novela do julgamento dos envolvidos na Operação Condor, que levou 16 anos de investigação sobre crimes contra a humanidade praticados por integrantes do regime militar platino e que teve extensão nos demais países da América do Sul, inclusive o Brasil.

Os três juízes do Tribunal Federal que instruiram a causa sentenciaram, no total, 15 condenações e duas absolvições. Três dos 17 imputados foram condenados a 25 anos de prisão: o general Santiago Omar Riveros, o espião Miguel Angel Murci e o uruguaio Manuel Cordero.

A 20 anos de reclusão foram sentenciados o último representante da Junta Militar, Reynaldo Bignone (1982-1983) e o coronel Rodolfo Feroglio. E o ex-chefe de Regimento Patrícios Humberto Lobaiza foi condenado a 18 anos de cárcere.

A Operaão Condor teria perseguido e eliminado pessoas de oposição não apenas na Argentina, mas também no Uruguai, Bolívia, Chile, Paraguai e Brasil. No livro do advogado e jornalista potiguar Augusto Ariston, "Forças Ocultas", assim como no do jornalista carioca Carlos Heitor Conym, "O Beijo da Morte", é defendida a tese de que os brasileiros João Goulart, Juscelino Kubkubitschek e Carlos Lacerda foram assassinados pelos agentes da Condor.





28/05/2016
Sábado de grand finale

A cidade italiana de Milão está em festa desde o meio da semana quando os primeiros turistas começaram a chegar para viver o clima da final da Champions League entre Real Madrid e Atlético de Madrid. Os espanhois invadiram ontem, com maioria esmagadora da torcida blanca.

Milhões de pessoas nos cinco continentes acompanharão a decisão que há muito ganhou status de mega espetáculo. No Brasil, milhares se reunirão em bares e até em salas de cinema para acompanhar o jogo. Não há um só ingresso restante que não custe menos de 2 mil euros.

Milão virou a capital mundial do futebol com o mundo todo voltado para lá. Os privilegiados que estarão no clássico estádio San Siro terão um clima de Superbowl antes do pontapé inicial. Um show do tenor italiano Andrea Bocelli e da cantora americana Alicia Keys.





28/05/2016
Em busca da ditadura perdida

"A esquerda corre em busca da ditadura perdida para escapar dos dilemas do presente. Numa ponta, o regime cubano anuncia a legalização de empresas que empregam trabalho assalariado e aposenta o tabu mais sagrado, explicando que "a propriedade privada em certos meios de produção contribui para a eficiência econômica".

Na outra, sob o "socialismo bolivariano", a Venezuela desce rumo ao caos, ilustrando as implicações extremas do lulopetismo e do kirchnerismo. Mas os espantalhos de 1964 e da "guerra suja" desviam os olhares, adiando o encontro com a realidade.

É uma pena. Brasil e Argentina precisam da voz de uma esquerda lúcida, curada da maldição do sonambulismo".

De Demétrio Magnoli, na Folha. Leia a íntegra aqui http://goo.gl/pwTd8M





Veja o video:

27/05/2016
O VT mais racista do ano

A marca chinesa de detergentes em pó Qiaobi, que produz também pastilhas de uso específico para máquinas de lavar, acaba de lançar um novo filme publicitário para mostrar que seus produtos deixam tudo mais branco.

Só que a peça de TV sujou o ambiente com sua mensagem de um racismo do mais puro cinismo e provocou polêmica e ira no Ocidente. Assista o vídeo acima.

No anúncio, uma jovem seduz um trabalhador negro e quando este se aproxima é agarrado e enfiado na máquina de lavar e logo substituído por um branco (no caso em tela, um amarelo).

O filme está recebendo críticas de todo o mundo e repercute negativamente nos meio de comunicação, principalmente na África, Europa e EUA. A empresa chinesa não queria se pronunciar, mas foi alertada pelo governo local.

