BLOG DO ALEX MEDEIROS

Veja o video:

30/05/2016
A vida é um fato global

O jornalista Janio Vidal dedicou seu comentário de hoje no programa Encontro com a Notícia, da TV Tropical (afiliada Record), à interpretação do fenômeno da comunicação instantânea dos dias atuais, um assunto que eu tenho destacado aqui e desde quando escrevia uma coluna diária de jornal impresso.

Janio se remete a Charlie Chaplin, que cunhou no começo do século XX a frase "A vida é o fato local", uma versão modernista daquilo que o escritor russo Tolstoi aconselhou os pintores décadas antes, no século XIX, dizendo "Se queres ser universal, começa por pintar a tua aldeia".

Assim como os avanços tecnológicos da segunda metade do século XX modificaram sobremaneira os meios de produção dos tempos de Karl Marx - tirando a precisão sociológica das teses socialistas - também a globalização e o advento da Internet e das redes sociais aposentaram os conceitos românticos de Chaplin e Tolstoi.

O fato global está hoje encalacrado nas nossas vidas. Nos atemos aos acontecimentos distantes com a atenção de quem balança o berço de um filho. Damos relevância a um assalto numa padaria de São Paulo, a uma briga de marido e mulher no Piauí, a um atentado numa aldeia do Afeganistão. Nossos meninos conhecem mais os craques da Europa do que os jogadores de ABC e América.

Vamos ouvir Janio Vidal no comentário sobre as confusões no Brasil e as intempestividades do ministro da Transparência. Pois é, tem essa pasta no governo de Michel Temer.





30/05/2016
Made in Brazil

As redes nacionais de TV, Bandeirantes e SBT, estão querendo que o governo brasileiro aumente o limite de aporte de capital estrangeiro em emissoras de televisão, que atualmente está restrito a 30%.

Executivos que representam a família Saad (dona da Band) e Silvio Santos (do SBT) sugerem que com 49% das ações nas mãos de investidores estrangeiro o controle continuaria com empresários nacionais.

Já que é provável tal iniciativa das duas redes paulistas, seria de bom tom que se tentasse anular a ridícula lei que obriga altos percentuais de produções brasileiras na grade de programação dos canais estrangeiros. Esta ingerência é a porção comunista do Estado driblando a nossa Constituição.





30/05/2016
Deputado Ezequiel Ferreira propõe ações em Cruzeta e S. José de Campestre

Com o objetivo de promover melhorias na área de infraestrutura de rodovias e transporte o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), propôs um conjunto de ações para os municípios de São José do Campestre e Cruzeta.

As ações contemplam a pavimentação e drenagem de ruas, além da conclusão da reforma de uma ponte. “A falta de pavimentação e drenagem em ruas urbanas prejudica e dificulta o tráfego e o acesso dos moradores. A realização de obras nesse sentido irão contribuir para valorização dos imóveis e para integração da comunidade”, destacou o deputado.

Em requerimentos, Ezequiel sugere que a ação de pavimentação e drenagem de ruas seja efetivada através de convênios entre os municípios de Cruzeta e São José do Campestre. “A realização de parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal leva para os municípios infraestrutura necessária, principalmente para as comunidades mais carentes e demonstra a participação que o Governo esta fazendo em parceria com os municípios distribuindo recursos e investindo na infraestrutura”, destaca.





28/05/2016
Condenados os militares da Operação Condor

Chegou ao fim na Argentina a novela do julgamento dos envolvidos na Operação Condor, que levou 16 anos de investigação sobre crimes contra a humanidade praticados por integrantes do regime militar platino e que teve extensão nos demais países da América do Sul, inclusive o Brasil.

Os três juízes do Tribunal Federal que instruiram a causa sentenciaram, no total, 15 condenações e duas absolvições. Três dos 17 imputados foram condenados a 25 anos de prisão: o general Santiago Omar Riveros, o espião Miguel Angel Murci e o uruguaio Manuel Cordero.

A 20 anos de reclusão foram sentenciados o último representante da Junta Militar, Reynaldo Bignone (1982-1983) e o coronel Rodolfo Feroglio. E o ex-chefe de Regimento Patrícios Humberto Lobaiza foi condenado a 18 anos de cárcere.

A Operaão Condor teria perseguido e eliminado pessoas de oposição não apenas na Argentina, mas também no Uruguai, Bolívia, Chile, Paraguai e Brasil. No livro do advogado e jornalista potiguar Augusto Ariston, "Forças Ocultas", assim como no do jornalista carioca Carlos Heitor Conym, "O Beijo da Morte", é defendida a tese de que os brasileiros João Goulart, Juscelino Kubkubitschek e Carlos Lacerda foram assassinados pelos agentes da Condor.





