BLOG DO ALEX MEDEIROS

18/05/2016
Novo terremoto sacode o Equador

Um terremoto de magnitude 6,7 graus na escala Richter atingiu hoje o Equador.

Segundo sismógrafos instalados nos Estados Unidos, o epicentro foi a 36 milhas ao sul da cidade de Esmeraldas, a uma profundidade de 10 km.

Em princípio, não era esperado um tsunami no Pacífico, pelo menos com poder destrutivo como alguns que já ocorreram no passado, em um comunicado autoridades científicas.

Em abril, um terremoto de magnitude 7,8 graus atingiu o país em um dos piores desastres do Equador nos últimos setenta anos, matando mais de 650 pessoas e ferindo em torno de 16.600.





17/05/2016
Mais espaço no Twitter

A rede social do blue bird está preparando mais uma inovação para agradar seus milhões de usuários. Segundo o site da Bloomberg, as fotografias e links inseridos nas mensagens não serão mais considerados na contagem do limite de 140 caracteres.

Sem dúvida, uma iniciativa que agrada onze de cada dez twiteiros.





17/05/2016
Do ativismo político ao pornô

A atriz Susan Sarandon, famosa não apenas por seus filmes, mas também pelo ativismo político que se dedica desde os anos 1960, disse ao jornal inglês The Times que poderia se dedicar a dirigir filmes pornôs durante a aposentadoria.

A declaração surpreendente foi quando ela pisou o tapete vermelho do Festival de Cannes, na companhia da também atriz Geena Davis, sua parceira na clássica comédia Thelma & Louise, de 1991.

Aos 69 anos, Sarandon sempre esteve ligada às lutas políticas e ideológicas do movimento feminista e até hoje faz palestras sobre sexualidade feminina. Há pouco tempo se envolveu numa polêmica com Piers Morgan, o renomado ex-editor do Daily Mirror e hoje jurado do reality "America's Got Talent".

Ao ser criticada por Morgan pela roupa que usou no programa da TV (chamou de brega e imprópria), a atriz postou uma foto no Tweet vestindo apenas um sutiã e ofereceu ao jornalista. O sutiã foi a grande marca das passeatas feministas dos anos 1960.

Susan afirmou que poderá dirigir filmes pornôs ao se aposentar para tirar das produções o tom brutal do sexo, que ela entende como uma visão do mundo masculino. Quer dotar a cinematografia sexual com um tom mais feminino, destacando o prazer das mulheres.





17/05/2016
Os goleadores da Europa

Um ano espetacular para o uruguaio Luis Suarez, que marcou 40 gols no espanhol e ganhou sua segunda chuteira de ouro como maior artilheiro europeu, e para o argentino Gonzalo Higuain, que marcou 36 vezes no calcio estabelecendo a marca de maior goleador da história do campeonato italiano.

Suarez e Higuain superaram o português Cristiano Ronaldo, que terminou a liga espanhola com 35 gols, ficando com a chuteira de bronze do continente. Entre os melhores artilheiros da temporada, apenas um brasileiro, Jonas, que fez 32 gols pelo Benfica.

Quem decepcionou na temporada foi Neymar, que começou dando pinta que seria o grande atacante do ano e forte candidato à Bola de Ouro em dezembro. Ficou pelo caminho superado por jogadores do Gabão e da Algéria. Acabou empatado com o francês Benzema, que esteve alguns jogos fora por contusão.

Abaixo, os dez maiores artilheiros da Europa em 2016:

1. Luis Suárez (URU/Barcelona) 40 gols 

2. Gonzalo Higuaín (ARG/Napoli) 36 

3. Cristiano Ronaldo (POR/Real Madrid) 35 

4. Jonas Gonçalves (BRA/Benfica) 32

5. Robert Lewandowski (POL/Bayern) 30

6. Zlatan Ibrahimovic (SUE/PSG) 28

7. Lionel Messi (ARG/Barcelona) 26

8. Islam Slimani (ALG/Sporting) 26

9. Harry Kane (ING/Tottenham) 25

10. Pierre Aubameyang (GAB/ Borussia Dortmund) 25





17/05/2016
Gil permanece internado

Gilberto Gil segue internado no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, depois de ter sua alta adiada em até três dias. O cantor de 74 anos deu entrada no hospital paulistano na última terça-feira (10), para tratamento de insuficiência renal.

De início, havia uma previsão para que ele saísse no domingo (15), mas novos exames apontaram uma taxa elevada de creatinina - resíduo que serve de parâmetro para avaliar a função renal- em seu sangue.

Familiares esperam que Gil receba alta hoje ou amanhã. Em março, o artista ficou internado 13 dias no mesmo Sírio-Libanês, após ser diagnosticado com hipertensão arterial e na sequência ter apresentado uma crise renal.

