Quadrinhos

19/01/2016 02:41:06
Por uma lata de espinafre

Criado há quase um século, o marinheiro Popeye celebrizou coadjuvantes como o truculento Brutus e a namorada Olívia Palito

 
O Marinheiro Popeye fez sua estreia nos quadrinhos em janeiro de 1929. Originalmente, Popeye era apenas um dos muitos personagens de uma série de quadrinhos desenhada por Elzie Segar chamada Thimble Theater. Popeye tem 34 anos de idade (nasceu durante um tufão em Santa Monica, Califórnia), tem o rosto meio deformado, sempre com um olho fechado e com um problema grave de fala. Os outros personagens principais são o grande amor/namorada do Popeye, a magricela Olivia Palito e seu arqui-inimigo, outro marinheiro (bem maior) chamado Bluto (mais tarde, por razões legais, alterado para "Brutus").
 
Nos quadrinhos e desenhos de Popeye, Olivia o insulta e o repreende regularmente, é infiel e, em geral, o destrata em diversas ocasiões. Em mais de um desenho, Olivia de fato bate, ataca e dá uma surra no pobre marinheiro. Paira a pergunta sobre a atração do Popeye na magricela Olivia Palito e seus desejos estranhos nas mulheres.
 
Outro questionamento é sobre o relacionamento do Popeye com Brutus. Na maioria dos episódios, Brutus é um inimigo explícito e rival do afeto de Olivia. No entanto, em muitas ocasiões, Brutus e Popeye iniciam o desenho como "amigos" e "camaradas". Brutus inevitavelmente trai seu "amigo" em quase todas as ocasiões, nos fazendo perguntar por que Popeye não o tira de sua vida e da "lista de amigos" como faria com um mau hábito.
 
O personagem Popeye rapidamente se tornou tão popular que a tirinha foi rebatizada de Thimble Theater estrelado por Popeye. Mais tarde, foi chamada apenas de Popeye, o mesmo título que carrega até hoje. Embora ele tenha rapidamente se tornado um personagem de quadrinhos muito popular é como desenho animado para o cinema que a maioria das pessoas conhece e se recorda dele.
 
A primeira aparição de Popeye em cinema foi pela Paramount, em 1933, num desenho animado de Betty Boop, intitulado (apropriadamente) O Marinheiro Popeye. Atualmente, algumas emissoras de televisão editam partes deste primeiro desenho animado por conter representações racistas de afro-americanos. Os desenhos "clássicos" de Popeye são desta primeira série iniciada em 1933 e que foi até meados dos anos cinquenta. É esta série de desenhos animados para a Paramount que o Popeye ganhou sua maior fama e imortalidade.
 
Popeye foi originalmente dublado (1933-1935) por "Red Pepper Sam". Supostamente, o comportamento errático de Red Pepper Sam levou a Paramount a demiti-lo. Ele foi substituído por Jack Mercer que é comumente aceito como o que alcançou as melhores performances do personagem.

   


Comentários