BLOG DO ALEX MEDEIROS

09/10/2017
Um ingrato cinismo

O escriba tem dois patrões, políticos, e trata ambos como diletos amigos do peito. Um vive cercado pela Polícia, outro anda à sombra da Justiça.
Mas o escriba segue martelando na honra de terceiros, como quem esquece o ofício pregresso e as más companhias.

           



09/10/2017
Serviços da AL incrementam Festa do Boi

O motorista Maxwell Pimentel Júnior e sua esposa, a professora aposentada Maria Cláudia Alves de Barros, passeavam pelas alamedas do Parque Aristófanes Fernandes, que abriga a 55ª edição da Festa do Boi, quando perceberam que a continuidade da mostra rural foi quebrada por um estande de ares urbanos.

Fitaram a exposição da Assembleia Legislativa com ar de curiosidade, mas não ousaram deixar o passeio público para conhecer mais da exposição que lhes chamou a atenção.Abordados pela equipe da assessoria de comunicação, vocalizaram seu interesse pela exposição com uma pergunta: "O que a Assembleia Legislativa oferece?".

Ações de saúde e cidadania estão disponíveis à população no estande do Poder Legislativo na Festa do Boi. Na programação, os interessados encontrarão diversos serviços relacionados à saúde, como verificação de pressão, vacinação e orientações sobre a prevenção do câncer de mama.

Além disso, o espaço contará com a presença do Memorial do Legislativo Potiguar, que apresentará, através do seu acervo de fotos, documentos e objetos, a história dos 182 anos do parlamento estadual.

O caso do início desta matéria demonstrou ainda especial interesse pelo serviço do Procon Legislativo, sobre o qual já tinha referência. "Ouvi que é muito bom", comentou Maria Cláudia.

A mostra da Assembleia Legislativa segue até o dia 15 de outubro. O estande funciona em concomitância com a programação da Festa do Boi, cujos portões abrem a partir das 16h.

           



06/10/2017
Políticos querem censurar Web na eleição

Uma emenda inserida na votação da reforma política, e aprovada pelo Congresso, obrigará sites a suspender, sem decisão judicial, a publicação de conteúdo denunciado como "discurso de ódio, disseminação de informações falsas ou ofensa em desfavor de partido ou candidato".

De acordo com o texto, a publicação deverá ser tirada do ar "em no máximo vinte quatro horas" após a denúncia feita por qualquer um em canais abertos pelo provedor para esse fim.

A emenda é de autoria do deputado Aureo, do partido da Solidariedade (RJ). Para entrar em vigor, a proposta terá de ser sancionada pelo presidente Michel Temer.

Veja o que diz a emenda:

"A denúncia de discurso de ódio, disseminação de informações falsas, ou ofensa em desfavor de partido, coligação, candidato ou de habilitado conforme o art. 5 c, feita pelo usuário de aplicativo ou rede social na internet, por meio do canal disponibilizado para esse fim no próprio provedor, implicará suspensão, em no máximo 24 horas, da publicação denunciada até que o provedor certifique-se da identificação pessoal do usuário que a publicou, sem fornecimento de qualquer dado do denunciado ao denunciante, salvo por ordem judicial".

           



06/10/2017
Argentina cada vez mais longe da Rússia

Foram três bolas na trave, uma meia dúzia de finalizações desperdiçadas diante do goleiro peruano, domínio total da posse de bola, mas nem o clima da Bombonera conseguiu empurrar a Argentina para uma vitória em casa que a deixasse confortável na tabela das eliminatórias.

Já são quatro jogos sem vitória e as chances de classificação para a Copa da Rússia praticamente penetrando no campo de um milagre no último jogo, na altitude de Quito contra a sempre dura seleção do Equador.

Mais uma vez, como ocorreu na Copa 2014 e nas copas América 2015 e 2016, a seleção argentina esteve na dependência do gênio Messi, que até tentou carregar o time, mas parou na retranca metódica de Ricardo Gareca, ironicamente um técnico argentino.

Debaixo de um ambiente de frustração nacional, tendo aindo o fator dramático que envolve historicamente o futebol da Argentina, a seleção de Jorge Sampaoli depende de uma vitória na terça-feira, suficiente para disputar a vaga na repescagem contra a fraca Nova Zelândia, e ainda pode entrar direto na Copa caso haja vencedor no duelo Peru x Colômbia.

           



06/10/2017
Deputados no lançamento do Transporte Cidadão

Aprovado por unanimidade pela Assembleia Legislativa, o programa "Transporte Cidadão" foi oficialmente lançado oficialmente pelo Governo do Estado, nesta sexta-feira (6), no estacionamento da Arena das Dunas, em Natal. O presidente da Casa, deputado estadual Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), participou do evento, onde ressaltou as melhorias dadas pelo legislativo estadual à iniciativa, como a possibilidade dos acompanhantes dos pacientes terem acesso ao serviço.

"O Governo e a Assembleia cumprem seu papel de cuidar das pessoas. Com essa inciativa, tem-se a promoção de cidadania para a população. A Casa aprovou e melhorou o programa, por meio de emenda parlamentar, permitindo que os pacientes possam levar pelo menos um acompanhante nos ônibus que serão disponibilizadas a pessoas com doenças crônicas ou com deficiência", explicou o presidente Ezequiel Ferreira sobre a participação do legislativo estadual no programa.

O "Transporte Cidadão" vai oferecer transporte gratuito a pacientes da Grande Natal para assegurar o acesso a serviços públicos de saúde na capital. Serão disponibilizadas 10 linhas de ônibus, com saída às 5h e retorno às 17h, beneficiando 13 municípios: Maxaranguape, Extremoz, Ceará-Mirim, São Gonçalo do Amarante, Ielmo Marinho, Macaíba, Vera Cruz, Parnamirim, Monte Alegre, Nídia Floresta, São José do Mipibu, Arês e Goianinha.

Os itinerários foram pensados para levar os usuários para Centrais do Cidadão, Hospital Walfredo Gurgel, Liga Norte Rio-grandense Contra o Câncer, Hospital Giselda Trigueiro, Maternidade Escola Januário Ciccco e Hospital Universitário Onofre Lopes. Desempregados, gestantes, idosos e pessoas carentes também têm direito a usar os ônibus.

"Essa é uma iniciativa muito importante para o Rio Grande do Norte. Vamos beneficiar, a princípio, 10 mil pessoas, mas nossa ideia é ampliar gradativamente e estender o serviço a outros municípios do interior. O "Transporte Cidadão' é autossustentável e será pago com recursos de outros programas sociais, o Café Cidadão e o Restaurante Popular. O custo inicial do serviço é de R$ 190 mil por mês.

A Assembleia Legislativa também esteve representada pelos deputados estaduais Galeno Torquato (PSD), José Adécio (DEM), Jacó Jácome (PSD) e Disson Lisboa (PSD). A Lei de número 10.092, que instituiu o programa, foi aprovada pela Casa em agosto de 2016, com a consonância de todo o plenário. O "Transporte Cidadão" começa a funcionar efetivamente nesta segunda-feira (9).

           



05/10/2017
A farra da Bona Dea no RN

Nesses tempos de história se repetindo como farsa, reproduziu-se no Rio Grande do Norte, no último dia 27 de setembro, a conhecida estória da festa "Bona Dea" (boa deusa) ocorrida no ano 62 a.C. na casa do imperador Julio Cesar.

Naquela ocasião, onde rolou muito vinho e orgia, teria acontecido o episódio em que um rico chamado Publius Clodius se fantasiou de  
tocadora de lira para assediar Pompeia, a linda e segunda mulher de Cesar.

Na versão papa-jerimum da festa, a orgia não foi com bebidas, e sim com dinheiro dos plebeus do reino potiguar. Na pele do rico Publius, privilegiados juízes conquistando pomposa soma travestida de "auxílio moradia". Mais de R$ 200 mil pra cada um.

O TJ aprovou o pagamento retroativo referente a cinco anos do tal auxílio, em reunião que só teve como testemunha a boa deusa Themis. Num estado afundado numa crise de anos, onde não há dinheiro para pagar aposentados, onde a maioria do servidor público tem salário atrasado, o que parece legal se torna imoral no Judiciário.

Obviamente, se os felizardos na decisão do "enunciado administrativo" do TJ-RN forem indagados sobre o caso, reagirão como o jovem Publius que disse nada saber sobre o assédio à mulher do imperador.

Foi naquela farra de 62 a.C. que surgiu o provérbio que diz "À mulher de César não basta ser honesta, deve parecer honesta". É preciso fazer saber aos senhores magistrados do pobre RN que cada um deles tem que ter no tecido ético da toga moral uma nesga da mulher de César.

           



04/10/2017
Dia Internacional do Poeta

Pra festejar esse 4 de outubro, três hai-kais que caíram ontem na soleira da porta do peito:

Boa noite, Alice
o dito pelo dito
que eu não disse

Paixão vendaval
coração furacão
têmpora temporal

Rumos que nos apontem
nos rastros que se juntam
no amanhã e no ontem

           



04/10/2017
Kelps acusa prefeitura de abandonar o Alecrim

Citando a importância econômica e histórica do bairro Alecrim, um dos mais tradicionais da capital, o deputado Kelps Lima (Solidariedade) fez um pronunciamento na sessão plenária desta quarta-feira (4), criticando a forma como a prefeitura vem tratando o bairro, especialmente quanto à reurbanização que será feita pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEMSUR).

"O Alecrim é terra de gente empreendedora, que investe, que monta seu negócio e junta sua mercadoria para vender, mas na gestão do prefeito Carlos Eduardo o bairro vem sendo tratado como um quintal abandonado, enquanto a avenida Engenheiro Roberto Freire sempre foi o jardim bonito", criticou o deputado.

Kelps criticou as mudanças que a prefeitura está fazendo no local, envolvendo diretamente os ambulantes e camelôs, muitos dos quais não poderão mais atuar. Na sua avaliação, o reordenamento será prejudicial às atividades comerciais.

O deputado destacou a importância econômica do Alecrim, maior arrecadador de ICMS no Rio Grande do Norte e defendeu que a sociedade e o Poder Legislativo atuem para o resgate do bairro. "Mesmo tendo esse enorme potencial, nunca foi um lugar valorizado", afirmou.

