CineTV

01/06/2016 00:24:44
Quando Tubarão invadiu os cinemas

Estreia do filme de Spielberg no Brasil repetiu o fenômeno que aterrorizou o mundo em 1975

 
Tubarão conta a história de uma pequena ilha, "Amity Island". Esse é um lugar turístico que "se alimenta" dos dólares de seus visitantes nas temporadas. Infelizmente, um caos está prestes a começar: uma menina que nada tranquilamente no mar é puxada para baixo e grita desesperadamente, por mais que isso não vá adiantar em nada. Tudo leva a se acreditar que existe um tubarão no local, mas o prefeito Vaughn (Murray Hamilton) não quer assustar os turistas e evita as ordens do chefe de polícia Brody (Roy Scheider) para que fechem as praias.

Enquanto uma reunião ocorre com o intuito de decidir o que será feito, outro protagonista do filme Quint (Robert Shaw) entra com toda a sua pose de durão e afirma que sabe o que está acontecendo. Ele conseguirá resolver a situação capturando esse tubarão, mas para que isso aconteça, a prefeitura deve pagar a ele uma quantia muito alta em dinheiro pois "sua vida não vale apenas 3.000 dólares".

Agora entramos na segunda e decisiva metade do filme, que se passa inteiramente no meio do oceano numa busca incansável pelo terror dos mares. Quint, Brody e o terceiro personagem-chave Hooper (Richard Dreyfuss), um oceanógrafo entram na "Orca" (o barco de Quint) e vão atrás do tubarão que está causando horror na pequena ilha. 

Tubarão teve uma produção complicada, estourando o orçamento de US$4 milhões até 9 milhões, vendo muitos atrasos e enfrentando problemas com o tubarão mecânico que levaram muitas cenas a apenas sugerir a presença do predador. Apesar disso, foi bem recebido pela crítica, sendo considerado um clássico do cinema, e se tornou um grande sucesso de bilheteria, conseguindo o que foi à época o maior faturamento da história com 470 milhões de dólares. Tubarão é creditado junto com Star Wars (br: Guerra nas Estrelas), de George Lucas, como iniciador da era dos filmes arrasa-quarteirão (blockbuster). No Brasil o filme também fez muito sucesso, tendo levado mais de 13 milhões de pessoas aos cinemas. No mundo, beirou o público de 250 milhões de pessoas, sendo um dos filmes mais vistos de todos os tempos. Se hoje lançado, arrecadaria mais de 2 bilhões de dólares em bilheteria.
 

   


Comentários