BLOG DO ALEX MEDEIROS

18/02/2019
EUA manda ultimato a Maduro

O presidente dos EUA, Donald Trump, não só enviou no fim de semana mais ajuda humanitária e soldados à fronteira da Venezuela, para atender o pedido do líder oposicionista Juan Guaidó, como também mandou para lá o senador republicano Marco Rubio, um dos seus mais fieis aliados no ambiente do congresso americano.

Rubio desembarcou na cidade colombiana de Cúcuta, que faz limite com a Venezuela, acompanhado do embaixador dos EUA na OEA - Organização dos Estados Americanos, Carlos Trujillo; o congressista Mario Díaz-Balart; o embaixador da Colômbia em Washington, Francisco Santos; e o diretor da Agência de Assistência dos EUA, Usaid, Mark Green.

O senador americano enviou um ultimato às Forças Armadas da ditadura bolivariana: "Está na hora de tomar uma decisão correta. O momento da decisão é chegado". Para Marco Rubio, "este é um processo irreversível por parte dos EUA e dos demais países".

Ontem, o ministro das relações exteriores da Espanha, Josep Borrell, disse que está preocupado com uma grande escalada militar dos EUA e Colômbia na Venezuela, cujo ditador demora em aceitar a entrada da ajuda humanitária que chega pela cidade colombiana de Cúcuta, que já tem um grande contingente de soldados e equipamentos bélicos americanos.