O parlamentar disse que a atual gestão trata o Alecrim com descaso, pois comprovou pessoalmente que a praça Gentil Ferreira, uma das mais importantes do lugar, se encontra suja, abandonada e com o relógio quebrado. "Quem ouve os discursos do prefeito pensa que as calçadas ficarão lindas, que surgirão vagas para estacionamento, mas ele está sendo negligente e irresponsável", criticou.

           



02/10/2017
50 mortos em massacre de Las Vegas

Mais de 50 pessoas foram mortas e pelo menos 400 outras ficaram feridas depois que um homem armado abriu fogo na noite de domingo em um festival de música country em frente ao Mandalay Bay Resort and Casino, em Las Vegas.

A polícia divulgou o número de mortos atualizados nas primeiras horas da manhã após uma terrível madrugada de violência que transformou um show musical em uma cena de carnificina, já considerada maior tragédia do gênero nas EUA.

Embora os relatórios iniciais divulgados na imprensa brasileira colocassem o número de mortos em 20, a Polícia Metropolitana de Las Vegas já havia informado na mídia americana que pelo menos 50 pessoas estavam mortas.

A polícia disse que o autor dos crimes, Stephen Paddock, de 64 anos, residente em Mesquite, Nevada, foi abatido depois que uma equipe da SWAT entrou no quarto do hotel aonde ele estava atirando na multidão.

"No momento, acreditamos que é um ato individual, um atacante de um lobo solitário", disse o xerife do condado de Clark, Joe Lombardo. "Estamos bastante confiantes de que já não existe uma ameaça de novos ataques", concluiu.

As autoridades disseram que o homem armado parece ter chegado ao 32º andar do hotel Mandalay Bay às 22h08 de ontem e apontou a arma em direção ao local do show do outro lado da rua.

Os oficiais entraram no quarto, dominaram e abateram o assassino, segundo contou o xerife Lombardo, acrescentando que as autoridades não têm evidência de um motivo. "Nós não sabemos ainda que religião ou ideologia ele seguia".

           



29/09/2017
Exposição da AL até sábado no Midway

A história do Rio Grande do Norte contada por meio dos fatos que marcaram o Poder Legislativo atraiu milhares de pessoas ao Midway Mall nas últimas semanas, onde está em exposição o Memorial do Legislativo Potiguar. Reunindo pessoas de todas as idades no 3º piso do shopping, a mostra segue até este sábado (30) e já é considerada um sucesso pelos organizadores.

"A população mais antiga se encontra nos fatos históricos, relembra os momentos em que determinados atos foram tomados pelo Legislativo e os mais novos têm a oportunidade de conhecer os momentos mais marcantes, entendendo como chegamos aos dias atuais. Tem sido uma experiência enriquecedora", disse o antropólogo Plínio Sanderson, servidor da Assembleia que está trabalhando na exposição.

De acordo com dados repassados pela organização da exposição, mais de três mil pessoas assinaram o livro de visitas durante os 13 dias em que o acervo esteve no shopping, incluindo jovens de 46 escolas. A expectativa é de que até o sábado, quatro mil pessoas tenham viajado no tempo por meio do material exposto pelo Poder Legislativo.

O engenheiro Fred Pinheiro, espectador assíduo da TV Assembleia e interessado pela história do RN, logo após saber da existência da exposição, resolveu ir ao shopping especialmente para conhecer a mostra. "Eu estava muito curioso pra vir aqui. E o que me chamou mais a atenção foi o processo de participação histórica da mulher potiguar na política". O engenheiro também se interessou bastante pelas atividades da Assembleia no período da ditadura.

Já os estudantes da Escola Estadual Imperial Marinheiro, que foram acompanhados pela professora de Geografia Janiere Oliveira de Mendonça, enalteceram, a oportunidade de vivenciar, em campo, o aprendizado da sala de aula. Para Janiere, a iniciativa do Memorial contribuiu para a assimilação do conteúdo por parte dos jovens.

"Esse tipo de visita é extremamente importante, porque, dentro do colégio, muitas vezes os alunos não guardam tanto o conteúdo na memória, não o visualizam. E quando se consegue um espaço desses, é muito interessante para eles", disse a professora, que acredita que seus alunos saíram da exposição com outro olhar da sociedade em que vivem.

Um desses alunos que passou pela exposição, Anderson Augusto da Silva, de 15 anos, disse que ficou surpreso com a quantidade de informações apreendidas com a mostra da Assembleia Legislativa. O jovem destacou o espaço dedicado ao pioneirismo das potiguares na política mundial. "Tem muita gente que tem preconceito contra as mulheres, que pensa que elas não são capazes de muita coisa, mas isso não é verdade. Elas podem fazer tudo o que quiserem", garantiu o estudante.

Além do ganho de conhecimento por parte da população, o próprio Memorial também ganhou com a mostra no Midway Mall. Após várias pessoas ligadas a antigos parlamentares visitarem o espaço, objetos e documentos históricos foram repassados por familiares, enriquecendo o acervo. Até o penúltimo dia de exposição, pelo menos 11 doações foram confirmadas, incluindo um livro original da Constituição do RN de 1947, doado pelo jornalista e pesquisador Carlos Morais.

"Eu tinha esse livro em casa e o usava quando precisava fazer algumas consultas, mas sei que ele ficará melhor guardado no Memorial, às vistas da população", disse o jornalista. "Levar a história do RN para mais perto do seu povo é algo importantíssimo, porque nós só vamos ter consciência do presente e mudar o futuro, se conhecermos o nosso passado", complementou Plínio Sanderson.

           



27/09/2017
José Dias e a importância dos 30 santos

O deputado estadual José Dias (PSDB), em pronunciamento na sessão desta quarta-feira (27), na Assembleia Legislativa, lembrou de sua participação no processo inicial, junto à Igreja Católica, do processo de beatificação e canonização dos protomártires de Cunhaú e Uruaçu. Beatificados no ano 2000, os diocesanos André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro, mais o leigo Mateus Moreira e seus vinte e sete companheiros serão canonizados no próximo dia 15 de outubro no Vaticano, pelo Papa Francisco.

"O Rio Grande do Norte será o único Estado do Brasil com 30 santos", ressaltou o parlamentar, anunciando que estará em Roma, na Itália, para acompanhar esse momento, mas que viajará sem custos para a Assembleia Legislativa, mesmo seguindo na comitiva potiguar como representante do Legislativo. "Irei totalmente às minhas custas. A Assembleia não vai pagar a minha passagem que já comprei, nem receberei um real em ajuda de custo", explicou José Dias.

Para o deputado, a viagem terá, para ele, uma ‘significação espiritual religiosa' e a certeza de que o Rio Grande do Norte poderá se transformar no maior destino religioso do Nordeste, podendo concorrer com os grandes destinos do Brasil. "Vamos ter aqui 30 santos que neste momento de muita dificuldade deverão nos proteger", prevê Dias, anunciando a celebração de missas nos dias 28 e 29 de setembro e 4 de outubro no Santuário dos Mártires, em Uruaçu, no município de São Gonçalo do Amarante, e no dia 3 de outubro no Santuário de Nazaré, em Natal. "Rio Grande do Norte, terra de santos", encerrou o parlamentar.

Mártires

Em 16 de junho de 1645, padre André de Soveral e outros 70 fiéis foram cruelmente mortos por 200 soldados holandeses e índios potiguares. Os fiéis estavam participando da missa dominical, na Capela de Nossa Senhora das Candeias, no Engenho Cunhaú - no município de Canguaretama. Em 3 de outubro de 1645, três meses depois, houve o massacre de Uruaçú. Padre Ambrósio Francisco Ferro foi torturado e o camponês Mateus Moreira, morto. Os invasores calvinistas não admitiam a prática da religião católica.

           



26/09/2017
Ezequiel discute orçamento com PGJ

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), recebeu o novo procurador-geral de Justiça, Eudo Rodrigues Leite. Foi a primeira visita oficial após a posse do PGJ, em junho. Na reunião, realizada na presidência, foi tratada a questão orçamentária dos Poderes. A proposta orçamentária para 2018 foi enviada pelo Governo do Estado e está em tramitação pelas comissões da Casa.

"A questão orçamentária é uma preocupação de todos os poderes e o momento pede sensibilidade de todos. A Assembleia Legislativa sempre foi parceira do Ministério Público e continuará sendo, para que possam contar conosco sempre que precisarem", afirmou o presidente do Poder Legislativo.

Ezequiel Ferreira apresentou os indicadores de gestão, que apontam para um recuo nas despesas com pessoal. O secretário Augusto Carlos Viveiros fez uma breve explanação sobre os demonstrativos e afirmou que com a reforma administrativa, que reduziu custos, a Assembleia está investindo na qualificação dos servidores.

A visita oficial também contou com a presença da deputada Larissa Rosado (PSB), do presidente do Sindicato dos Servidores do Ministério Público do RN (SINDSEMP), Luiz Felipe Paz de Almeida e do secretário-geral do sindicato, Aldo Clemente Filho.

O procurador-geral, juntamente com os servidores do MPE, levaram à Assembleia projeto de lei propondo uma recomposição salarial para o quadro de servidores, em torno de 4,5%. "Desde 2015 os servidores lutam para ter de volta essa recomposição, um direito deles e o impacto na Lei de Responsabilidade Fiscal seria muito pequeno", afirmou Eudo Rodrigues.

           



25/09/2017
AfD vai cutucar o calcanhar de Merkel

O candidato do partido Alternativa para a Alemanha (AfD), Alexander Gauland, afirmou no domingo (24) que devolverá o país aos alemães. O AfD conquistou 13,3% dos votos nas eleições para chanceler da Alemanha, o que o credenciou a entrar pela primeira vez no Bundestag, o parlamento alemão.

"Esse governo que proteja, porque iremos atrás dele. Recuperaremos o nosso país e o nosso povo. Mudaremos esse país", afirmou Gauland em seu primeiro pronunciamento depois do fechamento das urnas na Alemanha .

Para ele, o partido obteve esses resultados graças ao seu idealismo e que pensa que as pessoas enfim terão de volta um lugar no Bundestag. Além disso, o copresidente da AfD, Jörg Meuthen, disse que o partido é "claramente a terceira força política no Bundestag".

