BLOG DO ALEX MEDEIROS

12/03/2018
Ensaios em São Paulo

Em meados dos anos 1980 iniciei uma relação afetiva com a cidade de São Paulo, quando com pés de juventude pisei pela primeira vez em sua geografia, num tempo de renascentismo do rock nacional e outros movimentos. Lá, ganhei uma filha e três décadas depois a cidade ganhou um filho meu.

A fase afetiva logo se transformou em cognitiva e desde então minhas visitas à metrópole são um misto de prazer e aprendizado. Ir para lá, hoje, além do prazer de estar perto do rebento querido, é tomar um banho de lazer e cultura que não encontro noutras cidades.

Agora mesmo, estou fazendo conta no calendário e no orçamento para mais uma ida. Ainda mais quando se anuncia para amanhã, 13, a abertura de uma grande exposição sobre a vida e obra do escritor português José Saramago, o autor de "Ensaio Sobre a Cegueira", "O Homem Duplicado" e "Os Poemas Possíveis", entre tantos.

Intitulada "Saramago - os Pontos e a Vista", a exposição será no Farol Santander, o arranha-céu inspirado no Empire State, situado no Centro da Paulicéia. Ficará aberta até o dia 3 de junho, tempo suficiente para o leitor interessado se programar.

Aborda a vida do marido de Pilar, sua produção literária e o pensamento sobre o mundo, tudo inserido em vasto material audiovisual, além de objetos pessoais do ganhador do Nobel de Literatura em 1998.

Entre os objetos, destaque para o computador em que escreveu "Ensaio Sobre a Cegueira", que viraria filme em 2008, sob direção do brasileiro Fernando Meirelles.

São Paulo, São Paulo. Sempre é tempo de viver sua completa tradução.





08/03/2018
Frida gera crise na casa da Barbie

No intuito de homenagear o Dia Internacional da Mulher, a indústria de brinquedos Mattel, fabricante da grife das bonecas Barbie, lançou alguns modelos com referência a mulheres importantes nas artes, ciência, jornalismo e outras atividades. Entre as 17 novas barbies, uma é a pintora Frida Kahlo.

O lançamento dos modelos foi nesta quinta, 8, mas as vendas só se iniciam a partir de 20 de abril, em todo o mundo. Isto se a iniciativa comercial não for abortada nas barras dos tribunais, como agora quer familiares da artista mexicana, segundo a entrevista de uma sobrinha neta à Rádio Fórmula, da cidade do México.

Logo após a divulgação da imagem da Barbie Frida Kahlo, sua parente Mara Romeo declarou que a Mattel não pode vender a boneca, já que os direitos de imagem da marca Frida pertencem à família. Ela disse que a fábrica foi vítima de engano, por não saber da verdadeira titularidade dos direitos.

Segundo Romeo, em 2005 a família cedeu os direitos nominativos para uma empresa chamada Frida Khalo Corporation, mas o contrato só tinha validade de cinco anos e expirou em 2010. Essa empresa foi a que negociou com a Mattel os direitos de imagem, que nem constavam no antigo contrato.

"Vamos tomar as medidas necessárias para defender os direitos e evitar que a boneca seja vendida", disse Pablo Sangri, advogado da família que também participou da entrevista na rádio mexicana. Além de Frida, a Mattel criou as barbies Amélia Earhart (aviadora), Katherine Johnson (cientista) e Salma Hayek (atriz), entre outras.





08/03/2018
Mulher de todo dia

Não é um dia qualquer
e é também mais um dia
de luta, reflexão, alegria
de festejar se quiser
de Eva, Joana, Salomé
Leila, Pagu e Maria
Nízia, Virgínia, Labé
mulher de paz e energia
no hospital, na padaria
que pensa e diz o que quer
que nada contra a maré
faz história e poesia
na labuta ou fantasia
mete a mão e bota o pé
Elis, Mercedes, Zezé
Billie, Madonna e Lia
senhoras da melodia
Alice, Ana e Esther
do almoço e do café
no bar, na mercearia
Clarice, Rita e Sofia
Gláucia, Sílvia, Nazaré
esse é o dia da mulher
da mulher de todo dia.





