BLOG DO ALEX MEDEIROS

05/12/2017
Acreditem, ele pode ser candidato

Calma, não estou falando de Lula.
E sim de Michel Temer.
O presidente deve, sim, tentar se manter no Planalto.
E pra isso conta e torce com uma sequência de números positivos na economia, acompanhados, respectivamente, de índices de pesquisa mostrando a redução da sua rejeição, hoje na estratosfera.
Confiando naquela máxima de campanha americana "é a economia, estúpido", Temer já costura a própria candidatura.
Por causa disso, os tucanos já se apressaram em deixar o governo e anteciparam o projeto de reforçar a imagem de Geraldo Alckmin dando-lhe o comando nacional do PSDB.

           



05/12/2017
Tudo é só politicagem de interesses setoriais

As castas dos 3 poderes e das adjacências se alimentam da jurisprudência do venha a nós. Toda chantagem é bem vinda em nome do soldo gordo.

O Brasil do terceiro milênio precisa se livrar das aberrações do século XX, como algumas leis trabalhistas e previdenciárias e também os balcões de apadrinhados travestidos de tribunais.

           



03/12/2017
Público de várzea em futebol idem

O BRASILEIRINHO - cuja última rodada acabou nesse domingo, 3/12 - não consegue frequentar o ranking dos 10 maiores campeonatos de futebol do mundo em média de público. E nem em glamour, se isso também for medido.

Em 15° lugar numa fila liderada respectivamente pelas ligas alemã, inglesa e espanhola, fica atrás dos campeonatos da Argentina, EUA, México, China, Japão e Chile. Até mesmo da segunda divisão da Alemanha.

É risível a postura dos narradores de TV e rádio, movidos pelo fungo do incurável pachequismo, quase sempre se esgoelando a gritar "que campeonato é esse?!".

Então, mesclando a mentira com afirmação e indagação, tentam convencer os fanáticos da audiência inculta de que a nação tem espetáculos em seus elefantes brancos.

Cada jogo é um arremedo de futebol, num festival de passes errados, desperdícios de bolas fáceis diante dos goleiros e ausência das técnicas e táticas tão visíveis nos campos da Europa, além de um desfile de jogadores em decadência, muitos já refugados fora do Brasil e que retornam à várzea mater envoltos num esquema de enaltecimentos devidamente pagos a setores da imprensa esportiva.

E aí, aquele que já foi o país das bundas vive há anos na ilusão midiática de um circo de horrores em seu  espelho invertido, sem perceber que se resume a ser a republiqueta das peladas.

           



30/11/2017
A ciência que vai trazer Elvis de volta

No final dos anos 90, quando a britânica Helen Pilcher navegava na internet, encontrou um site que lhe chamou a atenção pelo nome do domínio, que traduzido diz "Americanos a favor de clonar Elvis". O cara citado é o próprio rei do rock n roll, morto em 1977. E o site ainda existe.

Apesar de formada em biologia celular, Pilcher não levou a sério a proposta da página e nem achou uma boa ideia brincar de ressurreição. Mas uma coisa ficou marcada, pela aparente extravagância da maneira que os autores acreditavam trazer Elvis de volta à vida, usando o seu DNA numa lasca de unha ou no resíduo de uma verruga.

O tempo passou, ela se tornou uma renomada bióloga, virou escritora e até experimentou o teatro com um reconhecido talento para a comédia. Um dos seus livros tem como título "Que volte o Rei", numa alusão a Elvis Presley, um dos seus ídolos.

Pilcher narra fatos sobre as possibilidades da clonagem e ressurreição de animais com o avanço da ciência, começando pelo primeiro caso de êxito quando em 2003 foi ressuscitada uma cabra montês que viveu de novo durante dez minutos. A cabra foi chamada de Célia.

A bióloga hoje está convicta que será possível clonar ou ressuscitar animais extintos, devolvê-los ao habitat natural do passado, e até mesmo usar o processo também com humanos que já morreram. Inclusive o próprio Elvis, por que não? Ela acha que o avanço rápido da ciência poderá aproximar cada vez mais as experiências celulares da ficção literária e cinematográfica. Será?

           



30/11/2017
Comissão aprova diárias para a Segurança

Os deputados que compõe a Comissão de Finanças e Fiscalização (CFF) da Assembleia Legislativa aprovaram, por unanimidade, na reunião desta quarta-feira (29), o Projeto de Lei Complementar que dispõe sobre o pagamento de diárias operacionais aos servidores dos órgãos ligados à Segurança Pública do Rio Grande do Norte. O texto aprovado fixa o valor de R$ 107 para 6h de trabalho, representando um reajuste de 100% em relação ao valor anterior.

"O texto que aprovamos manteve a diária de 6h, diferente da proposta que recebemos do Executivo que fixava a diária de 8h. Sabemos que o valor de R$ 107 ainda é baixo, mas representa 100% de reajuste. Outra emenda apresentada modifica o prazo para pagamento de 90 para 30 dias", explicou o relator, o deputado Dison Lisboa (PSD).

Outra matéria aprovada na reunião desta quarta-feira instituiu a taxa de fiscalização e a taxa de serviços diversos em favor do Departamento de Estradas de Rodagens do RN (DER). "Essa matéria já foi amplamente discutida aqui na Casa com as empresas, sindicatos e proprietários de vans. Na verdade essa taxas já são cobradas através de decretos", explicou Dison Lisboa, que também foi relator da matéria.

Também foram aprovados o Projeto de Lei Complementar que cria estágio para estudantes de pós-graduação, denominado DPE Residência, na Defensoria Pública do Estado; a mensagem governamental que altera a Lei Estadual nº 9.353 de 19 de agosto de 2010 e dispõe sobre a contratação de professor substituto; e o Projeto de Lei Complementar que dispõe sobre a lei orgânica da Procuradoria Geral do Estado e o Estatuto dos Procuradores.

Ao final da reunião, da qual participaram os deputados George Soares (PR), Galeno Torquato (PSD) e Getúlio Rêgo (DEM), além de Dison, o secretário Extraordinário para Gestão de Projetos no RN, Vagner Araújo, foi convidado para participar de reunião com comissão no dia 15 de dezembro.

           



30/11/2017
O mito da energia limpa no carro elétrico

Não há tabu que não seja desmascarado. É o caso do discurso em curso pelos defensores das energias limpas em relação aos carros movidos por eletricidade.


Caiu como um piano na cabeça a tese de que um automóvel a gasolina polui menos que um carro elétrico. Pelo menos é o que diz um estudo da Universidade de Michigan (EUA), cuja conclusão é que um carro que consuma 4,6 litros de gasolina por 100 kilômetros é mais limpo do que um carro abastecido por eletricidade.

O trabalho, assinado pelos especialistas Michael Sivak e Brandon Schoettle, compara os métodos de obtenção da energia necessária para mover um automóvel em 143 países. Na maioria, conduzir um carro elétrico não significa avanço ecológico, diz o estudo.

Por exemplo, em Cuba basta que um carro gaste menos de 7,5 litros a cada 100 km para que emita menos CO2 na atmosfera que um veículos movido por eletricidade. Isso se repete na Índia, República Dominicana e outros, até mesmo no Brasil.

"As razões para se fazer uma comparação país por país é que as emissões indiretas dos veículos elétricos dependem de mistura de fontes de combustíveis utilizados para gerar eletricidade, e essa combinação difere muito na maioria dos países", afirmou um dos estudiosos.

O estudo completo será publicado nos próximos dias nos mais importantes veículos de mídia de todo o planeta.