Depois da divulgação dos resultados de boca de urna, cerca de 100 pessoas se reuniram na praça de Alexanderplatz, onde o AfD celebra o sucesso nesse pleito, gritando palavras de ordem contra o partido em meio a um forte esquema de segurança.

Criado em 2013 como um partido contrário à União Europeia, a AfD ficou fora do parlamento nas eleições do mesmo ano. Com a crise migratória e a grande chegada de refugiados no país, a legenda adicionou o discurso antieuropeu ao combate à invasão de muçulmanos no país.

           



25/09/2017
Audiência na AL debate empregos têxteis

A Associação dos faccionistas do Seridó (AFASE) tem participado ativamente em defesa do emprego no setor têxtil do Estado. Primeiro esteve em São José do Seridó, na quinta-feira (21), mobilizou 61 facções têxteis para o movimento em Natal na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT/RN) e no último final de semana na cidade de Parelhas.

Para a presidente da entidade, Eva Wilma Panício, a iniciativa do deputado Ezequiel Ferreira (PSDB) de promover uma audiência pública em defesa do emprego trará para a capital o centro do debate e a busca de um entendimento entre as partes.

"Neste momento, entendemos que o papel da Assembleia Legislativa é intermediar soluções. As instituições devem se unir em favor do emprego, e não criar uma "queda de braço". Diálogo é a palavra de ordem", conclama o deputado Ezequiel Ferreira para todos os atores envolvido na temática se façam presentes na próxima segunda-feira, dia 02 de outubro, às 9h30, no auditório da Casa Legislativa.

Além da AFASE e Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN) lançou uma nota pública fazendo um chamamento para que quem esteja a frente das discussões tenha bom senso e busque o diálogo. "Pois milhares de empregos estão em risco", enfatizou Benes Leocádio, presidente da Femurn.

A celeuma envolvendo as relações de trabalho das facções têxteis com as indústrias do setor e entendimentos do MPT/RN estará no centro do debate da audiência pública convocada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza.

Milhares de pessoas no Rio Grande do Norte dependem dos empregos gerados pela facções têxteis e uma ação trabalhista movida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT-RN) pode impedir a contratação destes trabalhadores da facções têxteis pelas indústrias, além de impor uma multa de R$ 38 milhões ao Grupo Guararapes.

           



25/09/2017
Buraqueira urbana

Seria uma parada duríssima a disputa entre Natal e Parnamirim se houvesse (ah, se houvesse) um campeonato de buraco.

Não o buraco que anima noites em varandas e salas do litoral ou do sertão, mas o buraco que se abre na via pública e permanece aberto por dias atazanando o cidadão, enquanto as prefeituras na maioria das vezes nem toma conhecimento e providência.

A buraqueira nas ruas de Natal e Parnamirim tá virando cartão postal negativo. Dizem que em São Gonçalo não é muito diferente.

           



23/09/2017
Hai-kai

A doença da ideologia
nem cura com psicólogo
ENEM com sociologia.

           



23/09/2017
Paradoxo

Por Graco Medeiros

Geralmente quem defende a liberação de armas de fogo é visceralmente contra a liberação das drogas (maconha, por exemplo). Já os defensores do uso recreativo da cannabis, em sua grande maioria composta de pacifistas, são contra o direito do cidadão ter alguma arma de fogo para a sua autodefesa.

A meu ver, a LIBERAÇÃO de ambos os pleitos já seria um bom início para combater o monopólio do tráfico de ambos os 'baguios' (oferecidos nas 'bocas' e no mercado negro de armas de fogo, respectivamente), bem como uma grande baixa na corrupção policial e de outros agentes públicos.

Vamos começar a quebrar o espinhaço do tráfico de drogas e das armas de fogo nas mãos dos bandidos?
Pela liberação geral das 'drogas' e armas de fogo. Pelo controle estatal desses mesmos produtos.

Afinal os 'entorpecentes' e as armas, de modo geral, já estão aí, com seus traficantes de ambas as ofertas mangando da repressão inóqua e expondo o cidadão às medidas repressivas do aparato policial e jurídico.

Nessa parada, perde a sociedade, totalmente à mercê dos vagabundos ousados, enquanto o tráfico 'ilegal' de drogas e armas de fogo deita e rola. A corrupção é quem agradece.

Bora deixar de hipocrisia?!

           



22/09/2017
Messi, Ronaldo e Neymar na Bola de Ouro

Lionel Messi e Crisitiano Ronaldo estão de novo (parece não terminar nunca) na disputa direta pela Bola de Ouro de melhor jogador do mundo. O que mudou na relação dos 3 finalistas é que Neymar entrou no lugar do francês Griezmann, ganhador da Bola de Bronze no ano passado.

Com a conquista da Champions League pelo Real Madrid e o troféu de artilheiro da competição, o craque português é favorito a repetir o êxito de 2016. Já Messi e Neymar tentam surpreender os prognósticos com as apresentações de gala que realizaram na temporada.

Messi já venceu a Bola de Ouro cinco vezes, em 2009, 2010, 2011, 2012 e 2015. Ronaldo levou quatro veze, em 2008, 2013, 2014 e 2016. Neymar ficou uma vez em terceiro lugar, e não deve ser ainda agora que vai superar os dois monstros. Na presente temporada, o melhor brasileiro na Europa já é Gabriel Jesus, segundo a retropesctiva na Premier League.

           



20/09/2017
Watchmen vai ganhar série na HBO

Parece que agora é pra valer. E os fãs de Watchmen, uma das mais ousadas e instigantes graphic novel, levada às telas em 2009, terão, enfim, uma série de TV, produzida pela HBO.

O produtor e roteirista Damon Lindelof (um dos criadores de Lost) postou em seu Instagram que está debruçado sobre a adaptação da obra de Alan Moore e Dave Gibbons para a TV. E tudo indica que a HBO quer na série a mesma dose imaginativa da HQ e do filme.

Em 2015 (quem lembra?) a própria HBO tratou de desmentir que estaria investindo na série Watchmen, que seria supostamente dirigida pelo cineasta Zack Snyder, o mesmo que adaptou a história original para o cinema. Dessa vez, entretanto, Lindelof postou e está postado. Hurra!

           



20/09/2017
A luta corporal e social das mulheres árabes

Houve um tempo, entre as décadas de 30 e 70 do século XX, que as mulheres no Irã se vestiam e se comportavam com o mesmo estilo das suas semelhantes ocidentais. A partir dos anos 1960, por exemplo, a geografia humana das ruas de Teerã era povoada de lindas garotas vestindo minissaias, calçando botas cano longo e usando miçangas hippies nos braços e pescoços.

Aí em 1979 veio a intervenção religiosa e careta dos aiatolás, atirando o país nas profundezas retrógradas dos preceitos islâmicos. Um véu de atraso se estendeu sobre o Irã e as burcas foram impostas como cobertura do corpo e rosto das mulheres. Enquanto as ocidentais viviam o auge das luzes coloridas das discotecas, as iranianas perdiam a liberdade e dançavam nas trevas.

Nos países muçulmanos, as mulheres seguem tratadas como seres inferiores, o que não impede, porém, que muitas delas se levantem contra a opressão e sacrifiquem a própria vida pelo resgate de direitos perdidos ou direitos nunca antes permitidos.

Algumas se tornam célebres por fugirem do rigor árabe e tentarem a liberdade em outros países, principalmente fora do alcance da espada islâmica. Outras resistem bravamente usando o próprio corpo como bandeira, se expondo para fotógrafos do mundo no único objetivo de rejeitar a burca e outras vestimentas tradicionais.

E é em homenagem a essas mulheres muçulmanas que o Instituto Valência de Arte Moderna (IVAM), na cidade espanhola de Valência, abriu a exposição "Rebeldia: Narrações femininas no mundo árabe", destacando ao longo do tempo, desde 1950, as lutadoras de várias gerações e procedências, como Mona Hatoum (Líbano, 1952), Zineb Sedira (Argélia, 1963), Ghada Amer (Egito, 1963), Rula Halawani (Palestina, 1964), Ahlam Shibli (Palestina, 1970), Amal Kenawy (Egito, 1974) e Leila Alaoui (Marrocos).

A mostra, além de exibir imagens das mulheres usando roupas ocidentais, como biquínis de praia, apresenta também algumas delas nos ambientes de trabalho que no mundo árabe só são permitidos para os homens. Mais de uma centena de fotografias compreendem o período entre 1990 e 2015, demonstrando a grande perda das mulheres muçulmanas após as mudanças culturais e sociais que as novas tecnologias trouxeram nesses tempos.

Em entrevista divulgada hoje nos jornais europeus, o diretor do IVAM, José Miguel G. Cortês, disse que "as mulheres árabes não são o objeto dessa mostra, mas sim o sujeito e figura principal". Há fotos, vídeos, instalações e livros que abordam a luta feminina no mundo islâmico. A exposição vai até 28 de janeiro de 2018.

           



20/09/2017
Dicas de português na Conexão ENEM

Dicas de português apresentadas pelo programa Conexão Enem, do Legislativo Estadual, estão reunidas agora no livro "Língua.com", de autoria do professor João Maria de Lima, coordenador do projeto educativo exibido pela TV Assembleia. A publicação será lançada na próxima sexta-feira (22), às 14h30min, durante a Feira do Livro em Mossoró. De acordo com o autor, o livro busca despertar a curiosidade sobre a língua portuguesa e dirimir dúvidas do dia a dia, com exemplos práticos e reais coletados, em sua maior parte, da Internet.

"O intuito deste livro não é ser uma gramática. O desafio é fazer com que as regras da língua percam o caráter de mero cumprimento de uma obrigação escolar e passem a ser vistas como tão significativas quanto a presença da linguagem em nossas vidas. Por isso, pretendemos que Língua.com seja, no mínimo, instigante e revele alguns dos prazeres envolvidos na língua portuguesa, que é viva e dinâmica", explica João Maria.

Com mais de vinte anos de experiência, dos quais sempre buscou colocar em prática diferentes métodos de ensino-aprendizagem e formas de dialogar com os alunos, o professor salienta que muitas das dicas e curiosidades constantes na publicação já foram trabalhadas nos aulões do programa Conexão Enem.

