BLOG DO ALEX MEDEIROS

21/01/2019
Morre o agente da CIA que inspirou Argo

Tony Mendez, o agente da CIA que inspirou o ator e diretor americano Ben Affleck no filme Argo (2012), morreu no sábado aos 78 anos no Estado de Maryland, nos arredores de Washington, informou a imprensa local.

A rádio pública dos Estados Unidos, NPR, explicou em seu site que Mendez, que sofria de Parkinson, morreu na residência onde foi internado em Frederick (Maryland).

Mendez tornou-se uma lenda da CIA durante a crise dos reféns com o Irã pelo seu resgate em 1980 de seis funcionários da embaixada dos EUA em Teerã que se refugiaram no consulado do Canadá.

Essa história inspirou Affleck a filmar Argo, no qual o próprio ator interpretou Mendez e recebeu três Oscars em 2013, incluindo o de Melhor Filme.

Ao saber de sua morte, o próprio Ben Affleck disse ontem à noite em sua conta no Twitter que "Tony Mendez era um verdadeiro herói americano. Ele era um homem de extraordinária elegância, decência, humildade e bondade, ele nunca procurou o centro das atenções por suas ações, ele simplesmente procurou servir o seu país, estou orgulhoso de ter trabalhado para ele e contou uma de suas histórias", disse.

Toni Mendez era de origem mexicana.