           



30/11/2017
Pôster da Copa homenageia Yashin

Lev Yashin, o histórico goleiro russo até hoje considerado o melhor de todos os tempos, morto aos 61 anos em 1990, é a estampa do cartaz oficial da Copa do Mundo 2018, divulgado no início da semana pela federação de futebol da Rússia, com chancela da FIFA.

Yashin atuou entre as décadas de 1950 e 1970, sempre defendendo as cores do Dínamo de Moscou e da seleção da União Soviética. Ganhou a bola de ouro das Olimpíadas de 1956 quando o escrete vermelho conquistou a competição na final contra a Iugoslávia. No cômputo geral de medalhas, a Rússia superou os EUA com 37 ouros contra 32.

Em 1963, um feito nunca mais repetido no mundo do futebol. Yashin ganha a Bola de Ouro da revista France Football como o melhor jogador do ano, numa época em que brilhavam gênios como Di Stefano, George Best, Puskas, Beckenbauer, Eusébio, Bobby Charlton, Riva, Mazzola, Tostão, Sívori, Bobby Moore e Pelé.

Desde 1994, o prêmio Luva de Ouro entregue ao melhor goleiro da Copa do Mundo é uma homenagem da FIFA ao inesquecível Aranha Negra (ou Pantera Negra como se dizia na Europa), o goleiro todo de negro que desafiava as leis da física nas traves da seleção russa.

           



30/11/2017
Carlos Augusto destaca centenário dos Bombeiros

A solenidade pelo centenário do Corpo de Bombeiros Militar do RN, comemorado no dia 29 de novembro, foi registrada pelo deputado Carlos Augusto Maia (PSD) na manhã desta quinta-feira (30), durante sessão na Assembleia Legislativa. O evento aconteceu na quarta-feira (29), no Centro de Convenções de Natal. Na ocasião, Carlos Augusto Maia foi agraciado com a Medalha do Mérito "Major José Osias da Silva".

"Quero registrar a data e parabenizar todos os integrantes da corporação pela cerimônia e pelas conquistas ao longo de um século. As palavras do comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Sócrates Vieira de Mendonça Junior, foram muito esclarecedores, destacando o empenho em melhorar, apesar da situação de crise econômica que vive o país", destacou o deputado.

Medalha
Considerada a mais alta comenda do Corpo de Bombeiros Militar do RN, a Medalha do Mérito "Major José Osias da Silva" é destinada a premiar e distinguir personalidades civis e militares que comprovadamente tenham contribuído para o fortalecimento, progresso, desenvolvimento e credibilidade da corporação perante a sociedade potiguar.

           



28/11/2017
George Soares eleito parlamentar do ano

Os jornalistas que atuam nos jornais, rádios, TVs, blogs e sites e que cobrem diariamente as atividades da Assembleia Legislativa elegeram, na manhã desta terça-feira (28), o deputado estadual George Soares (PR) como o Parlamentar do Ano de 2017. Ele foi escolhido com 24 votos dos 32 registrados.
"Estou muito feliz, muito emocionado também, com essa indicação por parte dos jornalistas que tem essa presença muito forte aqui na atividade dos 24 parlamentares, e agradecer em meu nome, em nome da minha família e a todos que fazem o meu gabinete", disse George. "Estamos há 7 anos na Casa, mas representamos uma história", afirmou George.

O Parlamentar do Ano de 2017, que foi cumprimentado pelos demais parlamentares, disse que se sente satisfeito em receber, pela primeira vez, o título para a região do Vale do Açu, mas ressaltou que divide o prêmio com os outros 23 deputados. Ele disse que o título conquistado nesta terça-feira aumenta a sua responsabilidade como homem público.

A deputada estadual Cristiane Dantas (PCdoB), Parlamentar do Ano de 2016, ficou em segundo lugar com 2 votos. Também foram votados os deputados Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), eleito parlamentar do ano em 2015, Galeno Torquato (PSD), Hermano Morais (PMDB), Fernando Mineiro (PT), José Dias (PSDB), e Nelter Queiroz (PMDB), com um voto cada.

"Esse ano tivemos uma participação expressiva e mais uma vez os jornalistas escolheram o deputado que teve uma boa performance. Isso não quer dizer que os demais deputados não tiveram uma boa participação, mas só um pode ser eleito, e este termina representando toda a Assembleia", disse Oliveira Wanderley, presidente do Comitê de Imprensa, responsável pelo processo eleitoral.

A eleição se realiza desde o ano de 1972, quando o primeiro eleito pelos jornalistas foi o ex-deputado Roberto Furtado. De acordo com as regras do Comitê, todos os jornalistas que realizam a cobertura jornalística das atividades legislativas têm direito ao voto para escolher o parlamentar que mais se destacou durante o ano. No final de quatro anos, é escolhido o deputado que mais se destacou na Legislatura.

           



23/11/2017
Procon Móvel tem grande procura em Angicos

O Procon Móvel da Assembleia Legislativa segue prestando orientações à população da cidade de Angicos e região sobre os direitos e deveres do consumidor. Nesta quinta-feira (23), a unidade itinerante do órgão voltou a se instalar em frente à Câmara Municipal, onde vem prestando esclarecimentos e dando encaminhamento às pessoas que procuram pelo serviço. A unidade móvel fica no local até a tarde de hoje.

"O Procon Móvel consiste em uma ação desenvolvida pelo Legislativo Estadual que busca interiorizar os atendimentos do órgão em defesa dos direitos do consumidor potiguar. Por meio desse projeto, ampliamos e democratizamos a atuação do Procon da Assembleia, fazendo com que os nossos serviços cheguem à população de todo o Rio Grande do Norte", explica o coordenador do órgão, Dary Dantas. Segundo ele, o Procon foca em solucionar os conflitos consumeristas buscando sempre o comum acordo entre as partes, sem a necessidade de formalização de processos judiciais.

Disposta a quitar uma antiga dívida pendente, a agente de saúde Kellia Regina procurou o atendimento do Procon Móvel em busca de ajuda para tentar chegar a um acordo com o seu credor. "Tomei conhecimento da presença do órgão na cidade e vim me informar sobre os procedimentos necessários para negociar a dívida que contraí", contou ela. Satisfeita com as orientações recebidas, a agente enalteceu a permanência do órgão legislativo no município. "Ações como essa da Assembleia Legislativa, que de forma gratuita oferece importantes benefícios para a sociedade, são sempre bem vindas e devem ser replicadas cada vez mais", acrescentou a agente.

Com restrições em seu CPF, o servente de pedreiro, Edílson Belo da Silva, foi outro que recorreu aos serviços do Procon Móvel na manhã desta quinta-feira em busca de informações sobre como solucionar a pendência em seu Cadastro de Pessoa Física. "Consultando a situação do meu CPF, me deparei com uma restrição que não sabia como resolver. Agora, com a ajuda dos atendentes aqui do Procon da Assembleia, já sei que medidas devo tomar", falou ele.

Insatisfeita com o serviço de atendimento ao cliente de uma loja de departamento onde comprou um móvel, a estudante Francisca Maria de Lima formalizou processo no Procon Móvel visando a substituição do produto defeituoso que adquiriu. "Comprei um guarda-roupa que vem apresentado problemas desde o início. De lá para cá já são três meses que venho tentando uma solução por parte da loja, mas nada é feito. Acredito que agora, com a orientação e intermédio de serviço especializado na proteção ao consumidor, consiga enfim solucionar esse problema", afirmou ela que, na oportunidade, também apresentou queixa contra a sua operadora de cartão de crédito. "Estou aproveitando ao máximo essa louvável ação para resolver as minhas causas enquanto consumidora", concluiu.