"Em um mundo acelerado, precisamos encontrar soluções práticas e seguras para dúvidas de linguagem. É assim que venho trabalhando através dos projetos que desenvolvo, como por exemplo o Conexão Enem, da Assembleia Legislativa, que vem contribuindo com sucesso para a preparação de estudantes em todo o Rio Grande do Norte", afirma.

Na capital potiguar, o livro "Língua.com" será lançado durante a Feira de Livros e Quadrinhos de Natal, no dia 6 de outubro, oportunidade em que o autor participa de bato papo junto ao público.

Conexão Enem

O programa é exibido pela TV Assembleia e voltado para estudantes de todo o RN, que buscam aprofundar a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio - Enem. O programa é semanal, ao vivo e com reprises e já é uma marca da atual gestão do presidente Ezequiel Ferreira (PSDB), que tem dado todo o apoio para sua concretização. Além das exibições na TV aberta, o Conexão Enem pode ser visto no YouTube.

           



19/09/2017
Trump leve e solto na ONU

Sem a presença dos líderes da Rússia e China, respectivamente Vladimir Putin e Xi Jinping, o presidente dos EUA Donald Trump tomou conta da Assembleia Geral da ONU e disparou recados com argumentos fortes em favor da liberdade dos povos, sem esquecer de pregar as reformas que defende no interior da prórpia instituição representativa das nações.

Bateu duro na ditadura comunista da Coreia do Norte, conclamou russos e chineses a não prestarem apoio à corrida bélica de Pyongyang, reconfirmou a determinação de não parar com as sanções econômicas ao regime de Cuba, fez críticas duras ao ditador venezuelano Nicholas Maduro, e disse que o acordo nuclear com o Irã é uma vergonha para os EUA, numa clara oposição ao ex-presidente Obama que assinouo o acordo em agosto de 2015.

Repetindo várias vezes o espírito patriótico e democrático do povo americano, Trump disse que seu governo está devolvendo o poder absoluto aos cidadãos do seu país. Pediu que todos buscassem o bem estar das pessoas, a liberdade e a justiça. Sua fala durou mais de 40 minutos, logo após o discurso de Michel Temer.

Mais cedo, em declaração ao diário Los Angeles Times, um especialista em instituições globais e gestão pública, o americano Stewart Patrick (não confundir com o ator britânico homônimo) disse que Trump "é o presidente americano com o o maior sentimento nacioalista que já houve em muitas décadas".

 

           



18/09/2017
Agressão da Guarda Municipal

É grave. Muito grave. E está deixando as pessoas indignadas o fato ocorrido recentemente com um jovem músico que foi brutalmente agredido por integrantes de uma viatura da Guarda Municipal, quando voltava para casa após tocar num bar, na Zona Norte.

A denúncia está repercutindo nas redes sociais a partir da página do artista plástico Venâncio Pinheiro, meu colega de juventude e poesia no movimento Aluá que participamos na fronteira dos anos 70 e 80.


Rafael Weikath, que também é poeta, estava voltando de um show que fez com a sua banda no bar Parada Certa quando foi abordado pela milícia municipal. Sem qualquer explicação, foi cruel e covardemente surrado com chutes e ponta-pés, além de ter seu cachê do show surrupiado pelos guardas.

Quem deveria estar nas ruas da Zona Norte protegendo a população, agride e rouba um jovem cidadão. É preciso perguntar e exigir resposta urgente do prefeito Carlos Eduardo, um político que sempre se postou contra a repressão desde a juventude e que nos últimos dias foi aclamado num discurso em favor da democracia como única ferramenta para as soluções que o Brasil precisa.

Os brutamontes da Guarda Municipal não podem sair incólume de um caso tão grave quanto esse. 


           



18/09/2017
Ataque simulado na península coreana

Mais de 15 aviões de guerra, em destaque para quatro caças F-35B e dois bombardeiros estratégicos B-1B dos EUA, realizaram nesta segunda-feira um ataque simulado sobre a península da Coreia do Norte em resposta ao lançamento de um míssil de alcance médio realizado semana passada pelo regime de Pyongyang.

Nas manobras participaram também quatro caças F-15K da Coreia do Sul, segundo adiantou uma fonte do governo de Seul à agência de notícias Yonhap, que distribuiu para a mídia do Ocidente.

Os exercícios se efetuaram três dias depois que a Coreia do Norte lançou um míssil que percorreu 3,7 mil km e sobrevoou o norte do arquipélago japonês antes de cair no mar.

           



18/09/2017
UM CANHO FORA DE SÉRIE

Por Graco Medeiros


Em 18 de Setembro de 1970, há 47 anos, deparei-me, num fim de tarde, com uma manchete do extinto jornal Diário de Natal (RN) estampando a notícia apelativa, contudo, reverencial:


"Morre o diabo do undergraund".

Hoje, depois dos fantásticos festivais de Monterey e Woodstock, onde se destacaram Jimi Hendrix e Janis Joplin, rola um pífio "Rock in Rio', com pouquíssimas atrações do que realmente é o rock, como os 'dinos' Alice Cooper, The Who, Guns N' Roses, Aerosmith e o nosso Sepultura, made in MG.

Quem vai lembrar de uma das maiores legendas e lendas do rock de todos os tempos?

Rock in Rio é 'rock' bundão, com caixa pra caber a bregaiada e a caretada, como já disse, com pouquíssimas exceções do que já se chamou de rock'n'roll.

Saravá, Jimi Hendrix!

           



17/09/2017
Sobe o nível de Alerta em Londres

As forças de segurança da Inglaterra deteram uma segunda pessoa, um jovem de 21 anos, por sua suposta implicação no ataque terrorista na estação do metrô de Parsons Green, logo após a prisão do primeiro suspeito de apenas 18 anos em Dover.

A Polícia Metropolitana informou neste domingo sobre uma nova detenção que ocorreu no sábado na localidade de Hounslow, situada no subúrbio de Londres. Mais de 180 vídeos foram examinados para se chegar ao suspeito.

A explosão de uma bomba caseira, reivindicada pelo grupo terrorista Estado Islâmico, causou 29 feridos e levou o governo da primeira ministra Theresa May a elevar ao nível máximo o alerta antiataque.

A ministra do Interior, Amber Rudd, admitiu numa entrevista à rede BBC após a segunda prisão que o ataque não parece haver sido obra de um único lobo solitário, apesar de não se ter chegado a uma conclusão definitiva.

Rudd considerou "inevitável" que uma organização como o EI se atribua responsável por um incidente deste tipo, mas apelou para que houvesse cautela, negando que exista confirmação alguma sob esse aspecto.

           



15/09/2017
Sábado em revista

As capas das três principais revistas semanais do País já estão circulando nas redes sociais. Cada uma mais enfática sobre a corrupção epidêmica que coloca a República de joelhos diante dos tribunais.

A mais agressiva é a capa da revista IstoÉ, pegando pesado na cúpula do PT e em alguns chefetes do PMDB. O título "A Era dos Facínoras" é um dos mais duros já dirigidos a políticos do naipe de Lula, Dilma e Eduardo Cunha.

Na Época, a foto e manchete de capa destacam a dupla de agora ex-amigos Lula e Palocci: "A Palavra do Companheiro" remete ao depoimento do ex-ministro de Lula e Dilma, o mais importante dos mais de trinta que existiam. De coordenador das duas camánhas, Palocci é tratado agora como mentiroso pelos companheiros.

Não menos agressiva, a capa da Veja mistura o brasão nacional com a balaclava da Polícia Federal, seguidos da manchete "República de Quadrilha". E numa reportagem exclusiva traz ainda revelações de Palocci sobre entrega de dinheiro em espécie para Lula, tudo vindo do propinaduto das empreiteiras.

           



15/09/2017
Perseguição e atraso

Não é mais segredo pra ninguém as dificuldades impostas aos empreendedores potiguares - grandes ou pequenos - pelos equivocados arautos das leis trabalhistas e ambientais, principalmente integrantes do Ministério Público do Trabalho.

O que está ocorrendo com as confecções Guararapes, por exemplo, é de uma venalidade tacanha e que beira a face odienta daqueles que colocam claros interesses ideológicos à frente do bom senso e do respeito por quem gera emprego e desenvolvimento para o RN.

Os altos tribunais da Justiça não podem ficar em silêncio diante de uma perseguição cada vez mais evidente. É preciso dar garantias ao empreendedorismo e segurança jurídica a quem insiste em investir no nosso estado. Ao longo dos anos, são inúmeros os casos de empresas que fogem do RN diante de convites de estados vizinhos, onde a cegueira burocrática e a visão política distorcida de promotores não existem, ou pelo menos não fazem parte da função.

           



15/09/2017
Memorial da Assembleia no Midway

A história do Rio Grande do Norte em imagens, objetos e documentos. Assim é a exposição do Memorial da Assembleia Legislativa aberta hoje, 15, no shopping Midway Mall, seguindo até 30 de Setembro. A programação faz parte das celebrações do Setembro Cidadão no Rio Grande do Norte e tem acesso aberto ao público no horário comercial do shopping.

"A ideia é apresentar a população a trajetória do Legislativo Potiguar, a arte, a religião, a cultura e a política que se entrelaçam com os dados da história do Rio Grande do Norte", disse o presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira (PSDB).

A exposição foi planejada para apresentar em um espaço com grande visibilidade uma parte do acervo do Memorial do Legislativo Potiguar que mantém na sede do parlamento estadual exposição permanente com a história dos deputados e sua trajetória política, utilizando objetos pessoais dos deputados, fotos de atividade parlamentar, documentos oficiais e ilustrações que retratam a ‘linha do tempo' das sedes do Poder Legislativo no Rio Grande do Norte.

Um dos historiadores que apresentam o Memorial, Fábio Cortez, destaca os quatro pontos principais relatados em espaços subdivididos na exposição, mostrando curiosidades e fatos históricos que marcaram a trajetória da sociedade norte-riograndense. "Vamos mostrar itens que marcaram legislaturas, curiosidades sobre momentos políticos do passado e a democracia foi consolidada no Rio Grande do Norte", explica o historiador.

