Música

13/07/2016 08:23:30
Dia Brasileiro do Rock

Por Alex Medeiros

Os leitores mais atentos aqui do Galo devem ter estranhado hoje a ausência de um "doodle" comemorativo na página do Google em referência ao rock 'n' roll.

E devem indigar: se 13 de julho é o Dia Mundial do Rock, por que o poderoso site de busca não criou uma ilustração festejando a data? Por que nos sites de notícias internacionais não há qualquer alusão ao dia?

Fácil de explicar. É que a data é comemorada apenas no Brasil, apesar de ter sido inspirada num evento mundial envolvendo grandes ícones do rock que se reuniram em 13 de julho de 1985 no festival Live Aid, criado por Bob Geldof.

O músico britânico concebeu a ideia de dois shows simultâneos em Londres e na Filadélfia como forma de arrecadar fundos para combater a fome na Etiópia. E convidou uma plêiade com Paul McCartney, Mick Jagger, Phil Collins, David Bowie, Elton John, Keith Richards, Ronnie Wood e as bandas Queen e U2.

Duas décadas depois, duas rádios brasileiras resolveram atender um desejo que o cantor Phill Collins expressara no histórico evento de Geldof e lançaram o apelo que logo pegou e se fixou no calendário promocional brasileiro.

Desde então, a data é comemorada somente por aqui, mas tem o pomposo nome de Dia Mundial. Mas, certamente, não será por isso que vamos deixar de festejar nessa quarta-feira o mais extraordinário ritmo musical que se tornou uma maneira de viver e mudou o planeta.

Viva o Rock 'n' Roll!

   


Comentários