Os resultados dos atendimentos prestados em Angicos, que teve início na manhã da última quarta-feira (22) e seguem até o final da tarde de hoje, apontam para uma maior quantidade de conflitos relacionados à transações financeiras com planos de saúde e operadoras de cartão de crédito. As queixas contra empresas de telefonia móvel também são uma constante.

Após passagem por Angicos, a ação segue para Macau, onde irá prestar atendimentos nos dias 29 e 30 de novembro, integrando a programação do projeto Assembleia e Você. O Procon Móvel já esteve em bairros de Natal, Parnamirim e Ceará-Mirim. Ainda sem data definida, o projeto irá contemplar em breve os bairros de Mãe Luiza, Planalto e Redinha, na capital potiguar.

Serviço

Além do atendimento itinerante, o Procon Legislativo atende de segunda a sexta-feira na rua Jundiaí, no bairro do Tirol, em Natal. O órgão também disponibiliza orientação através do telefone 3615-9000 ou no Whatsapp 98849-1189.

           



18/11/2017
Dos tons de Alice

Sabe, Alice
que idiotice
nunca te disse
outra verdade

Hoje te digo
não tem sentido
ser iludido
na nossa idade.

           



17/11/2017
Deputados debatem novas regras trabalhistas

Evento "Novas Regras Trabalhistas: Agora é lei!" teve palestras do ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Emmanoel Pereira, e do deputado federal, relator da reforma trabalhista, Rogério Marinho (PSDB). O encontro aconteceu no hotel Holiday Inn Natal, nesta sexta-feira (17), com participação do presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB) e do deputado estadual, Gustavo Carvalho (PSDB) e representantes de dezenas de entidades empresariais.

As novas leis trabalhistas entraram em vigor no 11 de novembro. Ao todo, foram alterados mais de 100 artigos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) que modificaram as relações de trabalho. Para falar dessas mudanças e da perspectiva do futuro econômico do país, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN (Fecomércio-RN) junto com a Fiern, Faern e Fetronor, promoveram o debate que atraiu a atenção de 1.200 pessoas que lotaram o auditório.

O seminário Novas Regras Trabalhistas: Agora é lei! teria a presença do presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia. Mas o deputado federal teve agenda em Brasília e não participou do encontro mas enviou um vídeo de congratulação para o deputado federal Rogério Marinho.

O evento "Novas Regras Trabalhistas: Agora é lei!" é mais uma etapa da série de encontros sobre a modernização das leis trabalhistas promovidos pelas entidades empresariais e que percorreu as cidades de Natal, Mossoró, Currais Novos, Macaíba e Santa Cruz. No evento de Natal, em agosto, mais de 1.200 pessoas assistiram a palestra do especialista nas relações de trabalho, José Pastore.

           



14/11/2017
Beatles Fest consolida na segunda edição

A experiência do ano passado com a criação do Beatles Fest, quando uma multidão que ninguém previa apareceu para curtir mais de 5 horas de shows com canções da maior banda de rock da história, foi o combustível para que uma segunda edição fosse realizada em 2017.

Ficou comprovado que não apenas os beatlemaníacos consomem os sucessos da banda de Liverpool. Mais da metade das mais de duas mil pessoas que foram à rua do bar Mormaço era de jovens que nem não tinham nascidos quando os Fab Four saíram de cena.

Agora está tudo pronto para mais uma edição, no próximo sábado, dia 18, a partir das 16h, reunindo um time de peso para executar os clássicos do quarteto formado por John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr.

Os fãs irão curtir as já consagradas bandas Os Grogs e Mad Dogs, ambas com larga experiência na interpretação dos Beatles (a segunda com três passagens pela tradicional Beatle Week em Liverpool), voltarão a ouvir o Bando de Natal (formado pelos beatlemaníacos João Galvão, Babal e Enoch), e terão ainda as bandas Revolver (cujo próprio nome sugere viagens musicais no universo Beatles) e Dasta and The Smoking Snake (que mostrará os sons do gênero rockabilly que influenciaram o quarteto inglês). 

Algumas surpresas acontecerão ainda com a presença de convidados especiais, duas delas já reveladas pela produção do Beatles Fest. Talentos como as cantoras Khrystal e Michelle Régis estarão no palco do festival, cujos ingressos estão à venda pela web e também no bar Mormaço e na banca do Largo do Atheneu.

BEATLES FEST
SÁBADO DIA 18
RUA DO BAR MORMAÇO
PREÇO R$ 20,00

           



14/11/2017
Itália fora da Rússia, azar da Copa

A foto acima é a capa do diário italiano Gazzetta dello Sport. Foi um jogo terrível dominado por um time sofrível. A seleção da Itália martelou o tempo todo, botou a Suécia nas cordas, mas não conseguiu o nocaute. Um jogo que aconteceu durante 95 minutos restrito ao campo sueco.

Tão frágil quanto a Itália, a Suécia suportou a pressão e garantiu o zero a zero, segurando a vaga na Rússia com o minguado 1 x 0 conseguido em casa na primeira partida da respecagem. Depois de 60 anos, a Itália fica fora de uma Copa do Mundo.

Há três verdades na disputa de ontem no estádio San Siro: o futebol italiano atual não é suficientre para entrar na Copa; a Suécia é candidata a morrer na primeira fase; a Itália e sua torcida farão falta na festa da FIFA.

O único consolo ontem para o fanático torcedor italiano foi que realmente a Azurra vive uma crise de bola e tem uma das mais fracas gerações, apesar da presença do mito Buffon. Se for pra dar vexame em 2018 na Rússia, que dê logo agora e encerre a angústia.

Mas, de fato, a competição não será perfeita sem a Itália. Se a sorte foi da Suécia, classificada jogando uma bolinha medíocre, o azar é só da Copa.

           



14/11/2017
AL sedia audiência federal sobre gestão de águas

A Assembleia legislativa do Estado vai sediar, às 14h desta sexta-feira (17), a audiência pública "Gestão das Águas e Segurança Hídrica nas regiões Norte e Nordeste", promovida pelo Senado Federal. Proposta pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CRD), presidida pela potiguar Fátima Bezerra (PT), o debate vai reunir deputados estaduais, prefeitos, vereadores e autoridades locais ligadas ao tema, além de senadores e deputados federais.

"Esse é um tema dos mais importantes para a Assembleia Legislativa. Por meio do Comitê de Ações de Combate à Seca e da Frente Parlamentar da água, criamos uma agenda a partir do legislativo estadual. Agora, teremos uma grande oportunidade de nacionalizar as dificuldades enfrentadas no Rio Grande do Norte e buscar soluções em conjunto com a União", declarou o presidente da Casa, deputado estadual Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB).

Segundo a senadora Fátima Bezerra, apesar da riqueza hídrica do território brasileiro, "o mito da abundância das águas precisa ser superado e o tema da segurança hídrica, principalmente nas áreas que são afetadas com grave escassez, torna-se vital para as pessoas e para a economia num contexto de incertezas climáticas". A situação requer, na visão dela, "atenção destacada dos órgãos do governo e do parlamento brasileiro".

Os senadores Lídice da Mata (PSB-BA) e Humberto Costa (PT-PE) também assinaram a solicitação da audiência pública. O debate acontece no auditório da Assembleia Legislativa e é aberto à população.