No espaço, há um local destinado a expor objetos e paineis que relatam as quatro Assembleias Constituintes, dos anos 1935, 1947, 1967 e 1989. Também na exposição, imagens mostrarão as 11 antigas sedes do Poder Legislativo, a história do folclorista e ex-deputado Câmara Cascudo (que ocupou o cargo por três dias) e também o pioneirismo feminino na política e democracia do Rio Grande do Norte.

Todas as visitas serão guiadas e explicadas por historiadores do Poder Legislativo que receberam alunos de escolas da rede pública e particular do Rio Grande do Norte. O presidente da AL-RN, Ezequiel Ferreira, abriu oficialmente a mostra às 10h dessa sexta-feira.

           



14/09/2017
Nova imagem da Liga da Justiça

Vai se aproximando o do lançamento do filme da Liga da Justiça e os produtores tratam de atiçar a curiosidade dos fãs da DC Comics. Pra isso, uma nova imagem dos justiceiros foi divulgada para a imprensa.

Saiu no site JointTheLeague e exibe o grupo se preparando para combater um vilão, apesar da posição do Batman e do Ciborgue não indicarem totalmente isso.

Outra vez, o maior herói do agrupamento - Superman - não aparece na publicidade do filme, apesar da expectativa da sua volta após a suposta morte em "Batman vs Superman".

Liga da Justiça estreia nos cinemas dia 16 de novembro de 2017.

           



14/09/2017
Gooool, da Alemanha

A seleção da Alemanha ultrapassou o Brasil e recuperou a primeira posição do ranking oficial da FIFA. A impecável campanha do time do técnico Joachin Low superou a do colega Tite, talvez pelo fato do menor peso dos adversários sulamericanos diante dos europeus, além da conquista da Copa das Confederações.

Já a seleção de Portugal, carregada pelo craque Ronaldo, passou a Argentina de Messi e assumiu a terceira posição. O feito português é inédito, jamais conseguido nem mesmo quando atuava o gênio Eusébio.

Completam o top 10 as seleções da Bélgica (5), Polônia (6), Suíça (7), França (8), Chile (9) e Colômbia (10). Sempre postada entre as principais favoritas para a Copa 18, a seleção da Espanha se encontra em 11º lugar, seguida de Peru, País de Gales, México e Inglaterra.

           



14/09/2017
O monstro do furacão Harvey

Uma misteriosa e monstruosa criatura marinha que apareceu morta numa praia do Texas, logo após a passagem do furacão Harvey, provocou curiosidade no mundo científico e espanto entre as pessoas comuns.
A carcaça com uma fisionomia estranha, dentes afiados, e já sem olhos, surgiu nas areias da praia por Preeti Desai, uma amante da natureza e defensora da vida animal, que ao ver o bicho tratou logo de fotografar e postar no Twitter, viralizando de imediato a imagem.

"Que raios é isso?", indagou ela na postagem, e pedindo ajuda a biólogos para identificar o animal. Replicada milhares de vezes, a publicação acabou chegando ao conhecimento do biólogo Kenneth Tighe, um especialista em vida marinha que desvendou o mistério.

Segundo ele, trata-se de uma enguia do tipo "Aplatophis Chauliodus", que vive em profundidades entre 30 e 90 metros, muitas vezes escondidas em buracos e cavernas nos mares da costa sul dos EUA e nas Caraíbas.

           



14/09/2017
Os vips do Rock in Rio

Começa na sexta-feira, 15, mais uma edição do Rock in Rio. No primeiro dia, os camarotes estarão compostos por vips e autoridades. O prefeito de São Paulo, João Dória, é convidado do presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia.


Mas muita gente que andou por lá nas últimas edições, principalmente dondocas socialites e esposas mimadas de políticos e milionários, não aparecerão. Seus acompanhantes estão na cadeia, ou incapazes de encarar o público.

Detalhe: no último Rock in Rio, o então poderoso Eduardo Cunha tomou uma sonora e afinada vaia.

           



13/09/2017
Comissões ouvem o planejamento do Governo

Com os esclarecimentos do secretário de Planejamento e Finanças, Gustavo Nogueira em audiência pública nesta manhã, a Comissão de Justiça e Redação (CCJ), Comissão de Finanças e Fiscalização (CFF) e Comissão de Administração, Serviços Públicos e Trabalho discutiram os dois empréstimos, requeridos pelo Governo, em pauta na Assembleia. O primeiro, aprovado em 2013, pretende mudar a aplicação dos recursos, no valor de R$146 milhões, saldo dos R$ 234 milhões garantidos pela Caixa Econômica Federal e o outro busca garantir novos recursos na ordem de R$ 698 milhões, junto ao banco.

Depois das explicações, os deputados da CCJ e CFF decidiram aprovar a alteração no objeto de financiamento para obras de mobilidade urbana do PAC, ampliando a finalidade, que antes beneficiava apenas a avenida Roberto Freire, para a aplicação dos recursos também em saneamento básico, acesso ao aeroporto internacional Aluizio Alves e Centro de Convenções de Natal.

"A maior questão dos deputados era se essa mudança teria uma multa a ser paga. Tenho a informação da Caixa Econômica que não será cobrada taxa nem multa, pois o contrato não será modificado em valores. A mudança será apenas no escopo da aplicação dos recursos que inicialmente seriam utilizados na Avenida Roberto Freire", disse o secretário Gustavo Nogueira, tirando a dúvida que havia motivado o pedido de vista do deputado Kelps Lima, com a preocupação de que o pagamento de taxa e multa torna-se inviável para o Estado a modificação.

Ainda de acordo com o secretário, o Estado não teria de arcar com as contrapartidas para a realização das obras. Ele disse ainda que o restante dos recursos já contratados, no valor de R$ 146 milhões, já está com prazo a se vencer.

Novo empréstimo

Na reunião conjunta desta manhã, o secretário Gustavo Nogueira também explanou sobre novo pedido de empréstimo pelo Governo do Estado, que está tramitando em regime de urgência e que deve ser votado no plenário da Assembleia Legislativa num prazo máximo de 45 dias.

O novo é empréstimo é no valor de R$ 698 milhões e vai permitir um desafogo na fonte orçamentária 100, o que possibilitará a colocação em dia do pagamento da folha de pessoal, segundo o secretário.

Os recursos serão do programa de Financiamento da Infraestrutura e Saneamento (FINISA) e serão aplicados na construção, ampliação e aparelhamento de unidades hospitalares; implantação e pavimentação de rodovias; incentivo financeiro para a industrialização; amortização de financiamento da dívida interna; saneamento básico e investimentos em infraestrutura para os órgãos de segurança pública.

Participaram da reunião conjunta os deputados Tomba Farias (PSB), Márcia Maia (PSDB), Galeno Torquato (PSD); Dison Lisboa (PSD); Kelps Lima (Solidariedade); José Dias (PSDB); Carlos Augusto (PSD); Larissa Rosado (PSB); George Soares (PR) Cristiane Dantas (PCdoB); Nelter Queiroz (PMDB), Jacó Jácome (PSD), Fernando Mineiro (PT) e o vice-governador Fábio Dantas (PCdoB),

 

           



11/09/2017
Gustavo quer benefícios para cidades oestanas

O deputado Gustavo Carvalho (PSDB) apresentou requerimentos na Assembleia Legislativa solicitando uma série de ações para beneficiar municípios da Região Oeste potiguar. Os pleitos do parlamentar buscam a execução de obras de abastecimento de água e infraestrutura rodoviária e contemplam as cidades de Mossoró e Grossos.

Para a melhoria do abastecimento hídrico na região, Gustavo solicita à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e a Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern), a implantação de uma mini adutora no assentamento Jurema, em Mossoró, com 5 km de extensão.

"As cerca de cem famílias que vivem no assentamento têm enfrentado dificuldades no abastecimento de água causado, sobretudo, pelos longos períodos de estiagem no Estado. Essa obra visa assegurar o acesso da comunidade a esse recurso, fundamental à vida humana", justifica Gustavo Carvalho.

Em outro pleito direcionado à Caern, o parlamentar requer a extensão da rede de água do município de Grossos para atender a comunidade de Boi Morto. Segundo ele, é necessário garantir o abastecimento de água canalizada às famílias assentadas.

Na área da infraestrutura rodoviária, o pleito apresentado pelo deputado ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) visa à construção de acostamento na RN 012, no trecho que interliga a comunidade de Gangorra, em Grossos, à sede do município. "O pedido busca garantir a segurança de todos que trafegam naquela estrada, haja vista a inexistência de acostamento no trecho, fato que acentua os riscos de acidentes e atropelamentos", argumenta Gustavo Carvalho.

           



06/09/2017
AL instala serviços no bairro das Quintas

Setores da Assembleia Legislativa se instalaram, na manhã desta quarta-feira (6), no bairro das Quintas, em Natal, oferecendo serviços de saúde e orientações sobre o Direito do Consumidor à população. A iniciativa, que conta com a participação do programa "Saúde Pelo RN" e da unidade móvel do Procon Legislativo, integra a Casa às comemorações dos 300 anos da comunidade, celebrados durante o mês de setembro.

"A partir deste ano, a Assembleia Legislativa iniciou uma série de ações itinerantes de promoção e acesso à saúde, por meio do ‘Saúde Pelo RN'. Hoje, estamos recebendo pessoas das Quintas que não conseguem atendimento médico no bairro ou precisam de alguma especialidade", explica Tiago Almeida, médico da Casa que coordena o programa, instalado na Escola Estadual Graciliano Lordão.

Estão sendo oferecidas consultas de Clínica Médica, Ortopedia e Nefrologia, além de atendimentos com nutricionista e de enfermagem. Marineide Carla, de 47 anos, foi uma das beneficiadas com a iniciativa. "Aproveitei a oportunidade, pois estava precisando de uma consulta médica e sabia que hoje encontraria um especialista", disse ela, que ficou sabendo da ação pelo filho, que estuda na escola. Carros de som também foram utilizados para informar à comunidade.

O Procon do Legislativo foi igualmente instalado no bairro das Quintas, ao lado da Escola Municipal Ferreira Itajubá. Por meio da sua unidade móvel, o setor está prestando orientações aos consumidores da comunidade sobre a resolução de conflitos provocados pela aquisição de produtos ou pela contratação de serviços.

