Futebol

21/04/2016 10:31:17
A Rainha no jogo do Rei

Por Alex Medeiros

Londres e grande parte do Reino Unido viraram um mar de bandeiras para festejar os 90 anos da rainha Elizabeth, que governa o império britânico há 64 anos, desde a posse em fevereiro de 1952 quando era apenas uma jovem de 26 anos.

Súditos de todas as idades e muitos turistas se espalharam hoje cedo pelo centro da capital para aguardar o momento em que a monarca deixaria o castelo de Windsor para um passeio comemorativo.

A primavera fria inglesa não impediu que milhares de pessoas acordassem cedo para depositar nos portões reais flores, cartões de aniversário (a maioria confeccionada em casa), bonecos de pelúcia e balões coloridos.

No alto da torre redonda do castelo, foi içado um gigantesco estandarte real, o mesmo que foi usado em 2005 quando o príncipe de Gales, Charles, casou com a duquesa Camila de Cornwall, a substituta de Diana Spencer.

Pelo Twitter, o primeiro-ministro David Cameron felicitou a rainha: "O país inteiro deseja à Rainha um feliz aniversário hoje. Ela tem sido uma rocha de força para a nossa nação".

Por falar em rede social, Elizabeth 2ª é uma pioneira em mensagens por computador. Foi ela a primeira pessoa a enviar um e-mail, em 1976, muito antes de existir a Internet. O feito foi num computador de uma base do Exército.

Oito anos antes, em 1968, ela foi também o primeiro monarca a visitar o Brasil. Chegou no Recife a bordo do iate real Britânia em 1 de novembro, logo se deslocou até Salvador. De lá foi de avião para visitas em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.

A rainha nos visitou em pleno auge dos chamados "anos de chumbo", sob o governo militar de Costa e Silva. Pouco tempo após a visita real, seria implantado o Ato Institucional nº 5, que fechou o Parlamento e cassou mandatos.

Alguns episódios ocorridos antes e depois da passagem de Elizabeth foram determinantes para o fechamento do regime naquele ano. A organização comunista VPR explodiu quilos de dinamite no quartel do II Exército, em São Paulo, matando o soldado Mário Kozel. Na VPR militava Dilma Rousseff.

Num protesto de estudantes, o confronto com a Polícia acabou matando o jovem Edson Luis, o que provocou depois a histórica Passeata dos Cem Mil. E para incendiar mais o ambiente, o então deputado Márcio Moreira Alves fez um discurso pedindo às jovens debutantes que não dançassem com cadetes ou quaisquer militares.

Mas, em meio ao azedume da política, a visita da rainha Elizabeth ao Brasil deixou registros de fatos importantes e glamorosos, como a inauguração do MASP, em São Paulo, o descerramento da placa no canteiro de obras da Ponte Rio-Niterói e sua presença no templo da bola, o Maracanã.

Acompanhada do marido Phillip e de autoridades nacionais e regionais, ela assistiu ao duelo entre as seleções Paulista e Carioca, a primeira formada com a base do Santos e a segunda com a do Botafogo. Pelé fez seu 900º gol neste jogo.

A rainha teve duas curiosidades durante a partida: perguntou aos interlocutores o que significava o grito da torcida "bicha, bicha!", dirigido ao juiz Armando Marques. E quem era o jogador calvo do time carioca que sempre tinha a bola com ele. Era Gerson, que dois depois seria o maestro do tricampeonato brasileiro na Copa 1970.

   


Comentários