           



13/11/2017
Blá blá blá da cavilação

A depender das entrelinhas na verborragia lítero-jornalística da aldeia, estou vendo a hora a tentativa de resgate de Henrique Alves da cadeia para ascendê-lo ao palanque eleitoral de 2018, como um El Cid às avessas cavalgando no marketing moribundo da mesmice.

Ah, os órfãos dissumulados...

           



10/11/2017
Caetano quer proibir hashtag no Twitter

O compositor baiano Caetano Veloso, ícone da MPB e da geração 68 que bradou por liberdade ao som da sua canção "É proibido proibir", segue em busca de processar aqueles que o acusam de pedofilia retroativa.

Seus advogados acabam de identificar o escritor e colunista Fernando Morgenstern como autor da hashtag #caetanopedofilo postada no Twitter e que ficou dias entre as mais citadas na rede do blue bird.

Caetano quer também que o Twitter apague as milhares de citações postadas por twiteiros de todo o País e até do exterior. Há também uma ação contra o MBL (movimento brasil livre) e o ator Alexandre Frota.

Independente do polêmico debate virtual entre direitistas e esquerdistas sobre o caso da relação sexual entre Caetano, quando tinha 40 anos, e Paula Lavigne, quando tinha 13, já está gerando expectativa qual vai ser a interpretação do juiz da questão, já que no Artigo 217,A do Código Penal é considerado "estupro de vulnerável" a relação sexual de um adultor com menores de 14 anos.

           



10/11/2017
Deputado quer dispensa de ICMS das cerâmicas

O deputado Nelter Queiroz (PMDB) participou de audiência na última quinta-feira (9), junto ao governador Robinson Faria (PSD), para tratar sobre a isenção do pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) pelos ceramistas potiguares no período de um ano, sugestão apresentada por meio de requerimento do parlamentar no último dia 18 de outubro, na Assembleia Legislativa.

"Esta iniciativa é uma forma de socorrer o setor que passa por dificuldades. Mostrei ao governador que em meados do mês passado visitei alguns municípios e verifiquei a gravidade da situação das cerâmicas. Só em Parelhas, mais de 20 unidades encerraram suas atividades, agravando a situação que já estava difícil por conta da seca que se prolonga há seis anos", destacou Nelter.

Segundo ele, o chefe do Executivo Estadual se mostrou sensível à situação e emitiu o requerimento ao Gabinete Civil, recomendando que a Secretaria de Estado da Tributação forme um grupo de trabalho buscando desenvolver um estudo de viabilidade para atender à solicitação.

"Acompanharei os próximos passos para que este justo pleito se viabilize e os ceramistas norte-rio-grandenses possam ser isentados da obrigatoriedade da contribuição do ICMS no período de um ano, fazendo com que esta cadeia produtiva possa se reerguer e fortalecer a economia de nosso Estado", destacou Nelter.

           



08/11/2017
PF caça médicos fronteiriços

A Polícia Federal amanheceu nesta quarta-feira nos calcanhares da máfia de branco, com a Operação Marcapasso que prendeu dez médicos no Tocantins, podendo ainda chegar em outros estados. Os presos são acusados de esquema de propinas.

Não é difícil pegar médico corrupto no Brasil; é só lembrar do caso Watergate nos EUA, à época de Richard Nixon, e seguir o dinheiro.

E se o doutorzinho for daqueles de aldeia, afeito a sentir-se liderança política em eleição de periferia, aí se torna mais suspeito, apenas pelas evidências da vaidade delituosa.

           



08/11/2017
Dison diz que empréstimo ao governo sai breve

Em pronunciamento durante a sessão plenária desta quarta-feira (8), o deputado Dison Lisboa (PSD) afirmou que o empréstimo solicitado pelo Governo à Caixa Econômica Federal (CEF) está prestes a ser liberado. O parlamentar disse que esteve na Governadoria e obteve informações de que o processo está tramitando com celeridade, num momento bastante oportuno para o Rio Grande do Norte.

"Acabei de obter uma notícia muito boa para o momento que estamos vivenciando, de dificuldade financeira no Estado. A informação é de que o empréstimo está dependendo apenas de uma certidão do Tribunal de Contas do Estado (TCE), relativo à gestão fiscal", destacou o deputado.

Com relação a esse pedido de empréstimo de R$ 698 milhões, autorizado recentemente pela Casa, na sessão do dia anterior (7), os deputados aprovaram a mensagem 164/2017, alterando texto da Lei relativa à contratação de crédito. A alteração foi sugestão da própria CEF, modificando a redação quanto à utilização de recursos para amortização e financiamento da dívida interna, passando para incentivo financeiro para industrialização (PROADI).

Emancipação

Dison Lisboa também enalteceu os 89 anos de emancipação política do município de Goianinha. A data será comemorada nesta quinta-feira (9). O parlamentar, que já foi prefeito do município, parabenizou toda a população e se disse grato ao povo, familiares e amigos de infância.

 

           



06/11/2017
Remake de Além da Imaginação na CBS

Visando crescimento no mercado digital, a rede americana CBS vai revisitar mais um clássico da TV como já fez com "Star Trek - Discovery". Vem aí um remake da velha série "The Twilight Zone" para ser exibido em sua plataforma de streaming.

O diretor executivo da CBS, Leslie Moonves, anunciou a produção da obra de Rod Sterling, de 1959, que fez sucesso no Brasil dos anos 60-70 com o título "Alé, da Imaginação". O antigo seriado está atualmente na lista de opções da Oldflix, empresa com sede em Natal que oferece clássicos da TV e Cinema.

A ideia da CBS é aumentar os lucros incentivando os assinantes a se inscreverem para o serviço autônomo de transmissão, pagando $5,99 por mês. 
"Sim, estamos em um momento de grandes mudanças em nossa indústria e, na CBS, estamos antecipando essas mudanças há anos", disse Moonves.

Num momento em que a Netflix ganha rivalidade com a Amazon no sistema de streaming que oferta seriados a partir das obras de HQ, a CBS atira na tendência mundial do consumo das coisas retrôs. Outras redes americanas também estão entrando no mesmo esquema.

           



06/11/2017
Mais um livro de Mário Ivo

Nesta terça-feira, 7, o jornalista e publicitário Mário Ivo Cavalcanti lança mais uma obra literária, desta feita um romance em linguagem de fotonovela. Vai autografar o  livro "Sumidouro do Espelho" na Confeitaria Atheneu, a partir das 18h.

           



03/11/2017
Solenidade marca os 100 anos de São José do Seridó

Cem anos após sua fundação, ocorrida em 4 de novembro de 1917, o município de São José do Seridó celebrou na noite dessa sexta-feira (3), em sessão solene da Assembleia Legislativa, seu centenário, homenageando quem contribuiu para a construção da cidade e olhando para os desafios do futuro.

"É um orgulho tremendo ver aqui nesta plateia quem ajudou a construir São José do Seridó em diversas áreas, como desenvolvimento social, agricultura, gastronomia, saúde, política. Mas, orgulha-nos a todos, acima de qualquer coisa, vermos superados entreveros do passado, pois aqui se encontram aqueles que deixaram no passado a disputa política", registrou o propositor da solenidade, deputado Nelter Queiroz.

Com pouco mais de 4.500 habitantes, São José do Seridó remonta a 4 de novembro de 1917, quando foi criado o povoado que, tendo sido elevado a distrito em 1938, se emancipou politicamente em 1962. Com a expansão de sua atividade industrial, graças às facções têxteis, o município consegue gerar emprego, renda e tributos que voltam à comunidade, condição que faz a cidade frequentar o topo dos rankings de desenvolvimento humano.