"Também estamos resolvendo algumas questões, por telefone mesmo, para dar agilidade e o consumidor já deixar o Procon do Legislativo com o problema resolvido", conta Dary Dantas, coordenador do setor. Segundo ele, os serviços de telefonia móvel e fixa estão liderando os atendimentos nas Quintas, seguidos de demandas relacionadas à oferta de água e de energia.

Os atendimentos do "Saúde Pelo RN" e da unidade móvel do Procon Legislativo acontecem até o início da tarde de hoje e qualquer pessoa da comunidade pode acessá-los. As duas escolas estão localizadas na Rua dos Pêgas, uma das mais tradicionais do bairro, que celebra seu tricentenário em 2017.

           



02/09/2017
O paraíso quase perdido

Tuvalu (ou Ilha de Tuvalu) é, depois do Vaticano, o Estado independente com o menor número de habitantes no mundo (11,8 mil almas) e é também um destino paradisíaco desconhecido para a maioria, o país menos visitado de todos, em que pese contar com praias lindíssimas, temperatura morna, bons programas culturais e uma deliciosa gastronomia.

Tuvalu só foi visitado em 2016 por 2 mil turistas, uma quantidade que dobrou os dados de seis anos antes (2010), quando apenas mil pessoas viajaram até lá. É o lugar mais desconhecido do planeta, frequentado menos, por exemplo, do que o Beco da Lama e os bares da Ribeira.

Destacados entre os poucos turistas curiosos, estão os poucos cientistas que elegeram o lugar como fonte de estudos dos efeitos climáticos. O nível do mar no onírico arquipélago do Pacífico Sul subiu bruscamente nas últimas duas décadas, o que fez a ONU decretar risco provável de desaparecer no oceano neste século XXI.

Situado entre o Hawaí e a Austrália, o grupo de ilhas é considerado por jornais europeus como o "paraíso polinésio", por suas praias espetaculares, seus arrecifes de coral e sua riqueza cultura. Seus 11 mil moradores exibem aos visitantes muito do folclore da Polinésia, como o "fatele" (danças e canções tradicionais), os jogos de "kilikiti" (uma variante do cricket), os entalhes de madeiras e a cestaria.

A companhia aérea Air Fiji é a única empresa que transporta turistas diretamente entre a Europa e Tuvalu, num custo não muito atrativo, já que existe uma alternativa por 6 mil euros em outras empresas que fazem o percurso com escala em Suva, a capital de Fiji.

           



01/09/2017
AL homenageia educadores físicos

Os profissionais da Educação Física foram homenageados na manhã desta sexta-feira (1) em sessão solene na Assembleia Legislativa. A solenidade, proposta pelo deputado Hermano Morais (PMDB) acontece em comemoração ao dia do profissional da Educação Física, celebrado hoje.

Durante seu discurso, o deputado Hermano Morais destacou a importância do profissional de Educação Física diante da sociedade que tem se caracterizado cada vez mais pelos comportamentos tipicamente sedentários que têm levado a doenças que afetam o homem contemporâneo.

"O acompanhamento de um profissional qualificado é fundamental para quem quer ter uma vida mais saudável. O exercício físico pode ter um impacto sobre o tabagismo, sobre a ingestão calórica inadequada, sobre o estresse exagerado, além de poder atuar sobre a dependência de álcool e de drogas psicoativas. Qualidade de vida! Eis, talvez, o sinônimo mais adequado", pontuou Hermano Morais.

O parlamentar destacou ainda que o profissional de Educação Física tem contribuído substancialmente com uma nova realidade ainda em construção e ressalta as pesquisas recentes que revelam que a prática de exercícios físicos tem aumentado nos últimos 20 anos, o que evidencia benefícios reais e deixa claro o papel da atividade física regular em relação à saúde.

Hermano Morais falou ainda sobre a necessidade de tornar a atividade física mais presente na vida dos potiguares. "Precisamos, juntos, amenizar, reverter a fragilidade e o enfraquecimento das instituições esportivas. Ouso sugerir a realização de parceria entre o Conselho Estadual de Desporto e o Conselho Regional de Educação Física, cujos presidentes estão aqui presentes, os professores Roberto Luiz Menezes Cabral Fagundes e Francisco Borges de Araújo, respectivamente, para realização de um Fórum de Debates para que possamos avançar, de fato, nas ações que envolvem o tema. Aproveito para enaltecer agora e em público, o esforço, de cada um, em prol da valorização da Educação Física no nosso Estado".

Diante da importância da prática da atividade física, o parlamentar disse ainda que é possível oferecer à população, academias ao ar livre com profissionais de Educação Física, uma vez que os equipamentos, por si só, não orientam.

Na ocasião foram homenageados os professores Antônio José de Sousa Sampaio Barros, Francisco de Oliveira Cabral Júnior, Laerte Medeiros de Araújo e Kátia Brandão Cavalcanti. A professora Kátia Brandão Cavalcanti falou em nome dos homenageados e destacou a importância do trabalho desempenhado pela categoria desejando o fortalecimento da atividade e dos profissionais para o futuro.

Presente na solenidade, o presidente do Conselho Regional de Educação Física do Estado, Francisco Borges de Araújo, falou sobre os benefícios da atividade. "A sociedade está criando cada vez mais consciência da importância da atividade física regular para uma melhor qualidade de vida. É fundamental a presença do educador físico para que os resultados obtidos com a atividade física sejam os melhores possíveis".

Dia do profissional de Educação Física

No dia 1º de Setembro é comemorado o Dia do Profissional de Educação Física, uma data voltada para a valorização e entendimento das várias modalidades que englobam a profissão. A celebração ocorre nessa data por coincidir com a instituição da Lei Federal nº 9696, em 01 de setembro de 1998, que regulamentou a Profissão de Educação Física e criou os Conselhos Federais e Regionais de Educação Física.

O Conselho Regional de Educação Física (CREF16/RN) conta com quase cinco mil profissionais registrados e aptos a exercer a profissão.

Os profissionais da Educação Física foram homenageados na manhã desta sexta-feira (1) em sessão solene na Assembleia Legislativa. A solenidade, proposta pelo deputado Hermano Morais (PMDB) acontece em comemoração ao dia do profissional da Educação Física, celebrado hoje.

Durante seu discurso, o deputado Hermano Morais destacou a importância do profissional de Educação Física diante da sociedade que tem se caracterizado cada vez mais pelos comportamentos tipicamente sedentários que têm levado a doenças que afetam o homem contemporâneo.

"O acompanhamento de um profissional qualificado é fundamental para quem quer ter uma vida mais saudável. O exercício físico pode ter um impacto sobre o tabagismo, sobre a ingestão calórica inadequada, sobre o estresse exagerado, além de poder atuar sobre a dependência de álcool e de drogas psicoativas. Qualidade de vida! Eis, talvez, o sinônimo mais adequado", pontuou Hermano Morais.

O parlamentar destacou ainda que o profissional de Educação Física tem contribuído substancialmente com uma nova realidade ainda em construção e ressalta as pesquisas recentes que revelam que a prática de exercícios físicos tem aumentado nos últimos 20 anos, o que evidencia benefícios reais e deixa claro o papel da atividade física regular em relação à saúde.

Hermano Morais falou ainda sobre a necessidade de tornar a atividade física mais presente na vida dos potiguares. "Precisamos, juntos, amenizar, reverter a fragilidade e o enfraquecimento das instituições esportivas. Ouso sugerir a realização de parceria entre o Conselho Estadual de Desporto e o Conselho Regional de Educação Física, cujos presidentes estão aqui presentes, os professores Roberto Luiz Menezes Cabral Fagundes e Francisco Borges de Araújo, respectivamente, para realização de um Fórum de Debates para que possamos avançar, de fato, nas ações que envolvem o tema. Aproveito para enaltecer agora e em público, o esforço, de cada um, em prol da valorização da Educação Física no nosso Estado".

Diante da importância da prática da atividade física, o parlamentar disse ainda que é possível oferecer à população, academias ao ar livre com profissionais de Educação Física, uma vez que os equipamentos, por si só, não orientam.

Na ocasião foram homenageados os professores Antônio José de Sousa Sampaio Barros, Francisco de Oliveira Cabral Júnior, Laerte Medeiros de Araújo e Kátia Brandão Cavalcanti. A professora Kátia Brandão Cavalcanti falou em nome dos homenageados e destacou a importância do trabalho desempenhado pela categoria desejando o fortalecimento da atividade e dos profissionais para o futuro.

Presente na solenidade, o presidente do Conselho Regional de Educação Física do Estado, Francisco Borges de Araújo, falou sobre os benefícios da atividade. "A sociedade está criando cada vez mais consciência da importância da atividade física regular para uma melhor qualidade de vida. É fundamental a presença do educador físico para que os resultados obtidos com a atividade física sejam os melhores possíveis".

Dia do profissional de Educação Física

No dia 1º de Setembro é comemorado o Dia do Profissional de Educação Física, uma data voltada para a valorização e entendimento das várias modalidades que englobam a profissão. A celebração ocorre nessa data por coincidir com a instituição da Lei Federal nº 9696, em 01 de setembro de 1998, que regulamentou a Profissão de Educação Física e criou os Conselhos Federais e Regionais de Educação Física.

O Conselho Regional de Educação Física (CREF16/RN) conta com quase cinco mil profissionais registrados e aptos a exercer a profissão.

           



21/08/2017
Paris está longe da Europa

Neymar foi o primeiro craque do Santos que conseguiu experimentar momentos gloriosos na Vila Belmiro após o reinado de Pelé. Desde os tempos do rei, ninguém havia elevado tanto o astral da torcida do Peixe, nem atraído para si mesmo os holofotes da mídia mundial.

Ainda na condição de juvenil, vestiu a camisa galáctica do Real Madrid e foi destaque nos jornais de Madrid, apresentado como um investimento do clube merengue nas terras tropicais. Não ficou por lá, voltou pra serra, e carregou o Santos na conquista de uma Libertadores, a terceira do time somada às duas da era Pelé.

