BLOG DO ALEX MEDEIROS

22/02/2019
Super sábado folião

Neste sábado vai ter overdose de folia por toda a Natal, desde o meio da manhã até a madrugada do domingo. São dezenas de prévias de blocos e alguns bailes preparando o corpo e o espírito dos foliões para quando o carnaval chegar. Natal se insere numa tendência nacional de expansão da maior festa do povo.

Para quem curte de verdade as festas carnavalescas, é bom ficar atento aos locais, horários e, principalmente, aos blocos e grupos que estarão realizando as prévias de um sábado que promete demorar a terminar. É preciso energia de sobra para encarar a folia, que segundo consta terá esse ano 80 blocos.

Para facilitar os viciados na alegria, vamos enumerar cada um dos eventos que acontecerão amanhã, começando por um dos mais animados blocos da cidade, o Aponta, que há 9 anos agita as areias da praia de Ponta Negra. A concentração começa logo às 10h da manhã em frente ao Hotel Manary.

Ao meio-dia, tem início a farra do bloco Não Empurre Não, criado há alguns anos pela SAMBA - Associação dos Amigos do Beco da Lama e Adjacências. Concentra no Bar do Pedrinho e segue no meio da tarde até o Bar de Nazaré, estendendo a brincadeira até o véu da noite ser perfurado pela luz da manhã.

Já no próprio Bar de Nazaré tem às 16h o Baile no Beco, onde as tribos chegam mais cedo, algumas antes do meio-dia. Teremos então uma simbiose de animação, já que o bloco Não Empurre Não se mistura ao baile quando chegar no começo da noite. O músico Carlança, falecido, é o homenageado.

O repertório da alegria estará sob a batuta do maestro Bethoven e a Orquestra Frevo do Xico e também com o som elétrico do Implacável do Vinil. Do outro lado da Rio Branco, o frevo também explode. É a prévia do bloco Bode Expiatório, que concentra a partir das 16h no tradicional Bar do Zé Reeira.

Da Cidade Alta um pulinho na beirada de Petrópolis e vai encontrar a brincadeira do pessoal da confraria da loja Letra & Música, na Floriano Peixoto, com a prévia do bloco Se Ligue, cuja palavra de ordem é "concentra mas não sai". O local, pra quem não sabe, tem a Heineken mais gelada da província.

Saindo da Floriano pela Seridó desemboca no Largo do Atheneu, onde muita gente estará aguardando o cordão do bloco Enquanto Campos Corre Sales só Caminha, que terá concentração na sede do América, um templo dos carnavais históricos. E ali mesmo, acontece também o Palumbo Folia, no segundo ano.

O clima carnavalesco se espalha por toda a cidade, atingindo também os bairros de Morro Branco e Nova Descoberta, onde o bloco Acorda Morro Branco que a Banda já Chegou se concentra a partir das 18h na Churrascaria do Arnaldo e faz percurso pelo Pastel Lanche ao som da banda Leão de Judá.

Em Ponta Negra, onde Aponta a alegria, tem também às 16h a prévia do bloco Jegue Empacado, animando as tropas com banda de frevo e o maestro Junior do Sax, além do show de Carlos Pontanegra e convidados. O local é na Cigarreira do Gil, por trás do Beleza Bar. Além da folia, terá também bingo.

O sábado estará tão carregado de energia festiva que haverá folia até para a turma acima dos sessenta, com o Baile da Melhor Idade, a partir das 17h, no Praia Shopping. E a velha Ribeira não ficará em silêncio, pois às 21h terá início o Baile do Barreto, no espaço cultural Casa da Ribeira.

Salve-se e sábado quem puder.