"Somos referência em todo o Estado. Todo prefeito do Rio Grande do Norte sente certa inveja. Aqui temos emprego e renda. Temos um dos melhores indicadores sociais do Estado. É muito bom ainda vermos que divergências políticas foram superadas e estamos todos de mãos dadas pela cidade", celebrou o ex-prefeito Jakson Dantas, que foi um dos 30 homenageados da noite.

Atual prefeita da cidade, Maria Dalva, registrou que os índices alcançados por São José do Seridó só foram possíveis em razão da união. "As ideias que se opunham se agregaram com o propósito da melhoria de todos".

           



02/11/2017
Todos comendo tudo

Quando todas as geladeiras do mundo estiverem igualmente supridas, aí sim nós teremos a igualdade de gêneros.

           



01/11/2017
Deputada quer mais ações contra câncer de mama

Com o fim do Outubro Rosa, mês dedicado às ações de combate ao câncer de mama, a deputada Márcia Maia (PSDB) chamou a atenção, durante sessão na Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (1), para a continuidade das atividades de conscientização voltada para as mulheres.

"O câncer de mama é umas das doenças que mais mata as mulheres e as ações de combate e de conscientização não podem perder a intensidade, pois o diagnóstico precoce contribui com as grandes chances de cura", alerta Márcia Maia, que pediu a sensibilidade dos órgãos competentes para que os mamógrafos fiquem à disposição das mulheres.

A deputada registrou a participação na exposição "Mulheres Bonitas", que faz parte da campanha contra o câncer de mama. A mostra conta com a exposição de fotografias de 24 mulheres com idade entre 26 a 56 anos, que foram submetidas ou ainda estão em tratamento. A exposição passou pelos shoppings da capital.

"Assim como o movimento Outubro Rosa, "Mulheres Bonitas" tem o propósito de compartilhar informações sobre o câncer, promover a conscientização sobre a doença, além de contribuir com a autoestima dessas mulheres", disse Marcia, registrando ainda a importância da campanha de doação de lenços para aquelas que, devido ao tratamento de câncer perderam fios de cabelo.

           



31/10/2017
O mau humor de plantão

Ao ver e ler nas redes sociais tanta verborragia produzida por redatores e literatos da aldeia, sinto um incômodo intelectual de dupla decepção: primeiro por envolver gente que presumo inteligente e racional, segundo por ter que concordar com uma frase do ditador Fidel Castro, que disse em sua autobiografia "a literatura é filha do rancor, quando não, da derrota".

           



31/10/2017
As estampas da Champions League

A Editora Topps lançou no Brasil a edição oficial do álbum de figurinhas da Champions League, o maior campeonato de clubes do planeta que reúne os melhores times da Europa.

Nos 604 cromos autocolantes que compõem a coleção, chama a atenção entre os destaques dados aos craques, a dimensão dada ao jovem goleador Gabriel Jesus, do Manchester City, que ganhou foto na capa ao lado de Messi e outros. E lá não estão Neymar nem Ronaldo.

Outros dois brasileiros aparecem na capa em menor destaque: David Luiz, do Chelsea, e Luisão, do Benfica. Nas páginas internas dedicadas aos times, o uruguaio Cavani é quem tem uma grande estampa, apesar de Neymar ter uma figurinha com o termo "Star Player".

O álbum da Topps tem apoio oficial da UEFA, a entidade máxima do futebol no território europeu. Livro e cromos podem ser encontrados nas principais bancas de revistas de Natal, principalmente naquelas que tradicionalmente são pontos de encontro para trocas de duplicatas, como as duas no Largo do Atheneu, a Cidade do Sol, na Afonso Pena, e a de Júnior, na Prudente de Morais, em Candelária.

           



30/10/2017
AL homenageia 500 anos da reforma protestante

Em alusão à passagem dos 500 anos da Reforma Protestante, o deputado estadual Jacó Jácome (PSD) promoveu, nesta segunda-feira (30), uma sessão solene ressaltando as consequências do movimento e homenageando pastores do Rio Grande do Norte. A data também é tema de exposição que acontece na sede do legislativo estadual até esta terça-feira (30).

"Ressaltamos que este movimento tem um significado não apenas religioso. Os reformadores lançaram as bases para uma nova sociedade, empoderando cristãos a se especializarem nos dons que tinham para servir. A Reforma também foi marcante para a Educação, pois incentivou a criação de escolas para toda a população", discursou o parlamentar durante a solenidade.

Foram homenageados os pastores Antonio de Araújo Targino, Júlio Augusto Barreto Neto, José Romeu da Silva, Álvaro da Silva Barros, Kleber Nobre de Queiroz, Martim Alves da Silva, Mizael Dantas da Silva, Edinaldo Gilmar Rodrigues Melo, Manoel Alencar da Silva, Airton Scheunemann Schroeder e Alex Alves dos Santos.

Em nome de todos eles, o pastor Edinaldo Melo agradeceu a homenagem e pontuou a importância da Reforma. "O movimento despertou pessoas para um cristianismo mais autêntico, permitiu um maior envolvimento delas nas suas comunidades, instituiu uma nova ética no trabalho e contribuiu para o surgimento das instituições democráticas", comentou. O pastor Antônio Targino também comentou, na tribuna, o valor histórico e religioso da Reforma.

O deputado federal Antônio Jácome (Podemos) representou a Câmara dos Deputados na sessão solene e ressaltou a relevância da sua realização: "Esse momento ficará eternizado na história do Estado. Ao abrir as portas do Palácio José Augusto para receber uma solenidade como essa, a Assembleia Legislativa reconhece e resgata a nossa cultura e história".

Jacó Jácome também destacou, na sessão solene, a "Expo Reforma", exposição alusiva aos 500 anos da Reforma, que segue até esta terça-feira (31) no Salão Nobre da Casa, por iniciativa do mandato do parlamentar e com entrada gratuita. A solenidade ainda foi marcada pela exibição de documentário produzido pela TV Assembleia e prestigiada pelos deputados estaduais Albert Dickson (PROS) e Hermano Morais (PMDB).

           



28/10/2017
Comeu queijo estragado

O canalha casa com uma dona que deu pra todo mundo, e ainda tem a cara de pau de fazer piada com a ratoeira alheia. 

           



26/10/2017
Assembleia debate privatização da Chesf

Os impactos da privatização da Chesf no Rio Grande do Norte e no Nordeste serão debatidos em audiência pública na Assembleia Legislativa, nesta sexta-feira (27), às 15h, através de proposição do deputado Fernando Mineiro (PT). Na oportunidade, será lançada a Frente Parlamentar em Defesa da Chesf no RN.

"O processo de privatização do sistema elétrico nacional em curso, caso não seja barrado, significará a maior entrega do nosso patrimônio nacional ao setor privado, com forte impacto na economia do país, gerando incontáveis prejuízos à sociedade brasileira", argumenta Mineiro.

Mineiro alerta que a privatização da companhia, anunciada pelo Ministério de Minas e Energia, além do efeito do aumento do preço da conta de luz da população e dos impactos sociais, também compromete o projeto de transposição do São Francisco.

"A venda incide diretamente sobre o controle do uso das águas do Rio São Francisco, que é o gerador da energia distribuída pela Chesf, podendo inviabilizar, por exemplo, a conclusão das obras da transposição, que ainda estão em fase de andamento no Estado", pondera Mineiro.

Participam do debate representantes da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), Federação Regional de Urbanitários do Nordeste (FRUNE), Frente Parlamentar do Nordeste contra a Privatização da Chesf, Frente Parlamentar em Defesa do Sistema Elétrico Brasileiro, entre outras entidades.