Já na condição de melhor jogador brasileiro em atividade, disputou a primeira taça em âmbito mundial e foi surpreendido por uma goleada diante do Barcelona, ocasião em que após um show de Lionel Messi abordou o craque argentino e se declarou seu fã. Aquele agrado lhe seria útil no futuro.

Foi transferido para o Barcelona em 2013, pouco depois de completar 21 anos, numa negociação milionária e suspeita que ficou conhecida como "Neymargate", alusão da imprensa espanhola ao escândalo político da era Nixon nos EUA. Mas isso não abalou o jovem craque, que logo se adaptou ao timaço catalão, formando um trio goleador com Messi e Suarez.

O sonho e a promessa de conquistar uma Bola de Ouro como melhor do mundo não vingaram; teve que se contentar com a coadjuvância frente ao protagonismo de Messi, à idolatria catalã com Iniesta e a profusão de gols de Suarez. Quando todos esperavam ao menos uma Bola de Bronze, viu o troféu nas mãos do francês Griezmann.

Não estou aqui tirando o brilho do craque nem detratando sua trajetória, mas apenas expondo fatos que passam desapercebidos aos olhos de grande parte da mídia e, principalmente, dos torcedores mais fanáticos. Nos quatro anos de Barcelona, Neymar não se tornou a estrela do clube, porque - segundo alguns analistas - o sistema de jogo do Barça só existe para agigantar Messi.

Entretanto, foi nesse tal sistema messiânico que o uruguaio Suarez danou-se a fazer gols, superou o próprio Neymar na artilharia azul grená e conquistou a simpatia da torcida e até da imprensa da Catalunha, aquela mesma que cuspiu manchetes mandando o brasileiro ir-se logo para Paris.

E ele foi, muito mais por amor e desafio do que pela fortuna envolvendo a transação. Nos memes da web brasileira, muitos postaram que se fosse só pelo desafio, ele deveria ter ido pro Vasco ou pro São Paulo. Piadas à parte, Neymar entrou em Paris como um Napoleão lúdico em busca de poder e diversão.

E conquistou a cidade luz, acendeu a Torre Eiffel com as cores do PSG e botou a torcida parisiense para cantarolar Aquarela do Brasil, obra imortal do flamenguista Ary Barroso. Na estreia, um aperitivo do talento diante do modesto Guingamp e no segundo jogo, mentor da goleada no sempre irregular Toulouse.

Explosões de ufanismo na mídia brasileira repercutindo a ovação da imprensa parisiense com as jogadas do craque. Me assustam a histeria e o maniqueísmo de jornalistas quando a notícia produzida envolve elementos de paixão popular. Até o próprio Neymar já sabe da deficiência história do campeonato francês; assim como sabe que os dois primeiros adversários são do quilate da Portuguesa Santista, eterna fregueza do Santos.

O futebol na França vive à margem da vizinhança desde que o esporte surgiu na Bretanha. No país não há sequer um derbi, uma rivalidade interclubes, ninguém mata ou morre por time nenhum por lá. O único momento glorioso foi uma Copa do Mundo em casa (graças ao maestro Zidane), e as cenas de espetáculo em solo sueco, na Copa de 1958, até ser atropelada pela seleção do mestre Didi, do gênio Garrincha e do moleque Pelé.

Prefiro festejar uma verdadeira genialidade de Neymar quando o PSG começar a enfrentar times de verdade na Champions League, torneio aonde o futebol francês acumula fracassos e que, agora segundo muitos, encontrará a glória nos pés do boy da Vila Belmiro. Prefiro não achar, mas ter a certeza de que Real Madrid, Barcelona, Manchester United, Manchester City, Bayern, Juventus e outros são desafios bem mais verdadeiros que Guinpang e Toulouse.

Que os deuses protejam o sonho de Neymar!

           



21/08/2017
Gente estúpida

O Brasil muito provavelmente deve ser o único país desse pequeno planeta onde os estudantes se mobilizam e ganham as ruas para protestar contra o aumento de R$ 0,20 numa passagem de ônibus, mas silenciam diante da ameaça de um rombo sem precedentes no erário quando o Congresso Nacional se destina a torrar R$ 3,6 bilhões nas eleições de 2018.

O tal fundo partidário, que existe para financiar a farra dos partidos, é uma excrescência e um tapa na cara de uma sociedade em crise profunda numa republiqueta onde autoridades realizam desvios de verbas públicas, numa epidemia de corrupção que atinge todos os poderes, o Ministério Público e os tribunais de contas.

No Brasil, esquerda e direita se assemelham no culto ao Estado, na defesa do controle estatal sobre os destinos da nação. No meio dessa dicotomia do atraso, os jovens parecem ter contraído a "síndrome de Estocolmo", uma enfermindade psicológica em que a vítima se identifica com o bandido.

           



21/08/2017
"NO ESPERADO DIA DO ECLIPSE"

Por Graco Medeiros

21 de agosto de 2017:

Há 28 anos eu estava em Belo Horizonte, na Praça Sete, esperando um busão logo após a jornada de trabalho. Ainda não tinha internet e nem os smartphones de hoje.

Subi e tocava Raul no rádio do ônibus, numa profusão como nunca tinha visto antes. Uma música atrás da outra.

Em 1989 Raulzito vivia no mais completo ostracismo. Fiquei feliz e pensei: 'porra, estão resgatando o mago'.

Mas, logo ao descer (viagem curta), um pressentimento funesto se assenhorou de mim...

Encarei o motorista - ray-ban contra ray-ban -, e perguntei só de migué:

- Essa rádio só toca Raul, véi?

Ele respondeu:

- Raul Seixas morreu, meu irmão.

Entrei no primeiro boteco da rua Diamantina e comecei a encher a cara.

Depois, sai na rua sem rumo, escutando nos rádios dos carros, nas casas, nos bregas da Lagoinha e até em igreja evangélica, os versos de "Tente Outra Vez".

Nos demais bares, ao vivo ou na caixa, sempre algum outro bêbado ou bicho grilo lombrado começava a mandar o tão conhecido ultimato, que se tornou famoso e onipresente:

- "Toca Rauuuuuul!!!"

(GM)

           



17/08/2017
Eugénio de Castro

Eugénio assim mesmo com agudo em vez de circunflexo. Grafia lusitana no nome de um dos maiores poetas da terra de Fernando Pessoa e de Luís de Camões.

Morreu num dia como hoje, em 1944, quando a Europa respirava ainda as cinzas da Segunda Guerra, mesmo com os ventos da esperança soprando nas tropas aliadas que avançavam sobre o terror das hordas de Hitler.

Nasceu na cidade de Coimbra, em março de 1869, poucos dias depois que a escravatura foi abolida em terras portuguesas e no ano em que duas invenções teriam papel relevante no comportamento das pessoas no século XX que se avizinhava: o chicleteeo vibrador.

É tido como o pai do Simbolismo em Portugal, ao estrear na literatura com o livro "Oaristos", quando tinha apenas 21 anos. Publicou três dezenas de obras poéticas, inovando na linguagem e no uso de rimas até então não utilizadas na boa terra.

Em 1938, aos 69 anos, encerrou a produção com o livro"Últimos Versos". Para marcar aqui a data da sua morte, publico o poema "Três Rosas", um floreado para prováveis três moças que mexeram com o poeta. Fato que ocorre até hoje com alguns vates de coração mole. Viva Eugénio de Castro!

Três Rosas

Sempre, mas sobretudo nas brumosas
Horas da tarde, quando acaba o dia,
Quando se estrela o céu, tenho a mania
De descobrir, de ver almas nas cousas.

Pendem deste gomil três lindas rosas;
Uma é rosada, a outra branca e fria,
Rubra a terceira; e a minha fantasia
Torna-as humanas, vivas, amorosas.

Sei que são rosas, rosas só! mas nada
Impede, enquanto cai lá fora a chuva,
Que a minha mente a fantasiar se ponha:

Por ser noiva a primeira, é que é rosada;
Branca a segunda está, por ser viúva;
A vermelha pecou ... e tem vergonha!


           



17/08/2017
Aldeia de papel

Natal provavelmente deve ser a única cidade ainda no planeta onde uma propaganda de TV convoca o telespectador a procurar um gazeteiro para comprar jornal impresso.

           



14/08/2017
Zé Limeira revisitado

Meu país varonil é uma falácia
foi Cascudo quem disse na bodega
jamais houve povinho assim tão brega
desde o veraneio de Hitler na Alsácia
um bandido assaltando uma farmácia
avisou que Brasília se alopra
que adianta essa bosta ganhar copa
Safadão mais amado que o Noel
o Brasil vai ganhar prêmio Nobel
quando Trump invadir Constantinopla

Michel Temer roubou mas tá fazendo
Dilma fez mas roubou na cara dura
ambos os dois enganaram a ditadura
e escaparam com os rabinhos fedendo
não trabalho nem rezo nem fodendo
pra tirar a nação da bancarrota
já dizia o poeta Garcia Lorca
numa carta postada ao coronel
o Brasil vai ganhar prêmio Nobel
quando Trump invadir Constantinopla

O mundo é plano e o futebol é pleno
o que digo no boteco não se escreve
vi Pelé uma vez com Milton Neves
tuitando para o Galvão Bueno
quando Sócrates morreu pelo veneno
Casagrande quase bateu as botas
no Corinthians o Palmeiras não se acopla
desde o tempo da Princesa Isabel
o Brasil vai ganhar prêmio Nobel
quando Trump invadir Constantinopla

Lampião foi um craque da História
um zagueiro do sertão pernambucano
uma vez deu carrinho por engano
derrubando o técnico Otto Glória
contrataram um tal de John Dória
pra trocar com o Lula uma pelota
Maradona deu uma cambalhota
traduzida no inglês pelo Joel
o Brasil vai ganhar prêmio Nobel
quando Trump invadir Constantinopla

Quanta gente ignorante, feia e rude
entre a Linha do Equador e a Inglaterra
tá na hora de uma terceira guerra
com direito a filmagem em Hollywood
que a Friboi do Joesley me ajude
a jogar num bom time da Europa
lá direi em microfone sem canopla
para todo o planeta via Embratel
o Brasil vai ganhar prêmio Nobel
quando Trump invadir Constantinopla

           



14/08/2017
Ainda o fator Pacheco

O mundo, em especial o Brasil, jamais deu relevância ao futebol francês, raros os momentos em que na terra da filosofia e da literatura surgiram craques geniais como Kopa, Platini e Zidane, este último responsável direto pela única conquista da França numa Copa do Mundo.