08/03/2018
Publicidade e comunicação

Foi adiada a reunião que aconteceria hoje às 10h entre o atual secretário de Comunicação do Governo do Estado, Pedro Ratts, e as agências de propaganda licitadas no atendimento à administração Robinson Faria. Não foi divulgada uma nova data para o encontro. 





06/03/2018
Scorsese revisita Scorsese

O cineasta Martin Scorsese concluiu as filmagens de "The Irishman" (O Irlandês), seu novo filme produzido com exclusividade para a Netflix e que tem no elenco um trio estelar com Robert De Niro, Al Pacino e Joe Pesci. O drama criminal vem sendo produzido desde 2008.

Demorou para Scorsese juntar os três monstros das telas, um desejo pessoal do diretor. Muitos fãs até se confundem imaginando que o trio já atuou junto, mas esta será a primeira vez. Em verdade, De Niro, Pacino e Pesci participaram dos mais importantes filmes sobre máfia e crime, mas separadamente ou no máximo em dois.

O novo longa tem roteiro baseado no livro "I Hear You Paint Houses", de 2003, do escritor Charles Brandt. Na trama, um sindicalista (De Niro) com ligações com a máfia afirma ter participado do assassinato de um chefão em 1975 (o personagem de Pacino), enquanto um lendário detetive (Pesci) investiga tudo.

É o reencontro de Scorsese com as ações de gângsters, autor de obras magistrais do gênero, como Caminhos Perigosos, Os Bons Companheiros, Cassino, Gangues de Nova York e Os Infiltrados. Em princípio, "The Irishman" seria bancado pela Paramount Pictures, mas a Netflix abriu o cofre poderoso e disponibilizou US$ 140 milhões. Estreia somente em 2019.





06/03/2018
Julgamento do HC de Lula ao vivo

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) julga nesta terça-feira (6), a partir das 13h, o pedido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para impedir a prisão após esgotarem os recursos no Tribunal Regional Federal da 4° Região (TRF-4), que o condenou no âmbito da Lava Jato. O julgamento será realizado no prédio sede do STJ, em Brasília, na sala de sessões da Quinta Turma. A sessão será transmitida pelo canal do tribunal no YouTube.

Cinco ministros que compõem a Quinta Turma do STJ vão analisar o mérito do habeas corpus preventivo do ex-presidente. O colegiado é formado pelos ministros Jorge Mussi, Reynaldo Soares, Ribeiro Dantas, Joel Ilan Paciornik e Felix Fischer - que é o relator do pedido de Lula e dos outros processos da Lava Jato que chegam ao Superior Tribunal de Justiça. A Quinta Turma é responsável pelas matérias de direito penal no STJ, junto da Sexta Turma.

 





06/03/2018
Rumos da revolução proletária

Não se sabe ainda se o fato que vou historiar aqui tem ligação direta com o golpe perpetrado pelo Partido Comunista Chinês que perpetuou no poder o presidente Xi Jinping. Nem se há influência do Kremlin após o ousado anúncio de avanço nuclear feito por Vladimir Putin na semana passada.

A questão é que as forças político-ideológicas da esquerda internacional estão em ebulição como nos momentos históricos que provocaram profundas alterações de rumo na concepção dos conceitos que distinguem as ações comunistas das ações socialistas.

Nos últimos dias, os mais atentos sociólogos e comentaristas políticos se debruçam sobre suas leituras de conjuntura para avaliar uma nova divergência nos mesmos moldes daquelas que já dividiram Stálin e Trotsky, Gramsci e Lukács, João Amazonas e Carlos Prestes, Fátima Bezerra e Fernando Mineiro.

As análises ainda são superficiais dado a complexidade da mudança contextual que pode aprofundar o mais novo racha no movimento conhecido como Internacional Socialista. Ninguém arrisca um prognóstico sobre o porvir, estão todos envoltos na perspectiva advinda da troca do vice-governador Fabio Dantas, que está deixando o revolucionário PCdoB para assumir o revisionista PSB.