 

           



25/10/2017
Seleção sub-17 cai diante da Inglaterra

Assim como aconteceu com os marmanjos da seleção titular na Copa 14, os garotos da canarinho sub-17 naufragam na semifinal da Copa do Mundo na Índia. 

Uma derrota por 3 x 1 para a Inglaterra (a favorita da competição desde o início) deixou como consolo a disputa do terceiro lugar. Que a sorte seja melhor que a seleção titular, que nem isso conquistou em 2014.

O dono do jogo foi o jovem Rhian Brewster (foto), artilheiro da competição e considerado uma jóia do Liverpool, que marcou os três gols da vitória inglesa, enquanto Wesley fez o gol de honra do brasileiro.

A Inglaterra vai à final com o vencedor de Espanha x Mali, e o Brasil enfrenta o perdedor. Na primeira fase, a seleção brasileira ganhou da espanhola de virada.

           



25/10/2017
Ricardo Motta retoma funções parlamentares

O deputado estadual Ricardo Motta se pronunciou, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (25), na Assembleia Legislativa, sobre a retomada das suas funções parlamentares. Em decisão respaldada pelas Constituições Federal e Estadual e pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o plenário autorizou, na terça-feira (24), o retorno do parlamentar à Casa.

"Este momento não representa apenas a reparação de uma injustiça a mim cometida. Representa a retomada de uma trajetória estancada de forma abrupta. Fui impedido de exercer a outorga a mim conferida por mais de 80 mil norte-rio-grandenses, sem que tenha havido qualquer condenação", destacou o deputado em seu pronunciamento.

Ricardo Motta agradeceu as manifestações de apoio, de carinho e orações recebidas ao longo do período no qual esteve afastado e a confiança dos colegas parlamentares, reiterando que não cometeu qualquer crime e se dizendo confiante nos tribunais perante os quais está defendendo-se.

"Retomo o mandato hoje com a voz ativa de quem nada deve, com a consciência tranquila e com o entusiasmo de quem sempre defendeu e continuará defendendo os melhores interesses do povo do Rio Grande do Norte", finalizou o parlamentar.

 

           



25/10/2017
Quadrinha

Na queda, na subida
na luz ou na treva
o que se leva da vida
é a vida que se leva

           



24/10/2017
Ezequiel recebe relatório trimestral do TCE

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), recebeu o Relatório de Atividades do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN), referente ao terceiro trimestre de 2017 das mãos do presidente do órgão Gilberto Jales. Os deputados George Soares (PR), Gustavo Carvalho (PSDB), Gustavo Fernandes (PMDB) e Tomba Farias (PSB) também receberam o documento na manhã desta terça-feira (24).

Na oportunidade, o presidente do Legislativo Estadual enalteceu a entrega do documento por parte do órgão. "Trata-se de um importante documento que condensa os resultados das ações de controle realizadas pelo Tribunal de Contas para o terceiro trimestre deste ano", disse Ezequiel Ferreira.

O Relatório congrega os números da atuação do Tribunal para o período de julho a setembro do corrente ano e cumpre com o que determina a legislação. Entre as informações contidas no documento, Gilberto Jales destacou a execução do plano anual de fiscalização dentro do previsto.

"É um dever constitucional do TCE de trazer esse relatório trimestral para a Assembleia. Em uma democracia todos são devedores de prestação de contas de suas atividades e recursos, incluindo o TCE. Que presta contas à Assembleia, que é a representante do povo", explica Gilberto Jales.

 

           



23/10/2017
Bolsonaro na frente em Santa Catarina

Mais um estado optando pelo azarão. O instituto Paraná Pesquisas aferiu o sentimento popular em Santa Catarina, para saber a preferência para presidente se as eleições fossem hoje.

O deputado Jair Bolsonaro aparece em primeiro lugar com 26,2%, seguido por Lula (18%), Marina Silva (9,3), Geraldo Alckmin (8,2%) e Álvaro Dias (7%).

Quando João Doria substitui Alckmin, Bolsonaro cai para 24,7%, Lula se mantém nos 18%, Doria fica com 10,8%, Marina Silva 9,6% e Álvaro Dias 6,7%.

           



23/10/2017
Música de boa qualidade

O compositor Babal, um dos grandes nomes da MPB em solo natalense, está guardando segredo sobre um grande projeto musical para o alvorecer de 2018. Ao que parece, a ideia envolve também dois enormes talentos locais: Pedrinho Mendes e Khrystal. Vamos aguardar.

           



23/10/2017
E a devolução?

Apesar da determinação do Conselhoi Nacional de Justiça para que o Tribunal de Justiça do RN devolva aos cofres da instituição a fortuna adiantada para os juizes como auxílio-moradia retroativo, não se tem notícia de que a grana tenha retornado das contas pessoais.

           



19/10/2017
A cariocinese tentacular do MP

Com a concepção institucionalizada na mente de seus integrantes de que foi galgado por decreto divino à condição constitucional de um novo poder da República, o Ministério Público vai expandindo promotorias proporcionais ao vasto número de assuntos da vida, não só pública mas também privada.

O novo charme funcional da palmatória do mundo é uma promotoria de Cultura. Aguardem e se verá promotor interferindo, quem sabe, até nas composições musicais, nos cenários teatrais, nos pontos de macumba e nos desfiles de miss.

Também já existe por aí uma promotoria de trânsito, pelo menos em Roraima. Não demora e ainda veremos promotorias dos esportes radicais, dos assentados, dos dependentes químicos, do comércio de rua, das viúvas e viúvos solitários e - essa eu aposto - da ideologia de gênero.

A Constituição de Ulysses Guimarães (que o deus do mar o tenha no intestino das grotas abissais) não aperfeiçoou a função do MP; criou um polvo com os mesmos vícios dos partidos políticos no ato faminto de interferir no Estado e na vida privada.

           



19/10/2017
Marina, a ausente do debate nacional

Ontem, durante show no Teatro Riachuelo, em Natal, o cantor Guilerme Arantes arrancou risos da plateia ao anunciar a canção "Marina no ar", composta em parceria com Nelson Motta nos anos 80.

Fez questão de avisar que era uma homenagem à cantora Marina Lima, musa de ambos, e não à ex-senadora e eterna candidata a presidente da República.

"E Marina, hein?, sempre ausente das questões nacionais, só aparece na boca da urna", disse iniciando os acordes no teclado.

Outro instante de gargalhadas foi quando explicou uma marca de perfume inglês que presenteou Dona Canô, a mãe já falecida de Caetano Veloso e Maria Bethânia. Ao tentar qualificar a raridade da fragrância, preferida da Lady Diana, disparou: "Um perfume que nem a mulher do Eduardo Cunha compraria".

           



19/10/2017
Vivaldo quer atenção psiquiátrica em Caicó

O deputado estadual Vivaldo Costa (PROS) fez um alerta sobre o abandono dos doentes mentais na cidade de Caicó. Em pronunciamento na Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (19) o parlamentar repercutiu entrevista de rádio concedida pelo psiquiatra Fernando de Oliveira Cano na qual ele descreve as condições estruturais do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), mantido pela secretaria de Saúde de Caicó.

"Dr. Fernando de Oliveira é médico do CAPS há quatro anos e mostra-se profundamente angustiado. Ele disse que no CAPS 3 falta tudo, está desabastecido. Tem paciente dormindo no chão, cama quebrada, cama sem colchão, um verdadeiro descaso", disse.