Desde 1912 até os dias de hoje, todos os brasileiros ignoraram a existência do modesto clube do Guimgamp, mesmo quando este contou em seus quadros com um jovem da Costa do Marfim chamado Drogba.

Porém, desde o dia da estréia de Neymar pelo PSG, time de Paris que divide com o Mônaco e o Lyon a hegemonia do discreto campeonato francês, milhares de brasileiros trataram de vestir a velha e costumeira fantasia de pitaqueiro esportivo para enaltecer o gol e a assistência do ex-astro do Barcelona na vitória por 3 x 0 do PSG.

Poucos comentaristas, exceto alguns da equipe ESPN, destacaram a diminuta importância do Guimgamp na liga nacional francesa.

Pouquíssimos foram moderados no ufanismo nativo e evitaram patriotadas na análise da estréia do ex-garoto da Vila Belmiro. Que Neymar é craque, ninguém duvida; mas seria mais producente e racional esperar jogos menos fáceis.

Por que tratar como adversário real quem em verdade não passa de um simplório sparring? O Guimgamp não passa de um ABC ou América sonhando em ser Bragantino ou Bangu.

Só isso.

           



01/08/2017
Vagas abertas em 44 cursos da Escola da AL

A Escola da Assembleia divulgou para o segundo semestre de 2017 o calendário de atividades letivas. A disponibilidade de vagas deve ser consultada de acordo com o grau do curso escolhido.

Para capacitação pessoal, a Escola dispõe de cursos de informática para o editor de textos Microsoft Word e também curso de música. A capacitação técnica oferece cursos de Legislação e Política Urbana; Eficácia do Serviço Público; Direito Administrativo; Assessoria de Imprensa no Setor Público, dentre outros.

Há ainda as oficinas técnicas. Nelas foram agrupados os cursos de fluxo processual, elaboração de projetos; gestão e planejamento; licitação e contratos.

No programa de pós-graduação, a Escola da Assembleia oferece Mestrado Profissional em Gestão Pública e Mestrado em Gestão da Informação e do Conhecimento, além de Doutorado em Administração Pública.

Enfermagem Oncológica

Para suprir uma demanda dentre as pós-graduações oferecidas, a Escola da Assembleia lançou também edital para a área da Saúde, com curso de especialização em Saúde Pública: Enfermagem Oncológica, com início ainda no segundo semestre de 2017.

A especialização tem como público alvo servidores da Assembleia Legislativa e dos órgãos conveniados à Escola até a data da publicação do Edital. Destina-se à qualificação de servidores dos Legislativos Federal, Estadual e Municipal, objetivando fomentar a modernidade do processo de gestão do Poder Legislativo e promover a valorização do servidor.

As inscrições estão abertas e seguem até o dia 25 de agosto, das 8h às 17h, na Central de Atendimento da Escola da Assembleia, localizada à Rua Açu, nº 426, Tirol.

           



01/08/2017
Nem deus é unânime

Sexta-feira amanheço em São Paulo e meu café da manhã vai ser no charmoso shopping da Vila Olímpia. Não é o café em si que me atrairá tão cedo, mas a loja Saraiva Megastore, onde me espera um exemplar da revista britânica Four Four Two.

A mais importante revista de futebol do mundo continua gerando polêmica no Brasil com sua edição especial trazendo um ranking com os 100 melhores jogadores da História. Além de Maradona e Messi na frente de Pelé, a lista dos dez primeiros tem três argentinos (Di Stefano completa o trio) contra dois brasileiros (Ronaldo Nazário faz companhia ao rei).

Os 100 leitores aqui desse blog sabem que na minha lista Pelé e Messi a encabeçam, e que eu nunca colocaria Maradona na frente de Cruijff, Di Stefano e George Best. Mas é preciso sempre lembrar que até os Beatles perderam a condição de unanimidade após o avanço do fanatismo pelos Rolling Stones e até pelo Guns N' Roses (na capa da biografia está escrito 'a maior banda de rock de todos os tempos', pode?)

Quando vejo rankings que questionam a hegemonia de Pelé não me surpreendo nem saco da espada patriótica dos pachecos. Me lembro que quando a mídia francesa batizou o "negão" de "rei" a geração do meu pai não admitia tamanha injustiça com Zizinho, com Leônidas da Silva ou com Friedenreich.

O primeiro foi o gênio que reinou até chegar Pelé (o próprio craque do Santos queria ser Mestre Ziza nas peladas da infância em Bauru), seus contemporâneos fãs diziam que nada era igual a ele. O segundo foi um matador letal, de uma incrível habilidade, nosso primeiro artilheiro em copas (7 gols em 1938) e que aperfeiçoou a plasticidade da bicicleta criada pelo chileno Ramón Unzaga. E o terceiro foi um fenômeno dos primeiros anos do futebol em solo nacional, primeiro brasileiro a superar a marca dos 1.000 gols (1.329), nosso primeiro astro.

Evidente que a maioria de nós (e grande parte da mídia) não vai engolir o ranking da Four Four Two, assim como na Argentina muita gente não admitiria alguém na frente de Maradona (el dios, como dizem). Mas em âmbito mundial a unanimidade de Pelé já caiu alguns degraus, assim como caiu a dos Beatles, a de Muhhamad Ali e a de Eusébio em Portugal (a revista coloca Cristiano Ronaldo em 5º e o gênio dos anos 60 em 23º). Na verdade, até no Brasil o rei tem sofrido reveses assim: em 2002, a Rádio Globo fez uma enquete a partir do programa Quintal da Globo e após milhares de telefonemas, a maioria decidiu que Garrincha foi o maior de todos os tempos nos campos da Pátria.

           



01/08/2017
Os 13 anos de fantasia

Todo mundo lembra do tempo em que o governo Lula era uma ilha cercada de mentiras que se transformaram em mitos no discurso da militância. Todos diziam que o País tinha economia de primeiro mundo, acreditavam piamente que Lula pagara a dívida externa e se vangloriavam dos empréstimos a países pobres com ditaduras ricas, como Cuba e Venezuela.

Eram tantas as fantasias que muitos achavam até que os brasileiros flanavam no turismo pelo mundo como os japoneses e chineses, apontando narizes e máquinas de fotografias por aí. O PT fez muita gente acreditar até que Lula era um intelectual colunista do maior jornal do planeta, o The New York Times. Lembram?

As pernas curtas da mentira tropeçaram quando se soube que o chefe petista, assim como outros presidentes de países periféricos, assinava apenas um texto num boletim digital que a empresa responsável pelo NYTIMES direcionava para a internet desses mesmos países. Só isso.

As mesmas pernas pisaram na bola quando mentiram sobre a presença de torcedores brasileiros na Copa do Mundo da África. Omitiram que enviamos "menas gente" (na linguagem de Lula) que México, Chile e até a quebrada Grécia. E os míseros 6 mil pachecos de 2010 podem diminuir em 2018, na Rússia, consequência da crise profunda provocada pela corrupção do mensalão e petrolão. Até agora, menos de 900 pacotes foram negociados para a próxima copa.

Enquanto isso, as candinhas do PT ainda seguem repetindo o mesmo esfarrapado discurso das mentiras sobre obras que Lula e Dilma nunca fizeram, a não ser na mente fantasiosa da ignóbil militância.

           



01/08/2017
O país dos barnabés

Na última década, graças aos 13 anos de governos do PT, os três Poderes da República aumentaram em 120% seus gastos, saltando de R$ 126,8 bilhões para R$ 284 bilhões.

O Executivo foi o que teve maior inchaço passando de R$ 96,7 bilhões em 2007 para R$ 213 bilhões agora em 2017. O Judiciário subiu de R$ 18,9 bilhões para R$ 39 bilhões.

Já o poder Legislativo, geralmente o mais exposto às críticas do povo e da mídia, teve o menor aumento: passou de R$ 5,9 bilhões em 2007 para R$ 9,2 bilhões em 2017. Já na composição de funcionários cresceu apenas 10%.

           



29/07/2017
Polêmica em ranking dos gênios da bola

"Pelé marcou mais gols. Lionel Messi ganhou mais troféus. Ambos viveram vidas mais estáveis ​​do que o viciado em cocaína que encabeça esta lista, cuja relação com o futebol tornou-se cada vez mais forte, quanto mais sua carreira continuou. Se você viu Diego Maradona com o futebol a seus pés, você entenderá".

Assim começa a reportagem da edição especial da revista britânica Four Four Two, a mais importante do mundo do futebol juntamente com a francesa L'Équipe, lançada na Europa nesse fim de semana com a lista dos 100 maiores craques da História do esporte bretão.

Como era de se esperar, logo que o site da revista publicou o ranking uma onda de protestos - e verdadeiro mimimi - se levantou na imprensa esportiva brasileira e avançou sobre o fanatismo dos torcedores, os chamados "pachecos" que só enxergam o mundo da bola nas cores verde e amaralea.

O impacto da lista está logo na cabeça, onde o argentino Maradona (talvez o hermano mais odiado pelos vizinhos) supera o rei Pelé como melhor de todos os tempos. E para a coisa chegar à indignação, a revista colocou Messi em segundo lugar, deixando ao glorioso camisa 10 do Santos e do Brasil o terceiro lugar.

Veja abaixo como é o Top 20 da Four Four Two e - se não tiver um ataque como os torcedores mais patriotas - acesse o site da publicação para conhecer a lista completa e tirar suas próprias conclusões. https://www.fourfourtwo.com/features/fourfourtwos-100-greatest-footballers-ever-no1-diego-maradona

1. Maradona
2. Messi
3. Pelé
4. Cruijff
5. Cristiano Ronaldo
6. Di Stefano
7. Beckenbauer
8. Zidane
9. Puskas
10. Ronaldo
11. Garrincha
12.Platini
13. Van Basten
14. George Best
15. Baresi
16. Zico
17. Gerd Müller
18. Meazza
19. Bobby Charlton
20. Paolo Maldini

           



1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21