Um porta-voz declarou ao diário de Pequim Global Times que a "imprensa estrangeira foi demasiada escrupulosa" e que a propaganda na verdade só tinha como objetivo "promover o produto e jamais ninguém pensou em racismo" ao veiculá-la.

Não é a primeira vez que o mercado chinês tem atitudes racistas contra pessoas negras. Em dezembro do ano passado, um personagem negro do filme Star Wars foi apagado de um cartaz promocional num cinema de Pequim.

 





27/05/2016
Puxando o carro





27/05/2016
O truque das eleições

Vai crescendo nas ruas o sentimento em favor de eleições gerais já em outubro. E isso está animando as tropas do PT e aliados.

Cientes de que Dilma não retorna, os petistas apostam em eleições na esperança de vitória com Lula, Marina, Cristovam ou Ciro, todos alinhados de alguma forma.

No lado oposto não há nome com capilaridade suficiente de encantar os eleitores. Aécio virou lembrança, Alckmin não empolga fora do Sudeste e Serra vai morrer em busca de um carisma que jamais conseguiu.

 

 

 





27/05/2016
Figurinhas de junho

Desde 1966, quando pela primeira vez eu entrei num clima de Copa do Mundo, gosto além da conta quando o futebol serve de alternativa à breguice junina.

A coisa foi ficando melhor com o passar dos anos, depois que a TV e a Internet ampliou o leque de opções com campeonatos internacionais, como a Champions League e a Eurocopa, transmitidas no Brasil.

Neste junho que vai começar, mais uma vez junho será salvo pela bola rolando em duas grandes competições, a Eurocopa na França e a Copa América nos EUA, ambas com todos os jogos exibidos ao vivo em n canais e sites.

E para empolgar ainda mais os amantes do futebol, estão nas bancas e livrarias os novos álbuns de figurinhas da Editora Panini dedicados aos dois torneios. De quebra, ainda tem o livro ilustrado do Campeonato Brasileiro que só está começando.

Que venha mais um junho de muita bola rolando e queimando nos gramados. Cada craque é uma figura. E que figura.





27/05/2016
Uma saída para o PT

Um militante do PT de Natal, com muitas horas de vôo no diretório municipal, me garantiu que as chances do deputado Fernando Mineiro numa eleição a prefeito da capital são ínfimas e que só há duas opções para o partido se sair bem do pleito: lançar a senadora Fátima Bezerra ou compor na chapa do alcaide Carlos Eduardo, do fiel aliado PDT. 





27/05/2016
Henrique na frigideira

Depois da queda de Romero Jucá, que provocou desgastes irreparáveis ao novo governo, assessores mais íntimos do presidente Michel Temer sugeriram ao chefe que não perca tempo com outros ministros envolvidos na Lava Jato e os dispense logo.

Os casos citados foram dos ministros Henrique Eduardo Alves (Turismo) e Maurício Quintella (Transportes), ambos já alvos das investigações da tropa de Sergio Moro.





27/05/2016
Até que nem tão livres assim

A propalada independência política do MBL - Movimento Brasil Livre era só farofa, mais uma retórica na conjuntura da crise de representatividade do País.

Criado em 2014 no universo virtual com objetivos claros de combater a corrupção e derrubar o governo imoral de Dilma Rousseff, o MBL assumiu uma postura apartidária e sem ligações financeiras com grupos ou siglas políticas.

Agora, segundo áudios revelados pela mídia nacional, os Livres não só receberam financiamento de entidades estrangeiras como tiveram o apoio logístico nos atos pró impeachment de partidos como PMDB, Solidariedade, PSDB e DEM.

As tais caravanas que se acoplavam às manifestações, por exemplo, ganharam ajuda da Juventude do PSDB, que bancou lanches e aluguel de ônibus. O DEM também contribuiu para o sucesso dos grandes atos cívicos do MBL.

Voltando à propalada independência do movimento, vários de seus lideres acabaram gostando da exposição pública e decidiram entrar na carreira político-partidária se candidatando nas eleições de outubro vindouro.





1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71