As declarações do médico repercutidas pelo deputado Vivaldo Costa estão circulando em vídeo na internet e provocaram a indignação do parlamentar. "Foi para isso que houve a reforma psiquiátrica no Brasil? Para deixar os pacientes desassistidos?", questionou.

           



18/10/2017
Nélter quer isentar ICMS das cerâmicas

Em pronunciamento durante a sessão plenária desta quarta-feira (18), o deputado Nelter Queiroz (PMDB) defendeu que o Governo Estadual socorra o setor ceramista, que passa por crise, e promova isenção de ICMS. O parlamentar chegou a afirmar que somente votará projetos oriundos do Executivo com essa condição.

 

"Estive pessoalmente visitando alguns municípios e a situação é de extrema dificuldade. Em Parelhas, mais de 20 cerâmicas fecharam suas portas, agravando a situação que já está difícil por conta da seca. São muitos pais de famílias desempregados", alertou o parlamentar.

 

Nelter Queiroz disse que irá se reunir com o governador Robinson Faria (PSD) para relatar os problemas por que passa o setor. "Vou procurar o governador e exigir dele urgência num projeto para dispensar por pelo menos um ano o ICMS dos ceramistas. O governador precisa ter esse gesto de forma imediata", afirmou.

 

Comarcas

O deputado voltou a criticar o reordenamento das zonas eleitorais que vem sendo promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na sua avaliação, a população é quem sentirá os prejuízos da mudança, tendo que se deslocar a comarcas mais distantes.

 

Outro ponto do pronunciamento foram críticas do parlamentar ao que chamou de "mordomias". "Espero que juízes, promotores e conselheiros acabem com os auxílios imorais enquanto o povo passa fome e necessidade. É hora de dizer basta", disse.

 

O deputado ainda parabenizou os cruzetenses pelas festividades da padroeira. Nelter participou no último domingo (15) de uma cavalgada no município.

           



16/10/2017
Estado, uma usina de barnabés

Os dois principais perfis de brasileiros, aquele que trabalha arduamente e aquele que gera emprego mesmo roubado pelas garras da extorsão tarifária, vivem somente para sustentar a máquina do serviço público que não para de crescer.

Envolto na cultura do concurso público, o País se tornou uma fábrica de servidores com expediente em série. A sociedade pagando os prejuízos dos dispêncios e os gordos salários das castas do Judiciário, Ministério Público e universidades estaduais e federais.

Um recente levantamento mostra que os dois extremos do mapa do Brasil, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte, lideram a lista dos Estados que têm mais despesas com pessoal: 81% da receita para pagar servidores e encargos sociaisno no RS e 76% pra fazer o mesmo no RN.

Seguidos por Tocantins, 73%, Mato Grosso, 72% e Rio de Janeiro e Piauí, empatados, com 68%. Quem vai frear a máquina desgovernada, a locomotiva da tragédia futura?

           



16/10/2017
Um dia a casa cai

A audiência da TV Globo vem derretendo em velocidade de dobra espacial. Neste domingo, 15, o programa FAntástico, um dos campeões da casa do Jardim Botânico, despencou para pouco mais de 20 pontos. Algo jamais visto.

           



14/10/2017
Cultura do mangá anima o domingo

A cada ano Natal ganha um novo evento voltado para a pop art e para manifestações culturais do Japão e da Coreia do Sul, principalmente a cultura dos mangás e animes, que cada vez mais atraem as comunidades Geeks, Nerds e Otakus.

Neste domingo, 15, acontecerá o Anima Con Natal, no Praia Mar Hotel, em Ponta Negra, com apresentações Cosplay, bandas de J-Rock, apresentações de Kpop, palestra com dubladores, com Colorista, e muita coisa do gênero.

O evento começa às 10h e encerra às 20h, no espaço para convenções do hotel, local de 4.000m² e totalmente climatizado. Ainda é possível encontrar ingressos na página oficial do Facebook, oferecidos por quem não poderá mais participar.

Acesse 
www.facebook.com/AnimaConNatal/

           



11/10/2017
A seleção dos craques extraviados

Definidas as seleções classificadas para a Copa, restando apenas aquelas que ainda pegarão vagas na repescagem, temos um timaço que infelizmente não estará atuando nos campos da Rússia.

Veja abaixo a lista de 11 craques que poderiam estar ao lado dos já confirmados.

Jan Oblak é o jovem goleiro da Eslovênia e do Atlético de Madrid. Com apenas 24 anos é um dos mais desejados por equipes milionárias da Europa e acaba de ser indicado na disputa da Bola de Ouro.

O lateral Valência é um dos destaques do Equador e capitão do Manchester United. Foi essencial da grande vitória contra o Chile e endureceu o jogo contra a Argentina no segundo tempo.

O zagueiro Virgil van Dijk, da Holanda e do time inglês do Southampton é um dos centrais mais valorizados da Europa.

David Álaba, zagueiro do Bayern de Munique, pode ser titular de qualquer equipe do planeta, mas ficou fora da Copa após a queda da sua seleção, Áustria.

Um dos maiores volantes do mundo, Arturo Vidal é peça fundamental no Bayern e ajudou o Chile no histórico bicampeonato da Copa América. Mas o Chile tropeçou nas eliminatórias.

Miralem Pjianic é absoluto na poderosa Juventus que vem encantando a Itália e Europa. É também o cérebro da seleção da Bósnia, que não vai à Copa.

O mundo inteiro se acostumou a admirá-lo e já está sentindo sua ausência na Rússia após a desclassificação da Holanda. O craque Robben é rei também no Bayern.

O jovem americano Christian Pulicic, de apenas 19 anos, tinha tudo para arrebentar na Copa 18 repetindo o que faz no Borussia Dortmund, onde já é ídolo. Pena a seleção dos EUA ter fracassado na reta final das eliminatórias.

O galês Gareth Bale provou ser um dos grandes craques da atualidade ao estourar no Manchester United e depois compor o trio mortal do Real Madrid com Benzema e Ronaldo. Em 2016, carregou o pequeno País de Gales para as finais da Euro, mas não conseguiu a vaga para a Rússia.

Matador no Arsenal e no Chile, Alexis Sanchez tinha tudo para repetir na Copa 18 o belo desempenho que teve nas duas copas Américas em que sua seleção se sagrou bicampeã. Pena não vê-lo na Rússia.

Outro atacante digno de qualquer grande equipe é o africano Aubameyang, destaque do time alemão do Borussia e da seleção do Gabão que perdeu a vaga na Copa após ser derrotada por Camarões. O jogador surpreendeu a mídia culpando um suco de laranja estragado que atacou o time.

           



11/10/2017
E das trevas, Messi se fez luz

Era só um jogo de uma seleção tradicional contra um adversário mediano. Mas, assim como os filmes tipo B que são iluminados pela presença de um grande ator, o confronto Argentina vs Equador também estava recheado pelo roteiro dramático que sempre requer um gran finale.

E se há um elemento peculiar na composição social e cultural dos argentinos, é a dramaticidade, a capacidade de saltar da angústia para o êxtase num compasso de tango. Com apenas dois minutos, dois equatorianos entraram na área platina fazendo linha de passe por via aérea, a bola planando sobre as cabeças até pousar nas redes do goleiro estupefato.
Não. Mas não era somente um jogo entre um grande e um pequeno. Era o ensaio final para o último ato da ópera lúdica a ser montada em palcos da Rússia, a pátria dos grandes espetáculos das artes cênicas. E a Argentina ainda tinha Messi, seu bailarino solitário prestes a soltar a porção Nureiev para fazer delirar a plateia.