Nas ruas, um só grito: trabalhadores do mundo, uni-vos!





05/03/2018
Poesia do dia

Dia de aniversário
e a rosa púrpura
é do Cairo
Uma manhã ou mais
e a rosa branca
é da paz
A tarde só para ela
feito uma rosa
amarela
Seu olhar que espelha
a boca em rosa
vermelha
A noite é multicor
e a rosa negra
é amor.





02/03/2018
Neymar, a seleção e a glória

É neste sábado, 3, a cirurgia num dos dedos do pé de Neymar. Numa clínica de Belo Horizonte, de propriedade do jovem médico Rodrigo Lasmar, o responsável pela saúde dos jogadores da seleção brasileira e do Atlético Mineiro.
O episódio da contusão do craque do PSG transformou-se em mais dos recorrentes dramas envolvendo atletas em vésperas de Copa do Mundo. Analistas esportivos e torcedores tratam de fazer contas sobre o tempo de recuperação.
Todos torcem e rezam para o rapaz se recuperar em tempo hábil para estar 100% na Rússia. A luz vermelha acendeu quando os médicos franceses avisaram que o tempo de convalescença durará três meses. A conta bate na tabela da Copa. E agora? Neymar vai total ou meia-boca pra seleção?
E o drama não é só da canarinho e dos seus 200 milhões de pachecos, mas é também, principalmente, de Neymar. Ele depende das performances do PSG e do Brasil para sonhar com aquilo que o fez ir para Paris: ganhar a Bola de Ouro de melhor do mundo.
No primeiro confronto com o Real Madrid, além do time perder, ele teve uma atuação pífia. Estará fora da partida decisiva, terça-feira, e ficará torcendo para que seus companheiros descasquem o pepino da classificação. Se o PSG dançar, como é provável, restará apenas a Copa na Rússia.
Enquanto Neymar preocupa o país e se angustia com a conquista pessoal, vai crescendo o clube dos craques que orbitam as estrelas Messi e Ronaldo, e que querem quebrar a dicotomia da Bola de Ouro. Neymar tem agora a ameaça de De Bruyne, Harry Kane, Grizmann, Aguero, Salah e Immobile.





01/03/2018
O peso dos prefeitos

A manchete de capa do jornal Agora RN na edição de ontem me gerou de imediato uma pergunta: por que o deputado estadual Ezequiel Ferreira não é, ele próprio, o candidato a governador, se pode colocar à disposição do vice-governador Fábio Dantas quase 90 prefeitos?
Sem a menor intenção de diminuir funções e biografias públicas de ninguém, me faço a pergunta apenas avaliando friamente os atuais perfis políticos de Dantas e de Ferreira. Ora, o RN inteiro sabe que a presidência da Assembleia Legislativa tem muito mais peso do que a vice-governadoria.
No âmbito pessoal, Ezequiel comanda uma estrutura partidária muito maior do que a de Fábio. Nem precisa - ou sim - lembrar que para viabilizar-se na chapa de Robinson Faria, o atual vice se filiou num partido que em nenhuma circunstância, optativa ou casual, tem ou teve ligação política com suas origens.
Outra indagação é se realmente um agrupamento de 89 prefeitos é garantia eleitoral numa chapa majoritária. Convém lembrar de 2002 quando o então vice-governador Fernando Freire se lançou à sucessão de Garibaldi Filho contando com a força de 111 prefeitos. O favorito era o senador Fernando Bezerra, com mais de 120 alcaides. Wilma atropelou os dois.
Mais recente, a eleição de 2014 tinha um candidato praticamente eleito antes mesmo de começar. Na escala PPP (pesquisas, prognósticos e pitacos) o candidato Henrique Alves ganhava com disparada maioria. Tinha quase a totalidade dos 167 prefeitos do estado. Perdeu para Robinson Faria numa maioria recorde de mais de 150 mil sufrágios.





1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83