Música

25/04/2016 11:21:34
1977: A explosão do Punk Rock inglês

Ano é fundamental para que se compreenda a eclosão do movimento no planeta

 
1977 foi indubitavelmente o ano mais marcante na história do Punk Rock. Do período saíram inúmeros compactos e surgiram inúmeras bandas (principalmente na Inglaterra e na Irlanda).
 
Também foi o ano de lançamento do primeiro álbum do Clash (The Clash), Damned, Damned, Damned do The Damned, Spiral Scratch do Buzzcocks, Never Mind the Bollocks do Sex Pistols, Leave Home e Rocket to Russia dos Ramones (este último considerado por muitos o melhor disco dos Ramones, com a cover de "Surfin Bird" do Trashmen), Live Kicks (EP gravado ao vivo no The Roxy nightclub em 1977 e lançado em 1979) do U.K. Subs, Pink Flag do Wire, Rattus Norvergicus do Stranglers e vários outros discos marcantes na história do Punk.

Até mesmo bandas e artistas mais antigos do Rock se lançavam em alguns trabalhos: o Queen investiu no gênero, com a rápida "Sheer Heart Attack", do álbum de 1977 News of The World e os Rolling Stones com "Shattered", de Some Girls.
 
Já em 1978, o punk estava "meio que saindo de moda"; mas isto não impediu em nada que ótimos álbuns fossem lançados e ótimas bandas surgissem. Daquele período são os clássicos Crossing the Red Sea with The Adverts, do The Adverts, White Music do XTC e Germ Free Adolescents, do X-Ray Spex.
 

 

   


Comentários