E aí ele bailou. Uma, duas, três vezes, botando luz na penumbra do futuro, tirando seu povo das trevas da heresia e acendendo uma nova esperança. Sua própria redenção no universo de incredulidade que sempre se abria para questionar sua genialidade também no âmbito da seleção nacional.

Três gols para garantir presença na Copa do Mundo, para espantar desconfianças internas, para estabelecer novo recorde pessoal (maior artilheiro da história das eliminatórias sul-americanas), para ocupar as manchetes do planeta (coisa que com o Barcelona ele faz há mais de uma década), para apagar a mentira vizinha sobre necessitar da vitória do maior rival. Nunca houve tal dependência de uma derrota chilena em São Paulo.

O técnico Sampaoli, involuntariamente parodiando o jornalista brasileiro Fernando Calazans em relação a Zico (se não ganhou uma copa, azar da copa), declarou: "Messi não deve um Mundial à Argentina, o futebol é que deve um Mundial a Messi). Até a mídia do Brasil entrou na catarse planetária, mesmo após uma vitória da Canarinho sobre o Chile por 3 x 0.

Na Argentina, em questão de minutos, a imagem de Messi ganhou proporção maradoniana, uma quase heresia em se tratando de um jogador que jamais jogou em time local e não experimentara a idolatria do outro camisa 10 responsável pela segunda copa do país. "Ao nível de Dios", estampou o diário Olé, num trocadilho que sugere a figura divina dos cristãos ou o próprio deus Diego.

O jornal Página 12 nem pensou duas vezes antes de mexer com a religiosidade representada por um papa argentino. Colocou a cabeça de Messi num Jesus cercado de seguidores e escreveu "Messias". O Canchallena, pertencente ao diário La Nacion, manchetou "Uma lenda escrita com maiúscula: MESSI".

Na Espanha, acostumada com a genialidade do craque, os diários esportivos não economizaram na louvação. O AS cit ou manchetes pela Europa afora e escreveu "Messi provoca êxtase mundial". Tudo comprovado também nas postagens das redes sociais. Em vários países o jogador do Barcelona foi assunto principal no Twitter e outras plataformas. Celebridades dos esportes e do showbiz postaram enaltecimentos ao pequeno gigante de Rosário.

Na Inglaterra, a revista Four Four Two: "A realidade alternativa de Messi". Na França, o jornal L'Equipe: "O bem anunciado". Na Alemanha, o Sport Bild: "Messi carrega a Argentina pra Copa". Na Itália, a Gazzetta dello Sport: "Argentina aos pés de Messi". Em Portugal, o diário A Bola destacou a banda U2 saudando Messi no show de Buenos Aires e estampou "E Messi abriu o livro".

Pois é. O livro de Messi é um romance épico que não para de ganhar páginas. Desde 2005 ele está a surpreender o mundo, quase que semanalmente, com jogadas e feitos espetaculares, numa profusão de encantamento que parece jamais ter intervalos. Ontem, no dia 10 de 10, o cara da camisa 10 acrescentou mais um capítulo mágico em sua história. E vai à Copa da Rússia movido pela essência daqueles que são filhos dos deuses da bola. Até os brasileiros sabem disso. Já viram ele carregar a Argentina para a final de 2014 em solo pátrio.

           



11/10/2017
Hermano destaca produção de caju e queijo

A cajucultura e a produção de queijo artesanal foram os temas do pronunciamento do deputado Hermano Morais (PMDB), na sessão ordinária desta quarta-feira (11) no plenário da Assembleia Legislativa. O parlamentar registrou a sua participação, no sábado (7) de um Dia de Campo, na fazenda Zé de Bia, em Severiano Melo, onde foi discutida a importância da produção de caju para o Estado e onde recebeu o título de cidadania daquela cidade, conferido pela Câmara Municipal.

No Dia de Campo foi defendida a luta pelo fortalecimento da cajucultura, um setor importante para a economia de muitos municípios do Rio Grande do Norte. É necessária a renovação do cajueiral em função da seca que se abate sobre o estado e da praga da mosca branca. Aproveitamos para agradecer pelo título de cidadão, comenda que me foi entregue debaixo de um cajueiro em solenidade que contou com a presença dos vereadores Berg Monteiro, Diogo Biá, Gilson Carvalho, Cesinildo Gomes, Poliana Melo, Bruno Melo, Ivanésio Cândido, Derimar Barros e Dadilson Matias", destacou o deputado.

Hermano disse que ontem na Festa do Boi, que está sendo realizada em Parnamirim, na região Metropolitana do Estado, foi instalado a Câmara Técnica Setorial da Cajucultura, com nove membros entre representantes de órgãos públicos e produtores para a discussão e troca de experiências sobre a cajucultura.

Já no domingo (8), também na Festa do Boi, o tema no Espaço Sebrae foi a produção de queijo, com exposição, degustação e venda do produto de diversas partes do País, quando Hermano teve a oportunidade de falar sobre a Lei Nivardo Melo, de sua autoria, que regulamentou a produção artesanal de queijos no Rio Grande do Norte.

Nesta quarta-feira vai ter uma mesa redonda no Espaço Sebrae sobre a Lei Nivardo Melo, com a participação do deputado Hermano Morais.

           



09/10/2017
Dove tira do ar anúncio racista

Semana passada, uma usuária do Facebook chamada Naythemua, famosa por postar dicas de maquiagem, denunciou um filme publicitário da marca Dove.

A peça da empresa anunciava um gel da sua linha de cremes, exibindo a imagem de uma mulher negra vestindo uma camiseta marrom. Quando a modelo retirava a roupa, aparecia uma mulher branca com uma camiseta também branca.

"Parece que na empresa não havia nenhuma mulher negra para dizer não ao anúncio", disse Naythemua em sua página. O protesto logo foi compartilhado e viralisou, levando a Dove a retirar a propaganda do ar.

           



09/10/2017
Santistas surpresos com o palmeirense Neymar

Neymar surpreendeu a mídia esportiva e a torcida do Santos ao aparecer com uma camisa do rival Palmeiras e confessar que é torcedor do clube alviverde desde criança.

Em declaração à imprensa, o craque do PSG revelou que quando começou a gostar de futebol seus ídolos eram quatro jogadores do famoso Palmeiras dos anos 90: o atacante Evair, o goleiro Marcos e os meias Alex e Rivaldo.

Formado nas bases do Santos, o jogador respondeu afirmativamente sobre se jogaria no Palmeiras um dia. "Ninguém sabe o dia de amanhã, mas seria um grande prazer".

Aproveitando o fato, a conta oficial do clube paulistano no Instagram postou foto do craque com o texto: "O brilho nos olhos de quem está conhecendo o time da infância".

           



09/10/2017
O balcão da mídia avermelhada

Há uma subliminar cobertura jornalística de grandes grupos de mídias, como Globo e Folha, em favor de interesses petistas, precisamente pró-Lula em 2018.

Reportagens, manchetes e pesquisas de opinião são forjadas a granel no intuito de estabelecer um ambiente favorável a uma recuperação de imagem do líder petista, usando com inteligência o desgaste generalizado da classe política.

Alguns subterfúgios chegam a beirar o cinismo e revela o jogo de interesse. Como é o caso de afirmar que quase 80% dos brasileiros acham que a corrupção só aumentou depois de 2016.

Nem o mais fanático militante do PT conseguiria um arremedo de inocência para os dois governos do partido entre 2003 e 2015, período em que estouraram os escândalos do mensalão e petrolão.

           



1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21