No final do mês, Gil pretende viajar para Nova York, onde acompanhará o nascimento de seu nono neto, filho da apresentadora Bela Gil e do empresário João Paulo Demasi.





17/05/2016
Demissões na Comunicação

Uma nova onda de demissões nos mercados de jornalismo e publicidade do RN exibe a realidade de uma crise que não parece dar sinais de recuperação.

Nomes de destaque na tela da TV Ponta Negra, como os apresentadores Camila Dantas e Jackson Damasceno foram surpreendidos ontem quando chegaram para trabalhar. Uma carta de demissão os esperava.

Há algum tempo que o mercado da comunicação vem passando por turbulências, resultado direto de uma praça sem anunciantes privados relevantes. Aqui, empresas de jornalismo e agências de propaganda dependem quase que totalmente de verbas publicitárias do setor público.

Recentemente, as aquisições da TV Ponta Negra pelo plano de saúde Hap Vida e do jornal O Novo por um grupo de investimento de Singapura causaram surpresa e curiosidade entre analistas do mercado publicitário.

Por que motivos tais grupos assumiram o controle acionário de veículos que, comprovodamente, já não conseguem obter lucros razoáveis num mercado em decadência visível? 

Enquanto se espera a resposta, profissionais vão perdendo os empregos e agências de publicidade vão fechando as portas ou se tornando pequenos birôs de atendimento.





17/05/2016
Escola da AL abre cursos técnicos gratuítos

A Escola da Assembleia dá sequencia à sua programação de cursos gratuitos de capacitação técnica. Na próxima quarta e quinta-feira (18 e 19), a instituição vai promover os cursos ‘Inteligência emocional’ e ‘Como falar em público e conduzir reuniões’, respectivamente. As capacitações são abertas à participação popular e serão ministradas pelo professor e coaching Paulo Roberto. Sobre o primeiro curso, o professor explica que vai abordar os fatores que constituem a personalidade e a sua influência na inteligência emocional; as diferenças entre homens e mulheres; a importância do equilíbrio entre os dois hemisférios cerebrais para o desenvolvimento da inteligência emocional, seus pilares e o impacto nas áreas da vida.

“Vamos falar também sobre as habilidades do autoconhecimento, autocontrole, automotivação, compreensão interpessoal e gestão interpessoal e a roda da inteligência emocional”, antecipa Paulo Roberto. O segundo curso, ‘Como falar em público e conduzir reuniões’, busca aprimorar a capacidade de comunicação e argumentação, abordando as principais técnicas de oratória e de condução de reuniões. De acordo com Paulo Roberto, “o curso estimula o aluno a se expressar corretamente e desenvolve o poder de argumentação para expressão das ideias, conquistando o engajamento da equipe”, destaca.

O objetivo da Escola da Assembleia é oferecer à comunidade em geral oportunidades de capacitação e qualificação pessoal, por meio de cursos variados e com conteúdos exclusivos. Dessa forma, a instituição, além da sua missão de capacitar servidores do legislativo, cumpre ainda seu papel social de levar educação e oportunidade à população, contribuindo com a formação profissional do cidadão. “A Escola da Assembleia oferece cursos com nível de excelência e qualidade, certificados e totalmente gratuitos. A instituição passa atualmente por relevantes transformações que seguem as diretrizes traçadas pela gestão do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB)”, observa Vânia Benevides, professora integrante da coordenação pedagógica da Escola.





16/05/2016
Um Zorro futurista

Exatamente há quatro anos, em abril de 2012, a renomada revista Variety publicou uma notícia sobre um suposto filme do Zorro com o ator mexicano Gael Garcia Bernal interpretando o mítico cavaleiro de capa e espada criado em 1919 pelo americano Johnston McCulley.

O fato ficou restrito aos fãs do personagem que fez muito sucesso a partir da década de 1950 com o seriado de TV onde o ator Guy Williams (De Perdidos no Espaço) fazia os papeis de Don Diego de la Vega e seu alter ego vingador dos pobres de Monterrey.

Mas, agora, a notícia foi confirmada pela revista Deadline. E o estúdio Lantica Media é quem pretende produzir o filme sobre o mascarado (entre 1920 e 2005 foram feitos mais de dez filmes). O filme terá o titulo de Z e a direção será entregue ao cineasta Jonas Cuarón.

O roteiro que está sendo confeccionado fala de um Zorro atuando num mundo futurista e pós-apocalíptico. Esperamos que não caia nos erros e exageros da produção sobre o Cavaleiro Solitário, dirigida em 2013 por Gore Verbinski, quando nem mesmo a presença de Johnny Deep como o índio Tonto foi suficiente para evitar as flechadas da crítica.

