Literatura

16/02/2016 12:40:40
Poemas inéditos de Tolkien

Por Alex Medeiros

A obra do escritor afro-britânico J.R.R.Tolkien, autor da trilogia O Senhor dos Anéis, parece não ter fim. A versão em inglês do nosso Monteiro Lobato não para de surpreender críticos e leitores com revelações de rascunhos com a sua assinatura, como o recente mapa da Terra Média, onde havia importantes anotações suas.

A nova revelação divulgada pela imprensa europeia é uma dupla de poemas até então desconhecidos, escritos em 1936 e intitulados "The Shadow Man e Noel", encontrados num velho anuário que estava numa escola católica em Abingdon (Inglaterra). Um ano depois Tolkien começou a escrever O Hobbit.

O texto é uma versão remota de um poema que foi publicado em 1962 na coleção As Aventuras de Tom Bombadil. O nome Noel é um poema com temática natalina. Nesse tempo, o autor era professor de anglo-saxão na Universidade de Osford, segundo informou a BBC.

A descoberta dos dois poemas acontece após o estudioso americano Wayne G.Hammond, especialista na obra de Tolkien, ter feito contato com a escola. Ele sabia, através das anotações do escritor, que dois de seus poemas teriam sido publicados numa revista chamada The Abingdon Chronicle.

Tratava-se, entretanto, do anuário de 1936 da velha escola, dirigida por uma congregação católica chamada Irmãs da Misericórdia. O atual diretor da instituição de ensino, Stephen Oliver, declarou que não conseguiu achar a antiga publicação, mas encaminhou Hammond aos arquivos da congregação em Londres, onde aconteceu o grande achado.

   


Comentários