28/05/2016
Sábado de grand finale

A cidade italiana de Milão está em festa desde o meio da semana quando os primeiros turistas começaram a chegar para viver o clima da final da Champions League entre Real Madrid e Atlético de Madrid. Os espanhois invadiram ontem, com maioria esmagadora da torcida blanca.

Milhões de pessoas nos cinco continentes acompanharão a decisão que há muito ganhou status de mega espetáculo. No Brasil, milhares se reunirão em bares e até em salas de cinema para acompanhar o jogo. Não há um só ingresso restante que não custe menos de 2 mil euros.

Milão virou a capital mundial do futebol com o mundo todo voltado para lá. Os privilegiados que estarão no clássico estádio San Siro terão um clima de Superbowl antes do pontapé inicial. Um show do tenor italiano Andrea Bocelli e da cantora americana Alicia Keys.





28/05/2016
Em busca da ditadura perdida

"A esquerda corre em busca da ditadura perdida para escapar dos dilemas do presente. Numa ponta, o regime cubano anuncia a legalização de empresas que empregam trabalho assalariado e aposenta o tabu mais sagrado, explicando que "a propriedade privada em certos meios de produção contribui para a eficiência econômica".

Na outra, sob o "socialismo bolivariano", a Venezuela desce rumo ao caos, ilustrando as implicações extremas do lulopetismo e do kirchnerismo. Mas os espantalhos de 1964 e da "guerra suja" desviam os olhares, adiando o encontro com a realidade.

É uma pena. Brasil e Argentina precisam da voz de uma esquerda lúcida, curada da maldição do sonambulismo".

De Demétrio Magnoli, na Folha. Leia a íntegra aqui http://goo.gl/pwTd8M





Veja o video:

27/05/2016
O VT mais racista do ano

A marca chinesa de detergentes em pó Qiaobi, que produz também pastilhas de uso específico para máquinas de lavar, acaba de lançar um novo filme publicitário para mostrar que seus produtos deixam tudo mais branco.

Só que a peça de TV sujou o ambiente com sua mensagem de um racismo do mais puro cinismo e provocou polêmica e ira no Ocidente. Assista o vídeo acima.

No anúncio, uma jovem seduz um trabalhador negro e quando este se aproxima é agarrado e enfiado na máquina de lavar e logo substituído por um branco (no caso em tela, um amarelo).

O filme está recebendo críticas de todo o mundo e repercute negativamente nos meio de comunicação, principalmente na África, Europa e EUA. A empresa chinesa não queria se pronunciar, mas foi alertada pelo governo local.

Um porta-voz declarou ao diário de Pequim Global Times que a "imprensa estrangeira foi demasiada escrupulosa" e que a propaganda na verdade só tinha como objetivo "promover o produto e jamais ninguém pensou em racismo" ao veiculá-la.

Não é a primeira vez que o mercado chinês tem atitudes racistas contra pessoas negras. Em dezembro do ano passado, um personagem negro do filme Star Wars foi apagado de um cartaz promocional num cinema de Pequim.

 





27/05/2016
Puxando o carro





27/05/2016
O truque das eleições

Vai crescendo nas ruas o sentimento em favor de eleições gerais já em outubro. E isso está animando as tropas do PT e aliados.

Cientes de que Dilma não retorna, os petistas apostam em eleições na esperança de vitória com Lula, Marina, Cristovam ou Ciro, todos alinhados de alguma forma.

No lado oposto não há nome com capilaridade suficiente de encantar os eleitores. Aécio virou lembrança, Alckmin não empolga fora do Sudeste e Serra vai morrer em busca de um carisma que jamais conseguiu.

 

 

 





27/05/2016
Figurinhas de junho

Desde 1966, quando pela primeira vez eu entrei num clima de Copa do Mundo, gosto além da conta quando o futebol serve de alternativa à breguice junina.

A coisa foi ficando melhor com o passar dos anos, depois que a TV e a Internet ampliou o leque de opções com campeonatos internacionais, como a Champions League e a Eurocopa, transmitidas no Brasil.

Neste junho que vai começar, mais uma vez junho será salvo pela bola rolando em duas grandes competições, a Eurocopa na França e a Copa América nos EUA, ambas com todos os jogos exibidos ao vivo em n canais e sites.

E para empolgar ainda mais os amantes do futebol, estão nas bancas e livrarias os novos álbuns de figurinhas da Editora Panini dedicados aos dois torneios. De quebra, ainda tem o livro ilustrado do Campeonato Brasileiro que só está começando.

Que venha mais um junho de muita bola rolando e queimando nos gramados. Cada craque é uma figura. E que figura.





1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77