Gael Garcia vai encarnar Don Diego e o Zorro depois de uma plêiade de astros em quase um século de existência do personagem, que já foi interpretado no cinema por nomes como Tyrone Power (1940), Alain Delon (1975), George Hamilton (1981) e Antonio Banderas (1998 e 2005).





16/05/2016
Brancaleones Day

Pouco mais de 2 mil militontos na Avenida Paulista, 200 em Belo Horizonte e em Brasília, 100 em Florianópolis e em Curitiba, mais um tantico em Natal e Fortaleza.

O domingo de mobilizações petistas contra Michel Temer lembrou o exército de Brancaleone, clássico filme italiano dos anos 1960 dirigido por Mario Monicelli e estrelado por Vittorio Gassman e Gian Maria Volonté.





16/05/2016
Os espelhos de Cauby

Quando Ben Jor ainda era Jorge Ben, em 1980, declarou que Cauby Peixoto era o eterno amante da Conceição, anexando ao comentário uma reflexão shakespeariana: "ser ou não ser Cauby, eis a questão". E o maestro Tom Jobim sentenciou: "Cauby é ótimo!".

Foi minha mãe quem estabeleceu na minha maneira de ver e escutar o cantor Cauby uma atemporalidade misteriosa que eu nunca compreendi direito. Não entendia como uma mulher nascida em 1922 foi tiete na juventude de um cara nascido em 1931.

Lembro-me da meninice ouvindo mamãe expressar seu culto ao seresteiro que gravou seu primeiro disco aos vinte anos, em 1951, quando nasceu o primeiro filho dela, meu mano Graco. E aí cresci sem acreditar que Cauby fosse apenas nove anos mais novo.

A cronologia sempre pareceu não operar em Cauby seguindo as regras clássicas da física, sua própria estampa foi exposta ao longo das décadas como um truque de espelhos na maquiagem extravagantemente calculada, e sem a quase escatologia de Serguei. O truque de Dorian Gray.

O aniversário dos 25 anos de sucesso, por exemplo, foi marcado com um disco da Som Livre lançado 4 anos depois. Aliás, um puta álbum com canções compostas só para ele por Caetano Veloso, Chico Buarque, Roberto Carlos e Tom Jobim, entre outros.

Se fosse possível um teste de DNA na discografia do rock brasileiro, Cauby Peixoto teria definitivamente declarada a paternidade do gênero em solo nacional, quando em 1957 gravou a canção "Rock and Roll em Copacabana", composta por Miguel Gustavo.

Quando comecei a gostar de rock, no princípio dos anos 1970, via em Cauby a antítese musical dos rapazes remanescentes da Jovem Guarda e dos cabeludos das bandas britânicas. E fazia muxoxo da satisfação de minha mãe com a voz dele no rádio.

A ignorância de roqueiro iniciante nem de longe desconfiava que exatamente no ano do meu nascimento, 1959, a TIME e a LIFE, principais revistas da pátria do rock, o batizaram de "O Elvis Presley brasileiro", após sua temporada de 14 meses nos EUA.

O pesquisador Ricardo Cravo Albin diz em seu famoso dicionário da MPB que entre 1953 e 1954 Cauby já havia alcançado tamanho estrelato no rádio, ao ponto de superar um fenômeno chamado Orlando Silva. A tietagem se espalhou pelo país afora.

O assédio feminino tomou proporções que provavelmente só se viu igual no Brasil dos anos 1960 com Roberto Carlos e Ronnie Von, ídolos e rivais do momento histórico em que o rock plantado por Cauby começava a vestir tons verdes-amarelos com o iê-iê-iê.

O ano da gravação do primeiro rock tupiniquim também é consagrador para o estilo romântico de Cauby, ao gravar monstros sagrados como Noel Rosa, Ary Barroso, Mário Lago, Custódio Mesquita, Silvio Caldas, João de Barro, Dunga e Orestes Barbosa.

Atravessou a história da MPB com uma onipresença jamais vista em outro artista, interpretando de forma inigualável os maiores clássicos do samba, da bossa nova e até do tropicalismo, confirmando aquela atemporalidade que mamãe me passou sem querer.

Ouçam com ele "Chão de Estrelas", "Ronda", "Alguém me Disse", "Molambo", "Negue", "Nada Além", "Viola Enluarada", "Eu Seu que Vou te Amar", "Perfídia", "Bastidores", "Anos Dourados", "Valsinha"... Ouçam e tentem conter o arrepio.

Quem haverá de questionar a palavra do rei Roberto Carlos, que decretou 35 anos atrás: "Para mim, o maior cantor do Brasil é Cauby Peixoto. Eu sou apenas um intérprete". Já a mim, basta a paixão da minha mãe quando jovem. Eu me lembro muito bem.





1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99