BLOG DO ALEX MEDEIROS

30/11/2017
Pôster da Copa homenageia Yashin

Lev Yashin, o histórico goleiro russo até hoje considerado o melhor de todos os tempos, morto aos 61 anos em 1990, é a estampa do cartaz oficial da Copa do Mundo 2018, divulgado no início da semana pela federação de futebol da Rússia, com chancela da FIFA.

Yashin atuou entre as décadas de 1950 e 1970, sempre defendendo as cores do Dínamo de Moscou e da seleção da União Soviética. Ganhou a bola de ouro das Olimpíadas de 1956 quando o escrete vermelho conquistou a competição na final contra a Iugoslávia. No cômputo geral de medalhas, a Rússia superou os EUA com 37 ouros contra 32.

Em 1963, um feito nunca mais repetido no mundo do futebol. Yashin ganha a Bola de Ouro da revista France Football como o melhor jogador do ano, numa época em que brilhavam gênios como Di Stefano, George Best, Puskas, Beckenbauer, Eusébio, Bobby Charlton, Riva, Mazzola, Tostão, Sívori, Bobby Moore e Pelé.

Desde 1994, o prêmio Luva de Ouro entregue ao melhor goleiro da Copa do Mundo é uma homenagem da FIFA ao inesquecível Aranha Negra (ou Pantera Negra como se dizia na Europa), o goleiro todo de negro que desafiava as leis da física nas traves da seleção russa.